O fenômeno pode se repetir nos próximos dias.
São vários os registros de geada na zona rural de Tupã. Os fatos foram constatados na manhã desta quinta-feira, dia 29, conforme indicava a Defesa Civil.
A geada é um fenômeno da natureza que ocorre quando se formam camadas finas de gelo sobre as plantas ou outras superfícies lisas, como vidros de janelas.
É o que ilustra foto tirada em uma propriedade no Bairro São Martinho e postada nas redes sociais. A vegetação brancacenta com uma fina camada de gelo como demonstra Ana Elisa Bindilatti.
Trabalhadores da área da construção civil que estão no loteamento Reserva Tupã constaram formação de gelo também sobre a terra.
Para superarem a baixa temperatura, os profissionais acenderam uma fogueira para se aquecer, conforme registrou José Ivo de Souza.
A mesma situação foi constatada por várias outras propriedades rurais de cidades da região de Marília e de Presidente Prudente, entre outras do estado.
Os períodos mais comuns de ocorrência são o inverno ou o outono, quando as temperaturas estão mais baixas.
De acordo com a agência Climatempo, a mínima foi de 2 graus e a máxima deve ficar em torno de 17. As mesmas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias, inclusive negativas.
Leia também: “Ronda do Frio” vai agir em Quintana durante baixas temperaturas