A ONG UMONT(união do movimento negro com todos), não realizará a Festa da Consciência Negra esse ano em Tupã, o Presidente da entidade André Blackrap, disse que, por falta de patrocínio e agenda lotada para cumprir durante o mês, não será possível realizar o que seria a quinta edição do projeto que acontece desde 2005, a entidade conta com apoio de algumas empresas, pessoas físicas anônimas, e as vezes do Governo do Estado de São Paulo para realização dos projetos culturais.
A ONG realiza Palestras, Workshop, Oficinas, Shows com grupos de Rap, Samba Carnavalesco, Pagode e Dança Afro e levará essas atividades para comemoração da consciência negra em outras cidades; De 11 a 17/11 – FEIRA PRETA “Maior feira de Empreendorismo Afro Brasileiro da America Latina” – 19/11 SEMANA DA CONSCIENCIA NEGRA (Araçatuba) – 20/11 – SHOW DA CONSCIÊNCIA NEGRA (São Paulo) – 20/11- ENCONTRO PAULISTA DE HIP HOP – 23/11 ORGULHO NEGRO (Penapolis) – 24/11 ARQUIVO BLACK – (Marília) – 24/11 – E.E LELIO PIZA (Tupã).
No Brasil, o dia 20 de novembro representa um importante momento da história, especialmente para 52% da população brasileira, que é representada por pretos e pardos. A data lembra a morte do líder Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados, durante o período colonial no país. Apesar da data ter sido instituída como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei 12.519/2011, ainda não é considerada feriado nacional.
A adesão ao feriado ou instituição de ponto facultativo é decisão legal de cada estado ou município. Mais de 700 cidades já adotaram feriado, no Dia da Consciência Negra. A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Por André Blackrap
Contato: (14) 9702-0560
email: ong.umont@gmail.com
www.umont.com.br