CPI do “Espaço das Artes” começa ouvir testemunhas e acusados de irregularidades

Secretária pivô do escândalo Aracelis Gois Morales também será interrogada

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara de Tupã, SP começa a partir da próxima segunda-feira, ouvir as testemunhas arroladas no escândalo de pagamento antecipado feito à Construtora Bardelin, pela administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).

Waldemir negou veementemente qualquer irregularidade, mas também não conseguiu provar o contrário. Ao contrário, conseguiu apenas ratificar de forma teatral e amadora as denúncias feitas pelo blog, seguidas pelo presidente da Câmara, Luis Carlos Sanches (PTB).

O Ministério Público (MP) também investiga o caso e levou até ao Tribunal de Justiça recurso para embargar a obra para que fosse feita perícia no local. A Câmara contratou um perito que só teve o trabalho de confirmar o que era visto a olho nu.

As irregularidades são “atestadas” por outras. O Engenheiro José Roberto Rasi, lotado na Secretaria de Planejamento comandada por Jeane Rosin, afirmava regularidade de planilha com os serviços feitos; já a secretária de Cultura e Turismo Aracelis Gois Morales, assinava até como arquiteta numa possível tentativa de enganar técnicos do estado.

Aliás, no rol de testemunhas aparece a principal suspeita de comandar mudanças no projeto; aditamentos sem a alteração constar de projeto original, entre outras. A CPI que é presidida pelo líder do prefeito, Lucas Machado (PSDB) e possui como membros Valmir Zoratto (PSD) da base aliada e o opositor Valdemar Manzano Moreno (PDT).
Os três não conseguiram a reeleição, terão a missão de finalizar essa investigação até o 30 de dezembro, prazo final para conclusão dos trabalhos. Por isso, já há datas e horários para interrogar as testemunhas e outras pessoas envolvidas nesse caso que historicamente é a primeira vez que um prefeito é investigado através desse instrumento.

Nomes datas e horários:

JESS APARECIDO COELHO – 29/10 – 10 horas.

VALENTIN CÉSAR BIGESCHI – 29/10 – 15 horas.

EDIVALDO SANCHES – 30/10 – 10 horas

VALDEMAR MOZENA FILHO – 30/10 – 15 horas

ARACÉLIS GOIS MORALES – 05/11 – 10 horas

ROGÉRIO BARDELIN – 05/11 – 15 horas

JOSÉ ROBERTO RASI – 06/11 – 10 horas

A obra

A obra do “Espaço das Artes” antes orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, já consumiu o dobro e está inacabada. Ao fim do seu mandato Waldemir Gonçalves Lopes ainda publicou a semana passada mais um aditamento de quase R$ 100 mil sob alegação de eventual prejuízo econômico e financeiro que a empreiteira teria sofrido. É óbvio, obra parada custa muito mais. O montante desvaloriza-se, somando as alterações de projeto, falta de recurso e irregularidades.

É importante lembrar que no mesmo período das supostas irregularidades nesta obra, a reforma da casa da Aracelis Gois Morales (Cultura e Turismo) e Adriano Rogério Rigoldi (Governo) iam de vento em popa. A empreiteira também era a mesma, conforme denunciou o blog. Os secretários cumpriram bem o dever de casa. Obra particular tem começo, meio e fim e a empreiteira só recebe depois de terminado o serviço. Já as obras públicas em Tupã, foram muitas iniciadas por empreiteiras e a prefeitura teve que acabar o restante.

4 thoughts on “CPI do “Espaço das Artes” começa ouvir testemunhas e acusados de irregularidades

  1. Estranho, não está faltando gente ai nesta lista não ? Se for chamar mais pessoas quando será, ano que vem ? Um tanto lento não acham ? Não é bom ter uma arquiteto juto para discutir melhor o caso com a Arq. Ara .. rs – c, é, ria ?

  2. Exigem o resgate de valores como ética, transparência, honestidade e competência na vida pública. Precisamos construir uma TUPÃ justa, humana, decente, voltada para o desenvolvimento e que saiba repeitar o cidadão dando oportunidades iguais para a nossa juventude. Quero uma Tupã indo adiante, seguindo o caminho do desenvolvimento, da democracia, da solidariedade, das oportunidades, do respeito às diferenças sociais, da igualdade, da justiça social, da liberdade, da segurança e do bem-estar da nossa gente. A união faz a diferença! Juntos vamos banir inexoravelmente todos estes espúrios, celeumas e mazelas políticas inseridos no atual cenário político de Tupã. “O ESPAÇO DAS ARTES” tornou-se sinônimo de falcatruas, barganhas, balbúrdias, zombarias, algazarras,esdrúxulos, aderido de uma política pública estritamente paternalista, assistencialista, permissiva, autocrática e cartorial. Uma política pública voltada unicamente em proveito próprio e não no bem comum da sociedade. Uma verdade subjacente que emerge cada vez mais forte na concepção e/ou percepção do povo Tupãense. Chega de marasmo, desordem e ineficiência reinante nesta repartição pública. É INDECOROSO!!!

  3. Jota Neves, minha sugestão: poderia fazer a cobertura dos depoimentos e nos deixar informados aqui no blog sobre o que vai sendo apurado …

  4. O Lucas disse tudo.
    O que eles vão tentar explicar?
    O inexplicável. Foi uma sucessão de erros.
    Tudo o que foi construído ou reformado neste governo foi por interesse próprio.
    Não adiante ter prédios e não ter estrutura.
    Falta material escolar de qualidade, remédios, funcionários treinados e manutenção em tudo. As
    praças já estão um fiasco por exemplo. As plantas estão morrendo.
    VAI COM DEUS WALDEMIR E SUA CORJA.
    E FAÇA O FAVOR DE NÃO VOLTAR MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *