Tribunal de Contas investiga se alguém era beneficiado com os concursos “incinerados”

Auditoria do Tribunal de Contas (TC) esteve na sexta-feira (15) na prefeitura de Tupã-SP, para levantar outros indícios sobre documentos de concursos que foram incinerados na administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB). O objetivo principal do órgão fiscalizador é saber se as irregularidades que eram praticadas tinham por finalidade beneficiar alguém.

Evidente que sim. O próprio ex-prefeito era beneficiado. O esquema dos concursos curiosamente era comandado pela secretária da Educação, Carla Ortega Brandão e Adriano Rogério Rigoldi (Governo). Não é natural. Em qualquer empresa e, sobretudo, na administração pública qualquer concurso é tratado pelo Departamento de Recursos Humanos (RH) e pela Secretaria correspondente ao processo.

Na administração Waldemir, os concursos revelaram uma forma de ocupantes de cargo de confiança se perpetuarem no poder. Carla Ortega Brandão não ficou satisfeita em “passar” em um desses concursos. Ela fez questão de arrumar um esquema para ela e sua comadre Rosilene Ferreira da Silva Rabaldelli, “aprovada” também em primeiro lugar no concurso 02/2011, ocuparem os cargos de diretoras de escola na Rede Municipal de Ensino.

Para isso, elas não mediram esforços para denegrir, acusar, perseguir e “julgar” sumariamente professores e diretores (as) de escola para demiti-los dos cargos. Hoje, na administração Manoel Gaspar (PMDB) elas são diretoras de escola. Uma das vítimas da “gangue da educação” ganhou na Justiça o direito de retornar ao cargo. Outro diretor abandonou a briga, por não ter condição financeira para lutar contra o esquema.

O que o TC quer saber é só procurar verificar na relação de aprovados dos últimos concursos e realizar trabalho conjunto com o Ministério Público para constatar quem eram os beneficiados do “staff” da administração Waldemir.

Pessoas ligadas à diretoria do PSDB eram privilegiadas. Além de Rosilene, Andreia Alessandra Benicio, ex-braço direito de Carla Brandão, também foi contemplada com o segundo lugar no concurso 02/2011. À época dos concursos denunciados aqui no blog sob suspeita de fraudes, havia até comentário de que a ex-secretária da Educação, Carla Ortega Brandão fosse uma possível sócia da empresa Equipe Consultoria e Assessoria.

Também foi a partir desse fato que a empresa Equipe Assessoria, deu lugar a SHDias Consultoria e Assessoria. As denúncias foram ratificadas pelo vereador Valdemar Manzano Moreno (PDT). A empresa mudou a fachada no site, mas esqueceu de alterar o endereço, CEP e telefones. Coincidentemente as duas são de Indaiatuba como apurou a reportagem.

A denúncia foi feita no blog, em 16 de abril de 2012. A Equipe Consultoria e Assessoria não têm mais o site no ar e é investigada pela Justiça de Tupã depois de ter aprovado em concurso o ex-secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi (PSDB), o cunhado do ex-prefeito, Paulo Estevão Arreiro Marin, Eliseu Borsari Neto (Meio Ambiente) a mulher do ex-secretário da Administração e Saúde, Wilian Manfré Martins e outros. Esse concurso foi o 03/2011.

O concurso 02/2011 que já havia aprovado como diretora de escola as comadres da Secretária da Educação, Carla Ortega Brandão e também aprovou em primeiro lugar a ex-secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales (hoje mulher de Rigoldi).

Atualmente Aracelis ocupa o cargo de turismóloga e como funcionária concursada foi transferida para o Posto de Informação Turística (PIT). Para não trabalhar protocolou no RH, na última semana o segundo atestado médico. O atestado foi apresentando pelo marido dela, Adriano Rigoldi. Motivo: tratamento para inseminação artificial (in vitro).

INTIMADO

Também na sexta-feira (15) o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes foi oficialmente intimado a prestar esclarecimentos e ficou irritado com o fato. Deixou o oficial do Departamento Jurídico da prefeitura esperando embaixo de uma árvore, por 1h30. Para assinar o documento, Waldemir exigia saber detalhes da intimação.

Já a Câmara Municipal explicou que não teria sido informada oficialmente sobre as irregularidades constatadas pelo TC e, por isso, não se manifestou na sessão de quinta-feira (14). Esta foi a explicação dada pelo presidente do Legislativo, Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”.

6 thoughts on “Tribunal de Contas investiga se alguém era beneficiado com os concursos “incinerados”

  1. Acredito eu,que essas falcatruas em concurso público vem sendo aplicado muito antes desta data….pois no concurso 01/2009 preparado pela equipe assessoria participei e passei com 90% de acerto….ele foi prorrogado por mais dois anos….mas nunca fui chamada…Na época foi cobrado 22 reais a inscrição.

  2. É MUITO TRISTE CONSTATAR ESSAS BARBARIDADES COMETIDAS POR ESSA QUADRILHA QUE ACREDITAVA NA IMPUNIDADE, NO DEUS WALDEMIR E QUE SE PERPETUARIAM NO PODER. COLEGAS QUE SE DEDICARAM AOS ESTUDOS PARA CONSEGUIR A ESTABILIDADE NUM CARGO PÚBLICO SEQUER ERAM CLASSIFICADAS ENQUANTO AS AMIGAS DESSA QUADRILHA, PASSAVAM EM PRIMEIRO LUGAR, MESMO SEM SER HABILITADA AO CARGO POR NÃO PREENCHER OS REQUISITOS EXIGIDOS NO EDITAL. ISSO É MUITO FACIL DE COMPROVAR. BASTA QUERER.
    RESTA AGORA ÀQUELES QUE FORAM INJUSTIÇADOS AGUARDAR QUE A NOVA ADMINISTRAÇÃO,QUE EM CAMPANHA PROMETEU CORRIGIR AS INJUSTIÇAS, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO,QUE TOME AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.
    CASO CONTRÁRIO ACABARÁ CAINDO NO DESCRÉDITO PERANTE SEUS ELEITORES.
    OS PROFESSORES AGUARDAM QUE JUSTIÇA SEJA FEITA.
    RUA PARA CARLA E ROSILENE.

  3. Bom dia Jota.É impressionante que a administração atual não perceba o quanto o nome Carla Ortega denigre a imagem da Educação em Tupã.São inúmeras as denúncias de irregularidades cometidas por esta pessoa enquanto Secretária.Mas o que percebemos é que os menos favorecidos é que acabam por pagar o pato pelas falcatruas nos concursos públicos realizadas por ela.Quando será feita justiça ?
    Quantos escândalos mais teremos que aguentar até que a atual administração a exonere a bem do serviço público? Afinal, motivos não faltam para tanto,pois até mesmo Boletim de ocorrencia foi realizado na seduc pelos documentos incinerados e computadores com arquivos apagados por ordem dela, o que gerou prejuizos e contra tempos aos novos ocupantes de cargos.

  4. Concordo plenamente com a Maria Clara, cade a justiça para esses aproveitadores de cargos públicos? Se nada acontecer com essas diretoras, daqui em diante não vou acreditar mais na justiça. Eu acredito que para se provar que um concurso foi lícito, deveriam ter as documentações guardadas. Afinal o concurso ainda está no prazo de validade, sendo possível contratar outras pessoas. Eu trabalhei na educação por um tempo e apesar de estar atualmente em outro setor, na época de alguns desses concursos fraudulentos eu estava lá, e a coisa era tão cara de pau, que teve provas que foram xerocadas na própria secretaria, e posteriormente corrigidas lá mesmo. Como pode essas coisas passarem imunes, me arrependo de não ter pego provas e denunciado, mas sabe como é né, pra continuar trabalhando a gente tinha que se fazer de cegos. Mas vcs que estão lendo isso, pergunte a qualquer funcionário ou ex-funcionário da educação como eram feitas as falcatruas lá? Por mais que tentassem ser discretos, a burrice deixava a gente ver e saber de muitos podres. Sai fora diretoras, turismóloga e tantos outros que entraram nessas fraudes. EU QUERO VER VCS NA RUA, NÃO TO FELIZ SÓ DE VER O WALDEMIR LONGE DO PODER, VCS TAMBÉM DEVEM SAIR DO FUNCIONALISMO PÚBLICO A BEM DA POPULAÇÃO EM GERAL.

  5. Cade os vereadores, tudo isso acontecendo e ninguem falava nada, o que é isso, …..cade os fiscais do povo….cade??????????…a verdade é que tando o executivo quanto e legisativo são tudo farinha do mesmo saco….,na conjuntura da coisa tava todo mundo mamando legal, por isso a mudez. A camara municipal foi tão leviana quanto Waldemir e sua turma que por omissão ou covardia fazia vista grossa na coisa. E viva o teatro.

  6. TC ainda vai ver se alguém foi beneficiado? É duro. É só ver a capacidade técnica de quem ali está e ver que a grande maioria não tem capacidade nem para fazer bolinha de papel. Passaram os amigos do Waldemir. Ainda bem que tiveram pessoas com peito para denunciar estas malandragens. Cadeia neles, isto sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *