Noite do barulho: Justiça concede liminar contra aumento de salários de políticos tupãenses

Ação popular foi impetrada pelo advogado tupãense André Gustavo Zanoni Braga de Castro. Ele também organiza pelas redes sociais uma recepção cheia de vaias aos vereadores durante a primeira sessão ordinária marcada para o dia 1º de agosto, após o recesso parlamentar.

A Câmara no foco dos protestos após três anos do "grito das ruas", em 2013 - Foto: Pedro Cardone
A Câmara no foco dos protestos após três anos do “grito das ruas”, em 2013. Em agosto o legislativo vai ser alvo de um “vaiaço” – Foto: Pedro Cardone

A juíza da 2ª Vara Civil, Danille Oliveira de Menezes Pinto Rafful Kanawati, decidiu de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) conceder a medida liminar para suspensão de eficácia da emenda 01 a PLC – Projeto de Lei Complementar 16/2016, “que apregoa eficácia imediata, em ano eleitoral, para aumento dos subsídios de prefeito e vice-prefeito, sem observar a anuidade e anterioridade a pretexto de recomposição de perdas monetárias de 2013 a 2016, sem apresentação de impacto orçamentário, nem do índice de correção utilizado para a tal recomposição, o qual certamente não é o parco IPCA, o qual costuma ser utilizado para corrigir IPTU, sem real atualização da planta genérica de valores”.

A LRF vincula o aumento a lei especifica e de iniciativa própria. De acordo com a decisão da magistrada, “ao que parece a lei não foi atendida na medida em que o documento de fl. 21 descreve aprovação por meio de emenda a uma resolução, que é ato infra-legal, a que se pretende atribuir efeitos imediatos como consta expresso em seu texto a autorizar a sustação da sua eficácia até o julgamento desta lide, pra evitar impacto sobre os bens públicos. Assim em face a falta de transparência da motivação para aumento de despesas em final de mandato, e face aos remissões feitas pelo artigo 29, V, da CF/88, de haver a sustação da eficácia da sobredita emenda”.

Advogado André "Pena" Castro promete brigar contra aumento de salários dos agentes políticos de Tupã
Advogado André “Pena” Castro promete brigar contra aumento de salários dos agentes políticos de Tupã

O advogado André “Pena” Castro comentou a decisão da Justiça nas redes sociais. “Essa não é uma vitória só minha, É DE TODOS NÓS, tupãenses que TRABALHAM DE VERDADE, que pagam o mais caro IPTU DO BRASIL, que tem o desprazer de assistir na TV, em rede nacional, nossa querida cidade sair no Jornal Nacional por Fraude na compra de computadores HIPERFATURADOS por um certo vereador, tupãenses cansados e humilhados pelos que deveriam zelar por nós, mas preferem legislar em causa própria”.  Entenda o caso e leia também: À sombra da imoralidade: Ribeirão usou emenda para forçar aumento nos subsídios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *