MANIFESTO E ATO DE DESAGRAVO
Nós, profissionais de imprensa que atuam neste município de Osvaldo Cruz, através do presente manifesto de desagravo em favor de colegas que foram desrespeitados no exercício profissional pelo vereador Homero Massarente, atual presidente da Câmara Municipal.
O vereador tratou de maneira lamentável repórteres de veículos de comunicação da cidade, desrespeitando não apenas os profissionais mas também os veículos que representavam durante reportagem sobre acidente envolvendo o vereador e um veículo recém-adquirido pela Câmara.
Nós, profissionais, queremos através deste documento salientar ao nobre vereador que como pessoa pública tem o dever de prestar contas à população.
E é dever da imprensa, no contexto de uma sociedade democrática, tornar público qualquer fato que seja de interesse social e envolva seus representantes políticos.
Isto sem esquecer que também é dever da imprensa informar e questionar através de perguntas que, podem trazer tom de desconforto. Entretanto, lamentamos que o vereador tenha respondido de maneira rude aos profissionais de comunicação, menosprezando a credibilidade dos jornalistas e os veículos de comunicação que representavam.
A classe repudia a forma e o tratamento dispensado por um representante do povo, como fez o senhor Homero Massarente.
A imprensa, no episódio, cumpria seu papel de informar e não fez mais do que a sua obrigação.
Mesmo assim, queremos salientar que não há qualquer tipo de perseguição política junto ao vereador, visto que os veículos aqui representados reafirmam o seu compromisso com a seriedade e a imparcialidade no tratamento dos fatos.
E foi pela legítima atuação da imprensa que o vereador fosse procurado para emitir a sua versão sobre o ocorrido.
Queremos sim, tornar público, nossa profunda tristeza com a atitude lamentável do nobre vereador e nos solidarizando com os colegas que foram desrespeitados no episódio.
Osvaldo Cruz, 19 de maio de 2011.
Áudio:
A fala irônica sobre carro de luxo da Câmara