Categoria:

Educação municipal de Tupã sob suspeita: Ministério Público deve investigar

Denúncia provoca mudança na direção das escolas…vereadora pode aprovar moção de repúdio pelas fraudes em concursos publicadas pelo blog!

A vereadora e doutora Lucilia Donadelli (PV) não vai perder esta oportunidade. Com certeza vai aprovar na Câmara uma moção de repúdio contra a fraude nos concursos, entre os quais, o que aprovou uma professora, diretora de escola, mesmo sem ser habilitada.

Foi assim que a nobre parlamentar ficou eufórica em aprovar uma moção de congratulações ao Departamento de Trânsito da Prefeitura pela suposta redução no número de acidentes em Tupã, cujos números apontam: redução no número de acidentes e ao mesmo tempo, aumento significativo no número de mortes. 350% a mais. 9 pessoas perderam a vida no trânsito de Tupã em 2011.

Ora, se isso saiu no jornal e ela se interessou, as denúncias de fraude saíram na rede mundial de computadores (blog), então é justo que ela, bem informada pela assessoria, não vai deixar de justificar e dizer a que veio para o Legislativo tupãense.

Apesar da brincadeira da parlamentar, o assunto é sério e merece na verdade, uma investigação do Ministério Público. Após denúncia feita pelo blog, a secretária da Educação Carla Ortega Brandão mexeu o jogo no tabuleiro. Removeu supostas diretoras e nomeou outras, entre as quais, a irmã da ex-primeira dama do estado, Deuzeni Goldman. Viviane Ciaramicoli Trisoglio, enfim assumiu como diretora de escola municipal.

Apesar de ter passado em concurso público, foi preterida pela secretária Carla Ortega e o caso repercutiu no Palácio dos Bandeirantes. Durante a semana, surgiram boatos que ela teria sido nomeada por conta de uma eventual indicação do ex-governador, Alberto Goldman, como secretário de estado, mas a informação não procedia.

Aliás, nem mesmo quando Goldman era governador, Waldemir Gonçalves Lopes, cedeu às investidas de sua comandada. Na verdade, o que o fez temer às vésperas de mais uma eleição foi matéria publicada aqui, denunciando mais uma fraude em concurso público, beneficiando malfeitores da administração e pessoas a serviços pessoais e não de interesse público.

Apesar das alterações e nomeações feitas, algumas perguntas precisam ser respondidas. Esses questionamentos também devem ser feitos pela vereadora Lucilia Donadelli e seus nobres pares: quando houve a criação desses novos cargos de diretoras (nas escolas Nossa Senhora de Fátima e Sonia Jerônimo)? São automáticos, dependendo do número de alunos?

A criação desses cargos, foi por decreto? Se os cargos já existiam, como a secretária Carla Ortega afirmou em juízo, por que só agora foram preenchidos? Qual é a época para acontecer remoções de diretoras?

Existem critérios para isso, ou são à revelia? Não haveria necessidade da contagem de pontos e a remoção não deveria ser aberta a novos interessados. Da forma como tudo foi feito, a impressão que dá é que tudo acontece como quer a secretária da Educação Carla Ortega.

Aliás, esse procedimento contraria a própria ex-professora que lutava pela categoria e se juntava à CUT e sindicalistas no início da administração de Waldemir e gritava: “pelego” se referindo ao prefeito Waldemir.

Durou pouco a reivindicação da “professorinha” e agora, se tornou uma pelega remunerada. Capaz de fazer e refazer o que preciso for para manter a aparência de legal, uma ilegalidade com indícios de crime.

Crime organizado e arquitetado para se beneficiar tal qual acusava num passado recente o prefeito. Mas, a cartilha “Caminho Suave” da escolinha do professor Waldemir, ensina o “b” a “bá” direitinho para quem tem vontade de aprender o “mal feito”, como diz Dilma Rousseff.

23 respostas

  1. Se a administração comete a fraude como estão dizendo é porque existem empresas que organizam concursos que são coniventes com estas ações. Temos que fiscalizar e coibir estas empresas e não ficar criticando quem se utiliza destas brechas. Você considera que todo advogado que liberta criminoso se aproveitando de brechas da legislação também é criminoso?

    1. Caro Tonhão, a diferença está na contratação de “empresas” que fazem exatamente isso. Elas são contratadas especificamente para dar caráter legal à ilegalidade. Existem outras renomadas e ligadas à instituições como fundações e de educação que jamais iriam se submeter a imoralidade de quem quer que seja o pernicioso (a) secretário (a). O advogado a qual você faz referência e, a qualquer um de boa índole, ele defende os fatos constantes num processo; mas adulterá-los e forjar provas é ser tão criminoso quanto o seu eventual cliente envolvido num ato ilícito qualquer. Então, o “x” da questão é: contratar a empresa “y” por que ela vai fazer o que queremos. Fraudar, ludibriar, enganar a maioria para beneficio deles próprios. Isso pode caracterizar-se reunião de várias pessoas com uma única finalidade: praticar crime, logo, organizado. Seria o mesmo que uma organização criminosa procurar o advogado tal, por saber que ele fará o ilegal e o imoral para perpetrar a sua defesa.

      1. Caro Jota, primeiro quero parabenizá-lo pela coragem de estar se colocando na posição de divulgador de informações que a população em geral merece ficar sabendo. Com relação a conivência de algumas organizadoras de concurso, refiro-me a brechas de legislação e não fraudes. O Brasil como um todo deveria ter um modelo e um processo para aplicação de provas de concurso. Assim como são feitas por grandes empresas como Vunesp, FCC, Cesgranrio, etc. São empresas acima de qualquer suspeita. Com a existência de pequenas empresas que são permitidas e não são fiscalizadas ou não prezam pela moralidade, o resultado é este ai nós estamos vendo.

        1. Perfeitamente Tonhão. Enquanto isso não acontecer, vamos continuar assistindo órgãos públicos contratando “empresas” sob suspeita, exatamente para produzir provas, gabaritos e promover concursos fraudulentos a serviço de “homens” públicos, com interesses pessoais.

  2. Esses vereadores de Tupã, aliás todos os vereadores da região, devem ser muitos ingênuos, deveriam se informar mais sobre estas organizadoras de concurso e vetar o concurso antes deles acontecerem, e tenho dito. O papel de fiscal do executivo deve ser feito por pessoas inteligentes e cultas. Mas vejam como estão as Câmara de todos os nossos municípios (Nova Alta Paulista). (Motorista de ambulância, Líder de cortador de cana, Puxador de entulhos com trator, caminhoneiro). Tem dó né gente!!!!!!!!

  3. Se alguém, a não ser o Dr Manzano, fizer alguma moção de repúdio, é eleitoreiro, já que todos ali estão sob ordens do prefeito. E já chegou a hora de verificarem todos os concursos realizados na cidade na gestão deste prefeito, inclusive o da Aracelis, que também foi forjado.

  4. monção igual as dos agentes de transito, que foi arquitetado, fazendo campanha política,juntamente com os menores da legíão mirim,meninos e meninas da(zona azul) podendo valoriza-los melhor todos esses pessoal que trabalha honrosamente, no sol de aproximadamente 40 graus,sem banheiro,agua sendo ofendidos, não sendo usados pelos amigos do rei visitando o plenário, valorizem estes que os mesmos merecem

  5. realmente caro amigo leitor, assisti ao vivo esta sessão,e nunca vi coisa parecida pensei que os agentes de transito fossem ao plenário para pressionar o legislativo reveidicando aumento de salário, equipamentos,alojamento porque passo de fronte a prefeitura e vejo diariamente os veículos do trânsito exposto ao sol, parece-me que esse profissionais tem ganho inferior á 900,00 reais, não tenho certeza, mas os agentes de trânsito pertece a secretaria de governo do adriano rigold, esses homens não podem ser usados tem que ser mais bem remunerados, como disse a dra lucília eles fazem prevenção e segurança; não precisa de monção mais de um salário digno com sua profissão

  6. Inúmeras mudanças .. algumas sem pé nem cabeça.E algumas com direito a discurso.

    Cara Simone, acho que nosso colega Jota não se expressou bem nessa manchete. Eu entendo que ele está se referindo à doutora, pois a mesma indicação moção de aplauso para um serviço que deixa a desejar e ela poderia fazer uma moção de repúdio para a secretária da educação. Se bem que são todos do mesmo ninho.
    É isso senhor Jota Neves??

    E será pelo fato do senhor ser da “oposição” que não foi homenageado pela doutora no dia repórter na TV do povo?
    Pegue leve .. quem sabe recebe uma moção também?

    1. Caro Girafales, repórter não tem posição “A” ou “B”. A posição é o fato, não as pessoas envolvidas nele. A moção que move-me no exercício da profissão, não é de congratulação. É de ética, moral e bons costumes. O meu compromisso é com o ouvinte ou o leitor!

  7. O concurso em que a Aracélis foi aprovada, como diz o vereador Manzano, se não foi manipulado o rsultado, foi direcionado, ou seja, fizeram um edital específico para o currículo dela.

  8. Jota, quero deixar uma pergunta. Se os cargos têm que ser criados e aporovados pelos vereadores e as remoções foram feitas de modo arbitrarios, não deveriam eles ( vereadores )tomar uma posição e cancelar tudo? afinal ela
    (secretária da educação) esta passando por cima deles. É muito poder.ou será que só o MP
    pode resolver isso?.

    1. Por ser um assunto técnico esse da educação, confesso que desconheço e, por isso, também faço esta e outras perguntas. Agora, quanto a aprovação em concurso de uma professora que não tinha habilitação para ser diretora, vem ratificar as denúncias que fizemos de fraude nos concursos da prefeitura e, esse assunto deveria ser investigado pela Câmara. Quanto aos outros o Legislativo disse que não teria provas e quanto a esse? O Ministério Público também deve investigar uma eventual improbidade administrativa do prefeito Waldemir Gonçalves Lopes que já responde a outros 10 processos sob o mesmo teor…

  9. (Observação ao comentário do Tonhão no dia 17 de fevereiro de 2012 às 14:30)
    O povo tupãense tem que aproveitar este canal para se manifestar e você esta fazendo sua parte de bom tamanho, mas não deveria nivelar por baixo as pessoas como mal carater como fez no seu comentário em questão quando disse que as câmaras dos municípios da NAP é composta por “motorista de ambulância, líder de cortador de cana, puxador de entulhos com trator, caminhoneiro” e outros que pensou mas não escreveu. Ser um politico corrupto e mal carater independe da sua posição social e condição economica, mas enquanto pessoas como você continuarem pensando que vereadores como estes não fiscalizam nada os verdadeiros malfeitores de colarinho branco fazem os estragos que tem sido feito para a nossa Tupã; e não adianta acreditar que as melhorias alcançadas nestes 8 anos de governo Valdemir são motivos de glória que não são! ele e sua equipe não fizeram mais que obrigação afinal foram eleitos para isto, e ainda assim teve muito dinheiro jogado pelo esgoto (na verdade para benesse de uns e outros por aí).
    Que este seja o primeiro comentário de muitos em pról do povo tupãense, buscando acima de tudo abrir os olhos da população através do meu ponto de vista, afinal as eleições estão chegando.

  10. Jota, meus parabens!

    investigar esta corja que esta na prefeitura nao e tarefa facil, mais vc e a esperanca do povo de Tupa. Tupa q hoje e comandada por um trio: adriano, carla e aracelis.
    A educação vai mal, falta materiais e a merenda tá pessima, minha enteada vive reclamando…

    abraço,

  11. A nomeação da parente do Goldman só aconteceu para mudar o foco do problema, ou seja, nomeaçao da amiga da secretária que não é habilitada. Imagino Jota, essa diretora em questão(lotada na EMEIEF Mario Covas)tendo como professora em sua escola a parente do Goldman,Habilitada e com pos graduação na UFSCAR, desde 2009. É no minimo ridiculo,vc não acha?
    Quanto à dra. vereadora, fiquei penalizada com sua situação na Câmara, na votação da moção.Parecia que ia ter um enfarto ou cair em lágrimas. Percebia-se que estava sendo manipulada pela gang do adriano. Dra Lucila, a sra não precisa disso. Não precisa se sujeitar aos desmandos de politicos corruptos que só querem se promover.

  12. Na seção realizada semana passada na Câmara dos Vereadores de Tupã, foi proposta uma moção a diretoria de transito que segundo a vereadora autora Dra. Lucília Donadelli, o projeto foi proposto pelo fato do numero de acidentes terem “diminuídos”. Quanto ao projeto inquestionável, mais o que NÃO podemos de jeito algum é deixar nos influenciar por “medias” e politicagem que vem acontecendo aqui em Tupã.

    Sou a favor de a população participar da vida e historia de sua cidade, mais o que sou contra é de médias e mentiras que acontece durante o período eleitoral com o intuito de enganar os eleitores enfim, não bastasse a onde de corrupção em Tupã, deram agora para chamar os eleitores e “premiar”, como se agora “Papai Noel” existisse.

    Acontece que o nobre vereador Ribeirão, voltou contra essa moção e disse que não podemos deixar ninguém nos influenciar porque estamos no período eleitoral e ao se referir da semelhança do povo tupãense com o do nordeste o mesmo falou que a população teria que participar mais e não deixar se enganar.
    Ocorre que quando o mesmo disse isso foi espalhada uma onda de boatos e mentiras dizendo que teria tratado o povo tupãense com preconceito ao “chamar” de nordestinos, que reitero versão totalmente mentirosa.

    Não é de hoje que está política vem sendo implantado em Tupã, o que NÃO PODEMOS É DEIXAR SE ENGANAR POR MENTIRAS, E SE VENDER POR PROMESSAS, AFINAL PAGAMOS CARO NOSSOS IMPOSTOS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor