Prezados Vereadores,
Sou tupaense. Aos 16 anos fui estudar em São Paulo para fazer o último ano
do ensino médio. Ingressei em Direito, na PUC-SP no mesmo ano e tive a
honra de ter como professores alguns dos expoentes da época, como Franco
Montoro, Walter Barelli, Décio Pignatari, Florestan Fernandes, Octavio
Ianni, Paulo Freire.
Tive a honra de me tornar amigo pessoal de Paulo Freire e fazer parte do círculo de amizades de Florestan Fernandes. Mais tarde, fui da equipe do CEDEC e me tornei amigo de Francisco Weffort, ex-ministro de Cultura de Fernando Henrique Cardoso. Weffort foi candidato a deputado federal em 1986 e eu o acompanhei em algumas de suas viagens pelo interior paulista.
Uma delas me foi especialmente cara: a visita a Quatá, onde ele nasceu. Foi realmente emocionante para ele e para mim. Estava ao lado de Tupã. Foi prato cheio para dois sociólogos. Conversamos a respeito, dias depois, na casa de Paulo Freire (Weffort era genro de Paulo). E tentamos entender o que faz de nossa região algo tão pouco significativa nas lutas pela mudança de nosso país.
Tupã tem algo que a puxa para baixo. Recentemente, um ex-professor de
português do Índia Vanuíre foi exonerado da Receita Federal por improbidade administrativa e uso irregular do cargo público. Foi publicado no Diário Oficial da União e, mais uma vez, em fez pensar sobre esta sina que nos envolve.
Envio esta mensagem para solicitar que alterem esta história. Que coloquem
Tupã no cenário de moralização política. Aprovem a CPI para investigar
esta estranha situação que envolve a obra do Espaço das Artes. CPI apenas
investiga e sua instalação não é, como sabemos, uma sentença em si. Mas
será estranho, em ano eleitoral, algum vereador não se pronunciar a
respeito.
Eu mesmo tentei fazer minha parte e entrei em contato com a imprensa (Folha de São Paulo, Globo, Globo News, entre outros) de quem sou colaborador. Todos ficaram perplexos com o que ocorre em Tupã e decidiram convocar suas equipes para acompanhar este fato. Seria uma honra a todos tupaenses que nosso parlamentares locais se juntassem à perplexidade de todos e se alinhassem neste desejo de fazermos a coisa certa.
Com 50 anos de idade, aprendi que é quase impossível que algo errado não
venha a tona em algum momento. E, ainda, que se uma acusação for infundada, a melhor maneira de redimir é se expor publicamente. Peço um voto de confiança nos eleitores e cidadãos tupaenses.
Agradeço a atenção,
Rudá Ricci
Diretor Geral do Instituto Cultiva
Membro do Fórum Brasil do Orçamento
Observatório Internacional da Democracia Participativa
CARO RUDÁ RICCI, SINCERAMENTE ACHO QUE ESSE SEU TESTEMUNHO VENHA A SENSIBILIZAR ALGUM VEREADOR ” AMIGUINHO ” DO PREFEITO E QUE SEJA APROVADA TÃO SONHADA CPI, POIS PRECISA APENAS DE 4 VOTOS. DEPOIS É PRECISO MUITA VIGILÂNCIA, ATÉ O FINAL E QUE SE APURADAS TAIS IRREGULARIDADES, SE CUMPRA O QUE É DE DIREITO.
Caro amigo Rudá. Saudações
Sabemos que a consciência ética é o estágio da maturidade humana, que muito poucos alcançam. Lamentavelmente “nossos” vereadores, com exceção de um ou outro, estão longe desta ética consciencial para que atuem com postura democrática e acima de tudo em favor do povo. Lamentável. Só mesmo através da pressão popular, que é o maior recurso do povo, é que poderemos mudar este estado de coisas. Grande Abraço
Nossa cidade precisa evoluir, crescer e desenvolver. Nós podemos e merecemos mais. Para tanto, devemos criar um novo e eficiente modelo de representatividade local q lute por todos q vivem aqui. os anseios locais correspondem ainda ao momento em q as pessoas de bem clamam por mudanças na política e nos políticos. Exigem o resgate de valores como ética, transparência, honestidade e competência na vida pública e não abuso de poder, improbidade administrativa, falcatruas e demais atrocidades e/ou intransigências alheia. Todas essas desordens, ineficiência e marasmo demonstra q os políticos q querem governar Tupã faltam com a verdade e o respeito aos cidadãos tupãenses.
PELO QUE EU VI HOJE NA SESSÃO CAMARARIA,DÚVIDO QUE SAIA. ATÉ A FAMIGERADA REPRESENTAÇÃO JÁ ESTOU COM AS MINHAS DÚVIDAS. ALIAS O SENHOR ADRIANO RIGOLDI ESTAVA TODO SORRIDENTE NA FARMÁCIA AO LADO DO ED. CINQUENTENÁRIO. QUATROCENTOS MIL A COBERTURA DE UMA QUADRA, QUE É MAIS CARA QUE A COBERTURA DO ESPAÇO DAS ARTES, ISSO FALADO PELO PRÓPRIO LUIZ CARLOS SANCHES. SÓ NOS RESTA OUTUBRO.
tmara que isso aconteça vamos lutar pra que se apure tudo isso e os culpados sejao punidos com rigor.;;; o eleitor tenho certesa que punira atençao vereadores que justificao pelo em ovos o eleitor ja esta vacinado
Ruda Ricci, sua decepção é a minha. Estamos vendo no nobre LUCAS MACHADO Vereador querer explicar o inexplicavel. Como o nobre vereador Ribeirão disse na Tribuna, não sabe o que dizer, fica quieto. Voce vai se perder, se ficar se deixando usar. Siga o exemplo da Jeane Rosin, que se recusou a explicar o inexplicavel.
Tupã já foi maior que marilia, maior que Bauru e dentre outras cidade aqui da Região. Os mais velhos se lembrar que a cidade de Tupã era um polo de desenvolvimento na época em que se chamava Tupan, aliás, era uma das cidade que mais crescia no Brasil na decada de 1950,tanto isso era verdade é que aqui, era o local em que as maiores companhias aéreas faziam escalas, tinham aviões comerciais de hora em hora, quem viveu naquela época de ouro e ve hoje a cidade estagnada, não acredita no que vê. Hoje Tupã está estagnada, a população só diminui, hoje é menor até que marilia, somente ganham para as cidadediznhas da regão que vivem basicamente da agricultura, como quatá, herculandia e queiroz, e olha lá, por que bastos e queiroz tem arrecadações maior do que a daqui. Nossos politicos entre eles Jesus Guimaraes, Carlão, Gaspar, dentre outros prefeitos que aqui governaram, contribuiram para este fracaço, a maioria entrou na prefeitura pensando em si mesmo, como o Carlão, que deichou uma legião de aposentados com altos salários na prefeitura até os dias de hoje, fora os apadrinhados que foram beneficiados, e esqueceram-se da cidade, não percebendo que Tupã ficou para trás das cidades mais desenvolvidas da região, e continua regredindo até hoje. Hj vemos este Waldemir que ta ai, que ficou 8 anos na Prefeitura. Ele deixou a cidade mais bonita e o povo com cara de palhaço, aumentou se capital pessoal, comprou fazendas, entre gados e etc…Chegaram até no absurdo de falarem por ai que a cidade não tem que ter industria por causa que aqui é instancia turistica. Então, vivenciamos uma cidade instancia turistica e estagnada, onde todos os jovens vão embora e estão esparramados pelos 4 cantos do pais por causa que aqui não tem oportunidade de emprego. Ta aí, nosso amigo disse uma coisa verdadeira, parece que aqui tem alguma coisa que leva a cidade para baixo, eu acho que são estes politicos que pensam eu seu proprio bolso, na riqueza sua e de seus familiares, enquanto a cidade fica a cada dia mais carente com falta de oportunidades e se empobrecendo com o passar dos anos. Os conditados que estão ai, prometem de que a cidade vai ficar mais 8 anos estagnada, se não entrar algum corajoro ai, fora esses candidatos que estão querendo sair para concorrer cargo de prefeito, vai ficar tudo na mesma porcaria de sempre. É isso ai pessoal!!
Precisamos de uma mudança urgente… De pessoas, idéias e ideais… Ficamos 20 anos parados em Carlão/Jesus e agora mais 16 anos nas mãos do PSDB… Tupan merece um ou uma administradora de verdade e íntegro/a… Precisamos de gente interessada nas necessidades do povo e não nas suas próprias e de seus amigos… Mas…
Os vereadores de Tupã darão uma demonstração clara do porquê de estarmos na atual situação em que nosso município vive pelo pedido de uma CPI. Não desejamos sentenciar ninguém por antecipação, mas nossos vereadores terão a oportunidade de na ação ou omissão demonstrarem o que temos em termos de fiscais do povo, se foram anos sombrios ou transparentes.
Toda tentação se intensifica nos descuidos de vigiarmos nossas ações ou de quem a nossa responsabilidade impõe. Deixarem pra lá, serem submissos ou até mesmo coniventes com tantos pesares, é sinal de atenção para todos nós. A omissão dos vereadores pela CPI vai representar o que já se passou sem ser questionado. Se hoje temos Luis Carlos, Ribeirão e Manzano na oposição, antes tínhamos apenas Manzano, bastou 2 mudarem de lado para as coisas se evidenciarem, se antes apoiavam e tudo transcorria bem com apenas uma voz roncando pelo não, hoje a voz abandonada, não muda, porém inaudível para maioria, hoje encontra coro e desaprovam (mas isto é outra questão a considerar depois).
Em si os vereadores sabem o que devem fazer, mas por questões de interesses poderão não fazer, e ao não fazer demonstraram que suas atitudes são suspeitas e de interesse transparente, que não é pelo bem fiscalizar. O voto pelo não, servirá para não discutir, questionar, entender, mas servirá também para evidenciar que suspeitos são de agirem conveniente aos interesses que escondem os fatos. Em tempo de eleição é preciso coragem para ser coerente com os princípios éticos do bom exemplo, da não permissividade na gerencia do dinheiro público. A negação de se saber de fato o porquê, é falta de comprometimento com as conseqüências dos absurdos de quem não se entende com a honestidade. Nada se sustenta com palavras vazias, sem a verdade clara de nada adiantará falar e falar, palavras são palavras e não edificam. A verdade está sempre do lado do bem. Esperamos que nossos vereadores entendam o que a séculos Padre Vieira bem disse: A omissão é um pecado que se faz não fazendo.
Se todos nós ficamos perplexos com os descasos que ocorrem em nossos municípios, visto que isto não é um problema somente de Tupã. Tupã é bem representado pelo nobre colega Jota Neves que tem a coragem de apresentar as mais diversas denúncias sobre Tupã. Temos que tentar resolver o problema da região como um todo. O nobre companheiro Sr. Rudá é de extrema importância nesta tarefa. Parabéns Sr. Rudá, Sr. Jota Neves!
Tupã precisa de mudanças e não voltar ao passado! Precisa de NOVOS políticos com novas idéias e não apenas interesses pessoais.
Prezada Lia(Zezé),
Enquanto as pessoas de bem não tomarem consciência de que devem participar da política local, nós infelizmente teremos que contar com pessoas como o Sr. Jota e outros que ainda defendem a cidade sem mesmos participar da administração. Hoje ainda há pouca consciência sobre a importância do prefeito, vereador e secretário municipal. Elege-se aquele que melhor discursou ou teve o melhor marketing, infelizmente competência e honestidade é o menos está importando para a maioria dos eleitores desinformados de nosso país. Por isso que a Educação deve vir em primeiro lugar sempre!