Prefeito de Bastos é destaque na imprensa nacional

Os prefeitos da Confederação Nacional dos Municípios promoveram um evento de apoio ao ex-presidente Lula. 

Manoel Rosa, o primeiro à direita – Foto: Divulgação

O prefeito de Bastos (SP), Manoel Ironildes Rosa (MDB), foi destaque na imprensa nacional nesta quarta-feira (26), durante apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cidade de São Paulo (SP).

Os administradores entregaram ao candidato uma carta aprovada por 500 prefeitos. Lula aproveitou a ocasião para relembrar a participação que prefeitos tiveram durante seu governo entre 2003 e 2010, destacou o portal Yahoo.

— O que é importante é que um presidente da República não pode governar o país sem conversar com governadores e com prefeitos. […] Nunca antes na história do país um presidente tratou um prefeito com a cordialidade e participação que eu tratei de 2003 a 2010, afirmou o ex-presidente Lula na ocasião

A agenda contou com a presença de, pelo menos 16 prefeitos, entre eles, Manoel Rosa, e a prefeita da cidade de Monte Santo (BA), Silvana Matos, escolhida para dar o documento ao petista. Numa resposta aos ataques feitos à região do Nordeste durante a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL), Matos partiu para ofensiva e afirmou que “só quem nasceu na roça” entende o carinho e amor da região por Lula.

— Muitas vezes estou aqui em São Paulo e as pessoas não compreendem o porquê de o nordeste votar em Lula. Só quem nasceu na roça, quem não teve energia, não tinha escola – tinha que ir a pé -, que não tinha água e passou sede, só quem experimentou esse país governado por Lula entende o carinho, o respeito e o amor pelo senhor — afirmou a prefeita.

O evento aconteceu em Pinheiros. “Um país não pode ser rico se as prefeituras forem pobres’, disse Lula ao receber carta de prefeitos.

1º TURNO EM BASTOS

No primeiro turno, Manoel Rosa apoiou o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que agora apoia Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Com apoio do prefeito, o governador Rodrigo Garcia, foi o segundo mais votado com 2.642 votos (22,19%).

Seguindo uma tendência da maioria dos municípios paulistas, Jair Bolsonaro, teve 66,12% dos votos para a Presidência (8.614 votos), enquanto Lula foi a escolha de 26,41% dos eleitores (3.440 votos) do município.

Para o cargo de governador, Tarcísio foi o mais votado, recebeu 59,01% dos votos (7.027 votos) entre os eleitores de Bastos. Fernando Haddad (PT), ficou em terceiro: 2.056 votos (17,27%).

 

Caio Aoqui, Paulinho e Gilberto Kassab, o articulador de Tarcísio no estado

Pelo menos até agora, o prefeito de Bastos é um dos poucos a apoiar o PT de Lula e Fernando Haddad, neste segundo turno.

Já os prefeitos de Tupã, Caio Aoqui (PSD) e de Herculândia, Paulo Sérgio de Oliveira, o “Paulinho” (PP), por exemplo, externaram apoio aos candidatos da extrema-direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *