As declarações do ex-ministro da Educação Cid Gomes (PSB) fizeram lembrar a frase pronunciada por Lula em setembro de 1993. Gomes pediu para deputados “oportunistas” da base do governo “largarem o osso” e atacou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, declarando “que achacadores se aproveitariam da fragilidade do governo para benefício próprio”.
O então ministro foi convocado pelos deputados para esclarecer exatamente essa declaração dada por ele na Universidade Federal do Pará no mês passado de que haveria “uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior [o governo], melhor”. A frase logo arremeteu à época em que Luiz Inácio Lula da Silva era pré-candidato à eleição presidencial de 1994.
O ex-presidente havia declarado “que existia no Congresso uns trezentos picaretas que defendiam apenas seus próprios interesses”. O blog “Portal no ar” de Ricardo Rosado de Holanda “RRH” também relembrou bem o fato e foi além: “Eleito presidente duas eleições depois, Lula aliou-se aos que chamava de picaretas”.