Adolescentes ficam feridos com explosão de rojão

iG Paulista – 02/01/2014 – 17h45 |

Willians Menani | igpaulista@rac.com.br

Foto: Divulgação Jovem de 14 anos teve 70% do corpo queimado com explosão de rojão em Araçatuba
Foto: Divulgação
Jovem de 14 anos teve 70% do corpo queimado com explosão de rojão em Araçatuba

Um adolescente de 14 e outro de 16 sofreram queimaduras de primeiro e segundo graus em várias partes do corpo depois de acenderem um rojão encontrado em um terreno no bairro Traitu, em Araçatuba (SP), e o artefato explodir. O caso aconteceu na tarde da última quarta-feira (1º), quando um terceiro garoto, de 11 anos, irmão do adolescente de 16, achou o artefato. A bomba teria sido deixada em um campo próximo ao centro comunitário do bairro, onde havia acontecido uma festa de Réveillon.

Os garotos resolveram estourar o rojão, que explodiu imediatamente, provocando ferimentos no rosto, braços, pernas, tronco e pescoço dos dois. O garoto de 14 anos teve 70% do corpo queimado, o de 16 teve queimaduras leves e a criança de 11 anos não sofreu ferimentos.

Eles foram socorridos e levados para a Santa Casa da cidade. As vítimas deverão permanecer por uma semana para tratamento a base de hidratação, antibióticos e analgesia.

PERIGO

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, os acidentes mais comuns envolvendo este tipo de artefato estão: as queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *