Gaspar acredita que vai “oxigenar” a metade da Administração com a “dança das cadeiras”

A única novidade foi o nome de Ricardo Amado. Aliás, se tivesse assumido antes de Geraldo Magela, a pasta estaria com um “gás” melhor. Os velhos postos serão ocupados por secretários que já chegam reclamando.

Valter Bonaldo - saída carbonizada
Valter Bonaldo – saída “carbonizada”

Toda essa “mudança” aconteceu nesta sexta-feira (9) após a saída do lobista Valter Bonaldo Filho (PMDB) da Secretaria de Finanças. Ele saiu blasfemando contra o blog. Mas o próprio prefeito Manoel Gaspar (PMDB) confirmou que a passagem dele foi marcada pelo que ele fez na Administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) e por ter intermediado uma negociação de financiamento para uma empresa tupãense.O refinanciamento da Cooperativa Agrícola e Mista da Alta Paulista (CAMAP) também foi intermediado por ele. Um diretor da cooperativa confirmou ao blog que à época o ex-secretário teria exigido R$ 50 mil pelo “serviço” feito usando meios públicos. A despedida de Valter Bonaldo também foi marcada pela voz embargada e gargalhada das “profundezas”. “Eu não bebi e não comi nem o pão que o diabo amassou”, reclamou se referindo a crise que enfrentou na pasta que comandou e a deixou com um rombo de cerca de R$ 20 milhões.O novo titular da Secretaria de Finanças, Dorival Jerônimo Coquemala, emendou: “como sou um homem de fé, fico com o pão e xô satanás”. Num misto de como tem sido a

Coquemala "o Santo é outro"
Coquemala “o Santo é outro”

Administração Gaspar (entre a cruz e a espada) e com a vela acesa agora para “outro Santo”. Geraldo Magela (PSDB) que vai para a Secretaria de Governo parece não ter gostado do cargo. Reclamou da responsabilidade que vai ter que suportar. E vai ser grande mesmo. Bem maior que a do Esporte, cuja pasta Magela comandou discretamente.

Dos discursos salvou o da grande promessa. Funcionário público há 21 anos e sempre militando na área esportiva, Ricardo Amado de Freitas Alves, garantiu que vai tirar do papel um projeto que estava “parado” na gaveta de Magela. “Vou envolver a comunidade esportiva nesse projeto”. Amado é da época do ex-prefeito Jesus Guimarães. Trabalhador, dedicado e conhecedor da área. Assim como a Secretaria da Cultura, mesmo sem dinheiro, mas com criatividade é possível fazer e aparecer.

OXIGENAÇÃO

Magela - intimado
Magela – reclamou da intimação para o cargo

Como se nota, a oxigenação vai ser pouca para quem pretende sair do sufoco financeiro e da falta de credibilidade político-administrativa deste Governo. Aliás, nem o discurso do prefeito foi novo. E, de novo reclamou: “espero que o Valter (Bonaldo) esteja errado na sua projeção de dificuldade econômica para 2015, porque o orçamento que ele deixou está apertado demais”, espinhou Gaspar logo após ter tecido elogios ao ex-secretário.

Com mais essa alteração no primeiro escalão, é a terceira mudança na estratégica Secretaria de Governo. Antes de Dorival Coquemala, o posto foi ocupado de forma controversa por Maria Elisa Gaspar, filha do prefeito. De lá foi para Administração e não vingou. Finanças apertadas e Governo sem maioria na Câmara. Magela vai ter que usar do bom humor do seu conterrâneo mineiro para segurar o tranco e o barranco. Só não pode se fingir de cego!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *