Comissão Processante pode afastar e até cassar mandato de Takaoka

O PRESIDENTE Yoshio Sergio Takaoka (PSB), preso desde ontem sob acusação de falsificação de documento público e de fraude processual, pode ser afastado e até ter o mandato cassado pela Câmara Municipal. 25/10/2012

Segundo o Correio Mariliense apurou, uma reunião ontem à noite decidiria como a Câmara irá proceder no caso do vereador, que é suspeito de compra de votos. Ele foi reeleito no dia 7 de outubro com 2.125 votos e é acusado de comprar votos pagando R$ 100 ao eleitor que comprovasse ter votado nele. Até o fechamento dessa edição a reunião dos vereadores não havia terminado.

O vereador e membro da mesa diretora da Câmara, José Carlos Albuquerque (PPS), que vinha denunciando a possível compra de votos nas eleições para vereador antes da votação, explicou que qualquer parlamentar pode pedir o afastamento e a abertura de uma CP (Comissão Processante) contra o presidente do Legislativo.

O argumento estaria fundamentado na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno, nos artigos que tratam da quebra do decoro parlamentar. “As acusações imputadas ao vereador e que motivaram sua prisão já são suficientes para que seja tomada uma medida visando o afastamento e cassação do presidente”, afirmou. CasoYoshio permaneça preso até segunda-feira, dia em que é realizada a sessão, deve assumir os trabalhos o vice-presidente, Donizeti Alves (PSB). “Ele é o primeiro vice-presidente e deve conduzir os trabalhos, colocando inclusive em votação um eventual pedido de abertura de Comissão Processante contra o presidente Takaoka”, esclareceu.

Albuquerque lamentou o episódio, mas reafirmou que tinha notícia sobre supostos casos de compra de votos e pediu providências da Polícia Federal e da Justiça. “Todo mundo viu pela TV Câmara e pelos jornais, que eu apontava a possibilidade de haver irregularidades nas eleições. A Polícia Federal e a Justiça estão tomando as atitudes que são esperadas”, finalizou.

Diplomação

Sobre a diplomação de Yoshio Takaoka, o promotor eleitoral Jairo José Genova, que esteve na Polícia Federal ontem à tarde, afirmou que vai aguardar o encerramento do inquérito pela PF, para avaliar qual deve ser a atitude a ser tomada. Existe o risco de, uma vez confirmada as irregularidades envolvendo o presidente Takaoka, ele não chegar a ser diplomado. Resta aguardar apenas se a Justiça Eleitoral também vai anular os votos recebidos pelo parlamentar. Caso isso aconteça, pode ocorrer uma mudança no coeficiente eleitoral.

O suplente a ser convocado para assumir o mandato no lugar de Takaoka será definido a partir da recontagem dos votos do partido. O coeficiente das eleições para a Câmara foi de aproximadamente 9.200 votos. Frentes partidárias, coligações e partidos que receberam votação semelhante ou acima desta quantidade, conquistaram vagas no Poder Legislativo. A Câmara possui 13 cadeiras.

Fonte: Correio Mariliense

2 thoughts on “Comissão Processante pode afastar e até cassar mandato de Takaoka

  1. Em comparação com marilia, Tupã é mesmo o paraiso dos politicos, será que é por isso que marilia cresceu mais que Tupa nos ultimos 50 anos???
    Veja uma comparação:
    -em marilia o prefeito perdeu o cargo devido a corrupção de desvio de verbas públicas, e olha que o valor que ele desviou, não paga nem uma das 8 fazendas que o waldemir comprou durnte os 08 anos;
    -em todas as eleições sempre tem canditados que todos o acusam de comprar votos, além de que teve um que se fala pelos ventos que comprou votos em troca de botijões de gas, e ao contrario, la em mariia, mandaram prender um vereados por compra de votos.
    AHHHH, me ajuda ai owww! Esse MP daqui é uma piada velho!

  2. Sem contar que marilia daquele tamanho tem treze vereadores e aqui éssa megalópolis tem quinze.
    Sem contar tambem que aqui se elege com contas rejeitadas, com jeitinho brasileiro se inscrevendo um dia antes da publicação da cassação dos direitos politicos por tres anos, e fica tudo bem, ninguém fala nada, todo mundo é santinho, CARACA…
    Não sei prá que se votou lei de ficha limpa ou ficha suja, é tudo a mesma mérda…
    Todos falam que fulano e ciclano se elege para vereador automaticamente sempre comprando votos, todo mundo sabe como, mas ninguém denuncia.(quem tem C…tem medo).
    Coisas da Aldeia Tupiniquim, que nenhum Pajé dará jeito…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *