Fotos: Hugo Oyamada
Previsão é de instabilidade com alto volume de chuva para o fim de semana. Na madrugada Defesa Civil alertou para redobrar a atenção. Nada além da interdição da área poderá ser feito até que as chuvas cessem. ouça texto
A cratera que se formou na Praça dos 500 anos, na Vila Abarca, em Tupã (SP) coloca em risco imóveis e os moradores da região. Essa situação se torna ainda mais preocupante quando a previsão é de instabilidade do tempo neste fim de semana, estendendo-se pelo menos até a próxima terça-feira, dia 28.
De acordo com o IPMet – Centro de Meteorologia da Unesp de Bauru, o tempo permanece instável no estado de São Paulo, o sol aparece entre nuvens e são previstas chuvas isoladas, algumas com fortes intensidades, principalmente no oeste paulista no decorrer dessa sexta-feira (24), devido à formação de áreas de instabilidade induzidas por uma baixa pressão entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.
A agência Climamtempo alerta que esse cavado meteorológico espalha nuvens de chuva, com potencial para temporais no estado de São Paulo, e aumenta o risco para transtornos e deslizamento de terra.
A CRATERA
A cratera com cerca de 50 metros de cumprimento e 6 de profundidade foi aberta por volta das 22 horas de ontem (23), após acumulado de 70 milímetros de chuva, num período de 3 horas.
A erosão avançou pela rua Antonio Andriani, continuação da rua Tupiniquins e afetou uma quadra de basquete do Complexo “Areninha” instalada sobre a Praça.
A segunda ocorrência foi constatada por volta das 4 horas da madrugada. Exatamente 15 minutos antes, a Defesa Civil alertava através de mensagem sobre chuva em Tupã, Quatá e Paraguaçu Paulista. O órgão pedia atenção redobrada para as próximas horas.
A Praça dos 500 anos está localizada entre as ruas Antonio Andriani e Tocantins, Joaquim Abarca e Vereador João Castro. As casas mais próximas da grande erosão estão localizadas na rua João Castro e o momento é de apreensão por parte de moradores.
ALERTA
As próximas chuvas devem ocorrer entre os períodos da tarde e da noite. A manhã de sábado (25) terá sol com céu parcialmente nublado em grande parte do estado. A partir da tarde, pancadas de chuva são previstas em áreas isoladas das regiões paulistas, algumas com forte intensidade.
Para proteger o local e alertar pedestres e motoristas para o perigo, todo o entorno da cratera foi interditado pelo prefeito Caio Aoqui (PSD) e o secretário de Planejamento e Obras, Valentim Cesar Bigeschi.
A região afetada possui um solo bastante arenoso e o aterro feito há cerca de 40 anos foi à base de lixo e entulho. Por conta de um solo instável, já foram registrados outros problemas em anos anteriores.
Uma unidade de saúde construída no local foi desativada por conta do risco de afundamento. O terreno não permite construção no local. A água da córrego aterrado passa por uma tubulação armco, que não suportou o volume de água e rompeu-se.
O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se colocou à disposição para qualquer necessidade que a cidade de Tupã precise, segundo o prefeito Caio Aoqui.
Leia também: Tempestade tropical com ventos sustentados de até 100 km/h provocou pânico e estragos em Tupã
Há muitos anos esse era o chamado buracão, tinha peixinhos, taboa e o homem veio jogou lixo e tapou. A natureza está pedindo esse espaço de volta . Para termos um espaço bonito e utilizável precisa de planejamento.
Será que houve esse estudo pensando na natureza?