Concursos suspeitos de fraude: TJ deu ganho de causa à vereadora que se omitiu em defender o coletivo

Jota Neves que defendeu candidatos que podem ter sido enganados, foi condenado a indenizá-la em R$ 10 mil.

Por: C.F.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) deu ganho de causa à vereadora Telma Tulim (PSDB) sobre reportagens feitas pelo blog sobre eventual omissão da parlamentar em relação aos concursos públicos investigados pelo Ministério Público (MP) e Tribunal de Contas (TC).

Os concursos sob suspeita de fraude que aprovaram secretários e parentes de agentes públicos ligados ao PSDB, teve a parlamentar envolvida na questão quando teria tomado conhecimento de uma irregularidade e deixou de apurá-la. “O meu filho ralando de estudar e eles vão fazer isso?”, teria indagado a ex-líder do prefeito Waldemir, na presença do vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão” (PP).

A única preocupação da vereadora foi com o filho e advogado dela no processo. De acordo com o apurado pela reportagem, o filho dela tinha estudado demais para ser enganado. Já as centenas de candidatos que seriam e foram ludibriados, nenhuma preocupação da ex-líder do ex-prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).

O fato questionado pela edil, foi confirmado pelo vereador, conforme provas nos autos de que a vereadora realmente só demonstrou preocupação com seu filho que iria participar do certame. Veja quem efetivamente defendia o interesse coletivo: a vereadora Telma Tulim ou o blogueiro Jota Neves?

A decisão do TJ em nenhum momento citou a Constituição Federal, onde trata sobre a liberdade de expressão, na defesa do coletivo. A narração prendeu-se a fatos e, em nenhum momento, atacou a honra ou moral da cidadã Telma Tulim. O assunto é com a pessoa pública. A alguém eleita para defender o interesse público.

Telma Tulim, tinha o dever e a obrigação de apurar a suspeita de privilégio aos agentes políticos conforme prova feita pelo blogueiro ao registrar em cartório antes do resultado do certame, quem seriam os aprovados nos concursos públicos. Entre eles, o ex-secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi, entre outros secretários e o cunhado do prefeito.

Por isso, Jota Neves vai recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão possivelmente equivocada do Tribunal de Justiça de São Paulo que pode ter contrariado outras matérias jurídicas relativas ao assunto. “Eu acredito na Justiça. Afinal já respondi à dezenas de processo e sai vencedor de todos eles. Isso aconteceu, porque defendi a verdade dos fatos”, apontou Neves.

13 thoughts on “Concursos suspeitos de fraude: TJ deu ganho de causa à vereadora que se omitiu em defender o coletivo

  1. Ela já conta a vitória na rede social, caro Jota Neves:
    Meu sentimento é de que A JUSTIÇA FOI FEITA. Obrigada a todos os que torceram por mim, me incentivaram a continuar o trabalho no bem. Obrigada aos meus companheiros da Tulim Advogados… e vamos em frente!!!

  2. Pelo que minha ignorancia tem conhecimento, esta decisão contraria o direito de liberdade de expressão, além de que a matéria foi veiculada de maneira politica, e os politicos estão sujeitos a tipos de comentarios como este, agora como vai mandar pagar indenização por este fato?????
    Assim, a justiça é realmente igual bunda de nenê, ou seja, a gente nunca sabe o que vai sair, por isso que eu nunca pretenderei que minhas coisas seja discutida por esta Justiça que é só para Inglês ver!!

  3. É nessas horas em que pensamos até onde vale a pena acreditar tanto na justiça, tantos desmandos, pessoas que dizem ter sido ameaçados, e muitos outros casos, desta turma que ai estava, Dra. Telma como Ex-Policial (delegada), como Vereadora que deveria ter lutado por justiça, fiscalizado a administração passada, as obras também como foi o caso além dos concursos que hora se encontra sob judice pelo TC, afetando tantas pessoas que prestaram o concurso honestamente e não passaram pois sua vaga pode ter sido dada a um de com um grande Q.I. e os que foram contratados justamente que agora correm o risco de demissão e ter que devolver o que receberam por trabalho honesto e honrado que prestaram de fato, como fica ? Silencio ?
    Quando da votação para a instauração da CPI do espaço das artes me decepcionei muito com a mesma, mais uma vez e com outros e outra também, ao final ficamos todos como palhaços, diante de um bando de Pinóquios, e gente honesta e trabalhadora como o J. tendo que gastar até mais talvez do que o pretendido pela mesma, para provar que estava certo em suas afirmações e que prestou um TRABALHO HONESTO, coisa que parece estar se tornando condenável em alguns meios, fora o desgaste físico e emocional que o processo gera ao mesmo, seus familiares, amigos e amigos da verdade!
    Creio que findo o processo em 3ᵅ estancia, deveria o próprio ministério publico mover ação por danos morais, danos matérias a favor do J. se não até mesmo antes em favor da população tupãense que foi enganada ! será que nestes casos cabe reclamar no PROCON ???

  4. ola jota nao se preocupe garoto porque a justiça e cega como dizem mas existem instancias superiores justamente pra isso nao.. mas muito me assusta e revolta essa senhora sendo delegada que nao deixa de ser uma representante do estado para se aplicar a lei sendo conhecedora do que e justiça sendo conhecedora dessas falcatruas que muito onerou o contribuinte ainda sabendo que esta errada vai a justiça querer ganhar mais 10 mil no grito mas com certeza representante da justiça como ela e tbem e cega e o superior tribunal enxergara melhor essa causa pois como vc dise nao foi a cidadã e sim a senhora vereadora se hj que vivemos numa democracia podemos falar do presidente de um governador uaiiii porq nao de uma reles vereadora mais e isso ai vai pra cima e reverte essa situaçao e peça vc dez vinte mil sei la pois vc e merecedor por ser nossa boca por falar por nos abraços

  5. ahhh em tempo querido caso vc tenha que pagar vamos fazr essa senhora passar vergonha vamos fazr canpanha pra arrecadar esse fundo na cidade inteira pois se a populaçao que durante esses anos todos paqgou o salario dessa senhora pra ela fazr o trabalho dela e ela se omitiu a gente faz vaquinha a cidade paga em contribuiçao aos serviços prestados e que nao sao excelentes

  6. É isso aí Jota. Conte conosco. Se ela quer os 10mil, a gente te ajuda a conseguir. Depois ela q não venha reclamar dos votos q teve ou q deixou de ter.
    Faça o q eu digo, mas não faça o q eu faço. Essa é regra. Lamentável atitude da parlamentar. Se calou qdo devia gritar e quem pagou o pato foi você. . quem sempre esteve ao lado do povo e defendendo os interesses que ela deveria defender.
    Forças para prosseguir, Sr.Jota Neves

  7. ai jota como faz pra falar com essa senhora pra mandar email blog via camara e melhor sei la e mostrar a nossa indgnaçao pois de verdade causa repulsa essa atitude dessa senhora representante da “justiça´´

  8. Jota Neves, se precisar de mim ajudarei na arrecadação para você saldar esta determinação, mas o que mais me deixa indignada é que esta vereadora consegue transparecer que é uma pessoa dócil, amável, amiga, cumpridora de seus deveres cívicos, grande defensora dos mais carentes, das mulheres desprotegidas. Se a mesma fosse tudo isto, ela não estaria no seu quarto casamento, pois uma mulher verdadeira não poderia ser tão preterida, alugum defeito sério ela tem. Tamo junto querido.

    1. O Jota, eu ajudaria. (se não tivesse alguns bens ocultos)

      Mas numa terra tão salafrária como a nossa,é só tirando o pão do coitado a “10 mi reis” para fazer a língua ficar pegada ao maxilar inferior do delator.

      Viva a Liberdade de Expressão com seu preço: 10 mil réis!

  9. Nossa Nádia!!! Lamentável o final do seu comentário. Não entrei nessa discussão por conta do processo ou omissão ou outra coisa, mas pq fiquei indignada com o final de seu comentário.
    Em pleno mês da mulher vc me vem com essa. Isso me faz crer que, quando um casamento não dá certo a culpa é sempre da mulher!!! Quando um casamento não dá certo é porque a mulher tem algum defeito!!!
    Outra coisa, vc deveria colocar o seu estado civil, quantos namorados ja teve, quantos casamentos ja teve, quantos amantes ja teve… ja que está expondo a vida pessoal de uma pessoa e lhe julgando por isso, deveria expor a sua tbem para que nós pudesse lhe julgar tbem.
    Quem sabe vc está no seu primeiro casamento e isso lhe torna uma mulher perfeita…
    Machismo por parte dos homens é feio, mas vá lá. Agora vindo de uma mulher é simplesmente LAMENTÁVEL

  10. Nádia e tereza voces estão misturando os fatos se querem comenta o caso entre jota e telma ai estou com voces mas disculti assunto e estado civil de cada uma que coisa feia roupas sujas se lava em suas casas por favor voltem a falar sobre o fato ocorrido e dem uma palavra de apoio a jota se comcordão claro fiquem com deus

  11. Acredito q a vida pessoal da nobre (?) vereadora não vem ao caso. Mas acho muito estranho isso, ela se omitiu, não falou quando deveria, e quem leva o processo é bloqueiro? ajuda aí gente. Assim fica dificil ter credibilidade.

  12. Olha Teresa Nascimento, fiz o comentário sobre a vereadora, porque conheço bem ela, já trabalhei com a mesma e sei muito bem como ela toma suas atitudes, a meu respeito sou sim muito bem casada á 13 anos, com o mesmo marido, já você deveria também se expor e dizer se é casada, amigada, juntada, ou somente uma defensora incondicional da referida vereadora, ou se é funcionária da mesma ou indicada por ela a ser funcionária da prefeitura. Lamentável é um jornalista não poder expressar a verdade nua e crua minha querida.E tenho dito, se precisar de mim Jota, tamo junto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *