Ninha Fresneda deverá ser o novo presidente da Câmara de Tupã

Primeiro secretário “Du Serv Festa” e 2ª secretário Paulo da Farmácia. Ribeirão seguiria como coordenador da TV Câmara.

“Du Serv Festa” deverá ser confirmado 1º secretário

O vereador Augusto Fresneda Torres, o “Ninha” (PSD), eleito pelo partido sob o comando do prefeito Caio Aoqui leva ligeira vantagem para pela primeira vez se tornar o presidente do Legislativo tupãense.

Ele amanheceu nesta terça-feira, dia 13, “presidente”, mas precisa confirmar à noite esse favoritismo. No final das contas, poderá chegar ao cargo com até 15 votos, caso contrário, nove já estariam garantidos.

Ele também é o mais velho dos concorrentes, 64 anos e ocupa uma cadeira de vereador pelo sexto mandato consecutivo, só perde para Antônio Alves de Souza, o “Ribeirão”, que está no oitavo mandato.

O Regimento Interno prevê ainda, em caso de empate, será considerado eleito o mais idoso, entre os de maior número de legislaturas.

Paulo “da farmácia” poderá ser confirmado 2º secretário

Se os prognósticos feitos pelo blog se confirmarem mais uma vez, a mesa ficaria composta da seguinte forma: presidente Ninha, 1º secretário Eduardo Alexandre Sanchez, o “Du Serv Festa” (Podemos) e 2ª secretário Paulo César Soares, o Paulo “da Farmácia” (PSD). Ribeirão seguiria como coordenador da TV Câmara.

Quanto ao regimento interno, só seria invocado em caso de uma improvável traição e ou abstenção. Mas não é descartada a possibilidade de um empate matemático. Os números ainda registram um empate técnico, com “ampla” vantagem para a oposição.

Mais uma vez, o parlamentar “rejeitado”, Renato Delmori Fresneda, o “Renatinho da Garagem” (PL) pode ser também a “bola da vez”, em caso de eventual traição dentro do “bancadão”.

ASSÉDIO

“Ribeirão” é o grande articular da oposição, mas deve seguir como coordenador da TV Câmara

O chefe do Executivo tupãense assediou alguns de seus ex-vereadores da situação, mas sem “bala na agulha”. Entre os procurados, fontes apontam para Marcos Rogério Gasparetto (PSD). Ele foi o único que não respondeu ao questionamento do blog.

Paulo da Farmácia foi enfático e antecipou o voto em Ninha, o que ratifica a proposta de que fará parte da mesa diretora.

A oposição confia piamente nos seus integrantes, mas por via das dúvidas, Renatinho da Garagem que está solto foi lembrado e disputado para ampliar a vantagem da oposição.

“Renatinho da Garagem” vai engrossar a oposição

Renatinho é primo de Ninha Fresneda – candidato da oposição à presidência e não esconde de ninguém seu descontentamento com o prefeito e o atual presidente da Câmara, Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru” (PSD).

Todos os outros integrantes optaram por se opor, inclusive cinco que eram da base aliada ao prefeito: Marcos Gasparetto, Ninha, Paulo da Farmácia, Cristina Vicente dos Reis Fernandes, a professora “Cris” (PC do B) e o “Du Serv Festa”.

Eles se juntaram a Ribeirão, Claudia Aparecida da Silva, a “Claudinha do Povo” (PP) e a Paulo Henrique Andrade (PSDB).

A debandada aconteceu em junho. O descontentamento era pelo fato de como o grupo vinha sendo preterido pelas ações de Caio Aoqui e do presidente da Câmara, Sigueru.

Os descontentes do PSD apontavam para um certo “ciúmes” pelo tratamento destinado pelo chefe do Executivo aos seus colegas de partido – Lucas Hatano, Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu” e o próprio Shigueru.

Sem muita opção, Hatano é a aposta pessoal de Caio

Hatano é um dos cotados para “guardar lugar” para o prefeito, no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), quando deixar o Paço Municipal, em janeiro de 2025.

Com o enfraquecimento da base de apoio ao Executivo, em 29 de agosto foi constituída uma nova composição de bancada situacionista liderada por Alexandre Scombatti (PL), Hatano, Antonio Brito (PV), Shigueru, Eliézer de Carvalho (PSDB) e Israel Tutu.

CANDIDATOS

Ex-presidente, pastor Eliézer gostaria de retornar à direção da Câmara, mas os números são desfavoráveis

Depois de analisar todas as possibilidades é importante lembrar os nomes de possíveis candidatos à presidência da Câmara.

A eleição que vai escolher o presidente e os secretários para o próximo biênio, em sessão extraordinária, está marcada para às 20 horas.

Ninha Fresneda pela oposição, enquanto pela situação foram cogitados os nomes de Eliézer de Carvalho, seguido de Brito.

Um terceiro nome para a situação só seria capaz se houvesse traição, mas ainda assim, numericamente não seria possível, considerando que na pior das hipóteses de haver um empate, daria a vitória para a oposição.

Neste caso, não é descartada a nova mesa diretora do Legislativo ser eleita pela maioria dos votos. Isso mesmo, é uma tática do grupo perdedor de não demonstrar o quanto está fragilizado.

Leia também:

Renovação na Câmara de Tupã, era esperada no Executivo com a eleição de Gaspar

Caio Aoqui aposta em “traição” para manter controle sobre a Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *