Categoria:

Manoel Gaspar pode ser notificado para deixar a prefeitura de Tupã, após decisão do STJ

Ministério Público do Estado de São Paulo vai notificar o prefeito de Tupã, Manoel Gaspar (PMDB), sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Advogado de Gaspar, Marco Aurélio Toscano - "manobrtou juridicamente" esse processo por 11 anos
Advogado de Gaspar, Marco Aurélio Toscano – “manobrtou juridicamente” esse processo por mais de 11 anos

Por unanimidade, os ministros Herman Benjamin, Mauro Campbell Marques e Diva Malerbi (Desembargadora convocada do TRF da 3a. Região) votaram com o ministro relator Humberto Martins, reconhecendo a pratica de improbidade administrativa e, por consequência, determinando a perda dos direitos políticos de Gaspar por três anos.

A decisão também exigirá o pagamento de uma multa de 20 vezes o valor do último subsídio recebido pelo prefeito à época do crime, em 2004, durante seu segundo mandato. Como o salário da época era de R$ 6 mil, a multa corrigida pode chegar a mais de R$ 220 mil.

Desta forma, como o blog antecipou com exclusividade na noite de ontem (3), o vice-prefeito, Thiago Santos (PSB) pode mesmo assumir o Paço Municipal até o fim deste mandato.

Click sobre CERTIDÃO DE JULGAMENTO e leia sobre o julgado na tarde desta quinta-feira (4). A decisão do STJ ratifica a sentença do juiz local, Emílio Gimenez Filho que havia julgado procedente ação que imputava a Manoel Gaspar a prática de ato de improbidade administrativa prevista no artigo 11 da Lei 8.429/92. Por conseqüência, condenando-o as seguintes penas:

a)Suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos;

b)Pagamento de uma multa civil que fica fixada em vinte vezes o valor de sua última remuneração atualizada com correção monetária pela tabela prática do TJSP, cujo valor deverá ser revertido ao Município de Tupã.

c)Proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário pelo prazo de três anos;

Pagará ainda o requerido às custas e demais despesas do processo, sem fixação de verba honorária pela ausência de fundamento legal.

Gaspar: um governo melancólico - tentativa de administrar, renunciar e de evitar a perca do mandato
Gaspar: um governo melancólico – tentativa de administrar, renunciar e de evitar a perca do mandato
Thiago - da expectativa de renúncia para a cassação de Gaspar
Thiago – da expectativa de renúncia para a cassação de Gaspar

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações a qualquer momento.

Leia também: 

Ex-prefeito de Tupã é condenado por improbidade também no caso das tendas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor