Licitação define a empresa que vai recuperar Praça dos 500 Anos

A cada chuva torrencial a erosão vai aumentando, mas a obra deve ser iniciada após assinatura do contrato com a Prefeitura.

A empresa Copel Construções, Indústria e Comércio LTDA, de Araçatuba, venceu a licitação para reconstrução da rede de drenagem da Praça dos 500 Anos. A empreiteira poderá iniciar a obra assim que o contrato for assinado com a prefeitura.

A construtora vai fazer a substituição de tubo Armco por aduelas em concreto armado, com fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra.

Os recursos no valor de R$ 6.815.264,17 são oriundos de convênio com o governo do Estado. De acordo com o projeto da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, a extensão das obras na Praça será de 248 metros de cumprimento.

Saiba mais: Cratera em Tupã coloca em risco moradores da região

Além da parte aberta pela chuva, com 11 metros de profundidade e de até 30 metros de largura será preciso abrir e retirar todo o resto da tubulação comprometida para refazer o canal com duas linhas de aduelas – tubos de concreto armado de 2,5 metros de largura por 4 metros de altura, perfazendo um espaço de 5 metros de largura por 4 de altura para escoar as águas.

A tubulação será colocada sobre uma base de pedra rachão. Muros alas em concreto armado de 6 metros cada um será construídos para recepcionar as águas, bem como, na saída do canal.

Leia mais: Prefeitura isola cratera para evitar atenção de curiosos

SILVIO BOLCATO

Outro problema causado pela chuva de 70 mm, em 23 de fevereiro, foi na passagem da avenida Silvio Bolcato, no trecho que corresponde à ponte José Felipe Zied sobre o córrego Afonso XIII. A tubulação Armco apresentou afundamento e o trecho precisou ser interditado.

As obras na avenida Silvio Bolcato já foram iniciadas há mais de 30 dias. A tubulação já foi retirada pela empresa responsável pela obra.  A movimentação de terra deverá, no final do processo, atingir 800 caminhões.

São 20 metros de travessia e 28 metros de tubulação de concreto armado, além de mais 19 metros de muros alas em concreto armado para receber e dispersar as águas.

O governador Tarcísio de Freitas prometeu e ratificou o compromisso assinando convênios de cerca de R$ 8,5 milhões com o prefeito Caio Aoqui para executar as duas obras de infraestrutura, às vésperas de Tupã completar 94 anos.

Leia também:

Zona Leste corre perigo: Prefeitura inspeciona tubulação Armco

Ex-governador Alberto Goldman colaborou com Tupã e sofreu decepção com ex-prefeito

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *