Uma cena incomum aconteceu no sábado (8), por volta das 18 horas em Tupã, nos altos da Rua Canigangs. Uma idosa de 72 anos se apresentava desesperada, tremula e em seguida passou a chorar após ficar trancada no Cemitério da Saudade. Três outras mulheres que estavam no lado externo tentavam acalentá-la.
Depois de alguns minutos constatou-se que um homem de meia idade também havia ficado na mesma situação. Segundo as informações, possivelmente o coveiro fechou o portão e foi embora antes que as duas pessoas saíssem do local. Do lado de fora do Cemitério estavam às três testemunhas aguardando a chegada do transporte feito através de mototaxistas.
Com a chegada dos mototaxistas surgiu uma ideia: que o homem que estava do lado de dentro com a idosa a acompanhasse até um tumulo próximo ao muro e a auxiliasse na escalada. Assim, os profissionais conseguiram resgatar a idosa por sobre o muro, terminando com o pânico que a idosa sentia. Ela tremia muito.
Já do lado de fora do Cemitério, uma das testemunhas, moradora do Jardim Jaçanã (Zona Sul) a acompanhou até sua residência. O homem que também ficou trancado no Cemitério contou às testemunhas que quanto a ele não havia problema. “Eu consigo pular o muro”, disse ele.
CIRENE e PM
De acordo com as testemunhas, o funcionário que zela pelo Cemitério acionou a cirene por volta das 18 horas, alertando que os portões seriam fechados, mas simultaneamente, entrou num veículo e foi embora, sem que houvesse tempo suficiente para que a idosa e o rapaz saíssem do local. Quando as testemunhas perceberam que uma senhora de idade avançada havia ficado “presa” tentaram ajuda-la. Primeiro as três entraram em contato com a Polícia Militar. A Central de Atendimento da PM informou que não podia fazer nada e que o poder público deveria ser procurado.
Sem uma orientação adequada para resolver o problema, a solução foi solicitar ajuda aos mototaxistas. Os dois fizeram uma boa ação e transportaram as testemunhas que são clientes da empresta Tupã Mototaxi.
Leia também:
Telma Tulim quer enterrar animais nos cemitérios de Tupã
Efeito colateral: ideia de vereadora estimula depósito de animais em Cemitério de Tupã