Categoria:

Prefeitura de Marília anuncia medidas para economizar e reduz horário de funcionamento

Prefeitura MaríliaA Prefeitura de Marília anunciou ontem (29) uma série de medidas para diminuir as despesas públicas. No início do mês, a Administração já havia adotado uma “economia de guerra”. Hoje foi publicado decreto no Diário Oficial do Município de Marília instituindo o Programa de Contenção de Despesa a partir do dia 04 de novembro. A duração será de três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Horário de funcionamento dos prédios municipais

O expediente administrativo das repartições públicas municipais será ininterrupto das 11h30min às 17h30min. Porém, o atendimento permanecerá normal na unidades escolares, unidades de saúde e unidades do Projeto Casa do Pequeno Cidadão. Os serviços realizados em regime de plantão e em jornadas especiais, tais como unidades de saúde da área de  urgência e emergência, unidades de abrigo e serviço de vigilância patrimonial também permanecerão inalterados.

Setor pessoal 

A partir de novembro está proibida a contratação de pessoal, com exceção de situações especiais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal. Também ficará suspenso o pagamento de horas extras, horas registradas em haver e de licenças prêmio, além da conversão de 1/3 (um terço) de férias em dinheiro.

Redução de despesas 

Em relação ao consumo de energia, deverá haver redução em 30%. Outra medida será a redução de gastos com combustíveis, sendo que cada veículo só poderá ser abastecido com a quantidade de no máximo  um tanque por mês, com exceção dos veículos destinados à limpeza pública, transporte de alunos, ambulâncias e outros.

O Decreto ainda proíbe o uso dos veículos da Prefeitura e Autarquias no intervalo para o almoço, principalmente para fins de deslocamento do local de trabalho até a residência do servidor ou a qualquer outro local em que faça as suas refeições. Após o expediente, todos os veículos deverão ser guardados nas repartições públicas municipais.

Os servidores também não poderão usar os veículos nos finais de semana, feriados e dias considerados ponto facultativo, com exceção das ambulâncias e dos veículos destinados à limpeza pública, conservação de vias públicas, atendimento social e uso em caráter prioritário ou emergencial.

As diárias concedidas aos servidores que efetuam viagens pelo município passarão pela autorização do Secretário Municipal de Economia e Planejamento, ou, na sua ausência, do Secretário Municipal da Fazenda. Também deverão ser suspensas as autorizações para os servidores participarem de cursos, congressos, feiras, seminários e eventos similares.

Outras medidas também englobam a suspensão da contratação e renovação de assinaturas de jornais, periódicos e revistas; suspensão de ajuda para a realização de eventos promovidos por órgãos ou entidades governamentais e não governamentais, excetuados os eventos já contratados e suspensão da realização de compras e serviços.

Ficam proibidas as ligações de telefones fixos para telefones celulares. Já as ligações interurbanas de telefone fixos somente serão realizadas mediante a autorização do Secretário da pasta e para atender situações emergenciais.

Economia 

Desse modo, a Prefeitura pretende economizar R$ 500 mil por mês, podendo chegar a uma economia de R$ 2 milhões em 90 dias. Segundo o prefeito, a “economia de guerra” é motivada pela perda de 20% a 30% das expectativas com os repasses estaduais e federais.

Fonte: Matra – Marília Transparente

Leia Também: 

Prefeitura de Quintana não adere à mobilização da AMNAP e manterá prefeitura aberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor