Após críticas, Caio Aoqui se posiciona como liderança

Matéria do blog serviu como referência para reivindicar desenvolvimento para a região junto ao governo de Tarcísio.

Ouça o texto!

Em artigo divulgado pelo blog no dia 16 de outubro criticando a falta de compromisso dos prefeitos da região da Alta Paulista, contrastando com o período entre 1997 e 2004, quando Manoel Gaspar (In Memoriam) liderava um grupo de políticos visionários, o atual prefeito de Tupã Caio Aoqui (PSD), deu demonstração de que pode trilhar essa trajetória.

Foto: Divulgação PMH

A crítica não foi em vão. A motivação foi o fato de que os prefeitos de Tupã e de Herculândia, Paulo Sérgio de Oliveira, o “Paulinho” (PP) se deixaram ser fotografados em pose, às vésperas das eleições, assinando cartinha de compromisso contra o comunismo.

Ao invés da tese surreal propagada pela extrema-direita, o texto enfatizava que a região tinha muitos motivos reais para afastar esse ostracismo de desenvolvimento econômico que afugenta os jovens que saem em busca de novos horizontes para outras regiões.

Pois é. Pouco mais de 100 dias, a assessoria do prefeito divulgou nota informando que no dia 6, Caio Aoqui intermediou a primeira reunião no Palácio dos Bandeirantes, envolvendo os prefeitos que representam as 70 estâncias turísticas do estado, através da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Criada em 1985, a Aprecesp é uma entidade privada e sem fins lucrativos que tem por objetivo representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância no litoral e interior paulista. Atualmente, a associação, presidida pelo prefeito de São José do Barreiro, Lê Braga.

Durante o encontro, a associação pediu ao governador o descontingenciamento dos recursos do Orçamento direcionados ao turismo, especificamente o montante previsto para o ano de 2023 destinado ao DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e a revisão de destinação de 20% dos recursos do Turismo para serviço.

ALTA PAULISTA

Em outra reunião com o governador Tarcísio participaram prefeitos dos municípios que compõem Consórcio da Alta Paulista. “Além de apresentar as demandas individuais de cada município, a proposta do encontro discutiu ações que possibilitam o desenvolvimento regional. Por isso, propomos realização do 2º Fórum de Desenvolvimento Regional da Alta Paulista, em parceria com o governo estadual”, informou Caio Aoqui.

PROPOSTA DO BLOG

O blog apresentou como proposta referencial uma ação realizada no primeiro mandato de Manoel Gaspar e do prefeito de Ouro Verde, Odemar Carvalho do Val, presidente da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP), que resultou na construção da ponte sobre o Rio Paraná.

Os prefeitos promoveram em Tupã, o 1º e único Fórum de Desenvolvimento para a Alta Paulista que culminou no atendimento de uma antiga reivindicação para tirar a região de um “beco sem saída”.

O saudoso governador Mário Covas trouxe todo o seu staff político para Tupã e assinou o decreto que permitia elaborar o projeto para a construção da ponte sobre o Rio Paraná, interligando Paulicéia à Brasilândia (MS). Desde 2008 a ponte é utilizada por usuários.

Essa é uma ação que isolada talvez não tenha sido suficiente para trazer o desenvolvimento almejado, mas outras que deveriam ser exigidas pelos sucessores e de presidentes da AMNAP poderiam potencializar esse conceito. O conceito   de que, se a região se desenvolver, todas as cidades serão beneficiadas.

Mas para isso, os atuais prefeitos precisam abrir mão de seus “projetinhos” pessoais de jogar para a torcida e trabalhar pela elaboração de projetos de interesse público.

Num futuro não muito distante, vocês serão cobrados pela história, não pela libertação do país, do comunismo, mas o que de fato fizeram para seu povo – hoje envolto numa bolha populista de direita e de esquerda.

A política é muito maior que discussão ideológica de ambos os lados. A política pública é a real ação capaz de mudar a vida e o futuro de uma cidade, um estado e de uma nação.

Após as eleições, em 30 de outubro, a região continuará reclamando a falta de emprego, renda e de perspectiva de vida, “porque os nossos líderes são pequenos e governam para si próprios”, opinou o blog.

O Fórum de Desenvolvimento da Alta Paulista realizado em Tupã, virou Programa de Governo, na administração de Geraldo Alckmin, chamado “Governo Presente” e que consistia discutir propostas semelhantes para outras regiões do estado.

CAIO ADMITE

Para apresentar essa proposta ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito de Tupã Caio Aoqui relembrou que a primeira e histórica edição do Fórum de Desenvolvimento da Alta Paulista aconteceu em Tupã, no dia 18 de junho de 1999, e contou com a presença do governador Mário Covas, secretários estaduais, prefeitos, além de deputados estaduais e federais e lideranças representativas da sociedade civil.

“O Fórum proporcionou conquistas históricas, como a liberação de recursos estaduais para a elaboração do projeto executivo da Ponte de sobre o Rio Paraná. A obra, que interliga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, foi inaugurada no dia 25 de setembro de 2009 e desde então se transformou em um dos principais eixos de ligação entre os dois estados”, admitiu Caio Aoqui.

Leia abaixo a crítica construtiva feita pelo blog, a qual serviu de norte para o prefeito Caio Aoqui apresentar proposta de desenvolvimento regional ao governado de São Paulo.

Prefeitos assinam cartinha de compromisso contra o comunismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *