Há 1 ano Tupã registrava o primeiro caso da doença. Em oito meses do ano passado morreram 56 pessoas. Em pouco mais de três meses deste ano – 54 mortes.
O primeiro caso diagnosticado de coronavírus em Tupã e o registro da primeira morte ocorreram em abril de 2020. Em 2021, em apenas três meses, o município praticamente atingiu o mesmo número de mortos do ano passado.
De 9 de abril a 31 de dezembro de 2020, em 8 meses, 56 pessoas perderam a vida para a doença. A última foi contabilizada em 30 de dezembro. Foi no ritmo das festas de Natal e de Reveillon que os dias mais sombrios viriam em 2021. As aglomerações do período de Carnaval, mesmo sem as festas de Momo também colaboraram para a explosão de casos de Covid-19 no país. Em Tupã não foi diferente.
Nestes primeiros meses do ano, o município já contabiliza 54 novas mortes por Covid-19. Só em março foram 24 mortes ou 23% das 103 ocorridas até o final do mês. Também neste período a UTI da Santa Casa de Tupã operou com capacidade máxima, atendendo pacientes graves do município e da região, conforme publicou nesta semana o jornal Diário.
TRAJETÓRIA DA COVID
Foi em 9 de abril do ano passado que o médico clínico geral, César Augusto Coelho Donadelli constatou em seu consultório o primeiro caso de coronavírus em Tupã. O paciente era um policial militar de 34 anos que trabalha em São Paulo, mas retornou para Tupã após ter contato com um caso positivo da doença. No mesmo setor em que trabalhava foram registradas algumas mortes no começo da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde informava que o exame do paciente havia sido confirmado para Covid-19 pelo Laboratório Pardini, credenciado pelo Ministério da Saúde.
16 dias depois do registro do primeiro caso da doença ocorreu a primeira morte. A vítima foi uma mulher de 45 anos, que estava entubada na UTI da Santa Casa. O caso foi confirmado como coronavírus na sexta-feira, dia 24, mas o quadro clínico da paciente se agravou rapidamente e ela morreu por volta das 6h de sábado (25).
Naquele momento, a Secretaria de Saúde informava ainda que Tupã contabilizava 3 casos confirmados de Covid-19, entre eles a morte da mulher.
Leia também: