×

HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPIS

HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPIS

População acompanha inerte, diante de uma Câmara paralisada e uma administração ineficiente. Servidores cobram mais segurança para realizar o serviço de coleta de lixo feita diariamente – ouça matéria

HERCULANDIA-SERVIDORES HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPISOs contribuintes de Herculândia (SP) estão sob nova Taxa de Fiscalização Sanitária criada pelo prefeito Paulo Sérgio de Oliveira, o “Paulinho” (PP), para arrecadar recursos para os cofres públicos, mas a contrapartida da administração está aquém dos interesses públicos.

Na Justiça processos se avolumam acusando o poder público de eventuais crimes de responsabilidade, prevaricação, omissão, favorecimento a fornecedores, crimes contra o meio ambiente, entre outros, envolvendo o staff direto e o próprio Executivo, diante da submissão da Câmara de vereadores.

A GOTA D`ÁGUA

HERCULANDIA-LIXO-DOMESTICO-7-576x1024 HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPIS
Sacos de lixo também são vistos pendurados em árvores e entulhos no meio das ruas

A população acompanha inerte problemas de toda sorte: passam pela falta de políticas públicas de segurança, infraestrutura, transporte escolar, saneamento básico e, agora a “gota d´água” a coleta de lixo.

Saiba mais: Moradores do distrito de Juliânia reclamam de reservatório de água podre

Enquanto a água jorra suja nas torneiras e moradores do distrito de Juliânia recorrem ao Ministério Público (Denúncia caixa d’água) por acreditar que estavam ingerindo água contaminada de reservatório podre, o lixo se acumula na porta de residências, nas calçadas e em sacos pendurados nas árvores.

IRREGULARIDADES

O motivo, segundo o SINDHER – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Herculândia e Região, com abrangência também em Queiroz, Quintana, Arco-Íris e Borá, é a falta de EPIS – Equipamentos de Proteção Individuais para os coletores de lixo.

De acordo com o presidente da entidade, Douglas Henrique de Pieri “os funcionários concursados não estão em greve. Eles estão no Almoxarifado aguardando os equipamentos. Os diaristas estão trabalhando, mas não dão conta de fazer a coleta em toda a cidade e o lixo vai acumulando”, disse ele.

SUCATÃO

HERCULANDIA-PNEU-138x300 HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPISAlém da falta de EPIS, o caminhão de coleta é um sucatão – está irregular e não se enquadra na NR-38 – que implementa medidas de segurança que torna o trabalho dos coletores de lixo, dos varredores e dos trabalhadores que efetuam poda de árvores mais seguro e saudável.

Em janeiro já houve uma manifestação desta forma, em prejuízo à coleta, e as reivindicações foram atendidas e, neste ano, desde abril o Sindicato vem cobrando os EPIS. No dia 16 de setembro houve reunião com o prefeito Paulinho que garantiu que em 10 dias o problema estaria resolvido, mas na verdade, a promessa não foi cumprida.

Os parlamentares também estão cientes de que as necessidades dos trabalhadores não estão sendo cumpridas, mas se mantém calados e distantes dos problemas da população.

Enquanto isso, a cidade que em 26 de julho completou 98 anos de fundação, e em 30 de novembro a elevação de município, não encontra motivos para comemorar diante de uma ineficiente administração pública e um Legislativo omisso e – inferior diante de tantas necessidades de um município, com seus quase 10 mil habitantes.

HERCULANDIA-SINDICATO-300x300 HERCULÂNDIA: LIXO ACUMULA NA PORTA DE CASAS POR FALTA DE EPIS

Leia também: Polícia Federal vai investigar extração ilegal de terra em Herculândia

Share this content:

Avatar photo

Jota Neves é um radialista e jornalista investigativo com mais de 35 anos de atuação, referência em comunicação no interior paulista, reconhecido pelo compromisso com a verdade, o combate à corrupção e reportagens de impacto sobre a sociedade.

Publicar comentário