Categoria:

CPI do “Espaço das Artes” começa ouvir testemunhas e acusados de irregularidades

Secretária pivô do escândalo Aracelis Gois Morales também será interrogada

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Câmara de Tupã, SP começa a partir da próxima segunda-feira, ouvir as testemunhas arroladas no escândalo de pagamento antecipado feito à Construtora Bardelin, pela administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).

Waldemir negou veementemente qualquer irregularidade, mas também não conseguiu provar o contrário. Ao contrário, conseguiu apenas ratificar de forma teatral e amadora as denúncias feitas pelo blog, seguidas pelo presidente da Câmara, Luis Carlos Sanches (PTB).

O Ministério Público (MP) também investiga o caso e levou até ao Tribunal de Justiça recurso para embargar a obra para que fosse feita perícia no local. A Câmara contratou um perito que só teve o trabalho de confirmar o que era visto a olho nu.

As irregularidades são “atestadas” por outras. O Engenheiro José Roberto Rasi, lotado na Secretaria de Planejamento comandada por Jeane Rosin, afirmava regularidade de planilha com os serviços feitos; já a secretária de Cultura e Turismo Aracelis Gois Morales, assinava até como arquiteta numa possível tentativa de enganar técnicos do estado.

Aliás, no rol de testemunhas aparece a principal suspeita de comandar mudanças no projeto; aditamentos sem a alteração constar de projeto original, entre outras. A CPI que é presidida pelo líder do prefeito, Lucas Machado (PSDB) e possui como membros Valmir Zoratto (PSD) da base aliada e o opositor Valdemar Manzano Moreno (PDT).
Os três não conseguiram a reeleição, terão a missão de finalizar essa investigação até o 30 de dezembro, prazo final para conclusão dos trabalhos. Por isso, já há datas e horários para interrogar as testemunhas e outras pessoas envolvidas nesse caso que historicamente é a primeira vez que um prefeito é investigado através desse instrumento.

Nomes datas e horários:

JESS APARECIDO COELHO – 29/10 – 10 horas.

VALENTIN CÉSAR BIGESCHI – 29/10 – 15 horas.

EDIVALDO SANCHES – 30/10 – 10 horas

VALDEMAR MOZENA FILHO – 30/10 – 15 horas

ARACÉLIS GOIS MORALES – 05/11 – 10 horas

ROGÉRIO BARDELIN – 05/11 – 15 horas

JOSÉ ROBERTO RASI – 06/11 – 10 horas

A obra

A obra do “Espaço das Artes” antes orçada em pouco mais de R$ 1 milhão, já consumiu o dobro e está inacabada. Ao fim do seu mandato Waldemir Gonçalves Lopes ainda publicou a semana passada mais um aditamento de quase R$ 100 mil sob alegação de eventual prejuízo econômico e financeiro que a empreiteira teria sofrido. É óbvio, obra parada custa muito mais. O montante desvaloriza-se, somando as alterações de projeto, falta de recurso e irregularidades.

É importante lembrar que no mesmo período das supostas irregularidades nesta obra, a reforma da casa da Aracelis Gois Morales (Cultura e Turismo) e Adriano Rogério Rigoldi (Governo) iam de vento em popa. A empreiteira também era a mesma, conforme denunciou o blog. Os secretários cumpriram bem o dever de casa. Obra particular tem começo, meio e fim e a empreiteira só recebe depois de terminado o serviço. Já as obras públicas em Tupã, foram muitas iniciadas por empreiteiras e a prefeitura teve que acabar o restante.

4 respostas

  1. Estranho, não está faltando gente ai nesta lista não ? Se for chamar mais pessoas quando será, ano que vem ? Um tanto lento não acham ? Não é bom ter uma arquiteto juto para discutir melhor o caso com a Arq. Ara .. rs – c, é, ria ?

  2. Exigem o resgate de valores como ética, transparência, honestidade e competência na vida pública. Precisamos construir uma TUPÃ justa, humana, decente, voltada para o desenvolvimento e que saiba repeitar o cidadão dando oportunidades iguais para a nossa juventude. Quero uma Tupã indo adiante, seguindo o caminho do desenvolvimento, da democracia, da solidariedade, das oportunidades, do respeito às diferenças sociais, da igualdade, da justiça social, da liberdade, da segurança e do bem-estar da nossa gente. A união faz a diferença! Juntos vamos banir inexoravelmente todos estes espúrios, celeumas e mazelas políticas inseridos no atual cenário político de Tupã. “O ESPAÇO DAS ARTES” tornou-se sinônimo de falcatruas, barganhas, balbúrdias, zombarias, algazarras,esdrúxulos, aderido de uma política pública estritamente paternalista, assistencialista, permissiva, autocrática e cartorial. Uma política pública voltada unicamente em proveito próprio e não no bem comum da sociedade. Uma verdade subjacente que emerge cada vez mais forte na concepção e/ou percepção do povo Tupãense. Chega de marasmo, desordem e ineficiência reinante nesta repartição pública. É INDECOROSO!!!

  3. Jota Neves, minha sugestão: poderia fazer a cobertura dos depoimentos e nos deixar informados aqui no blog sobre o que vai sendo apurado …

  4. O Lucas disse tudo.
    O que eles vão tentar explicar?
    O inexplicável. Foi uma sucessão de erros.
    Tudo o que foi construído ou reformado neste governo foi por interesse próprio.
    Não adiante ter prédios e não ter estrutura.
    Falta material escolar de qualidade, remédios, funcionários treinados e manutenção em tudo. As
    praças já estão um fiasco por exemplo. As plantas estão morrendo.
    VAI COM DEUS WALDEMIR E SUA CORJA.
    E FAÇA O FAVOR DE NÃO VOLTAR MAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor