Prodesp exigiu da Prefeitura de Tupã a reabertura do “Infocentro”

Foto/Divulgação
Foto/Divulgação

Ao contrário do que a Secretaria Municipal de Cultura divulgou desmentindo o blog sobre o fechamento do Infocentro ou o Acessa São Paulo, a verdade é outra: tão logo a Secretaria de Gestão Pública tomou conhecimento sobre o fechamento do órgão em Tupã, foi enviado um representante do Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estrado de São Paulo para se informar sobre o ocorrido.

A matéria sob o título “Prefeitura não irá fechar Infocentro, que será modernizado e terá acessibilidade” foi enviada à imprensa na quinta-feira (7). Foi neste mesmo dia que o representante da Prodesp esteve na Secretaria de Cultura para discutir com o secretário Charles dos Passos uma saída diferente da decisão tomada de fechar as portas de um programa desenvolvido através de parceria entre a municipalidade e o Estado.

Depois do encontro entre os representantes da Secretaria da Cultura e o gestor do Prodesp, houve reunião no gabinete do prefeito Manoel Gaspar (PMDB) e a decisão de fechar o Infocentro foi revista para manutenção da parceria entre o Governo do Estado e a Administração de Tupã.

Assim, após uma decisão equivocada da Prefeitura, decidiu-se desmentir o blog e afirmar que o Acessa São Paulo ocupará um espaço privilegiado da biblioteca municipal professor Tobias Rodrigues. As reformas para as futuras instalações começam nesta semana, com previsão de abertura para o final do mês de agosto. Os dias de funcionamento serão de segunda à sexta, no horário comercial: manhã, das 8h às 11h horas e à tarde das 13h às 17h.

A decisão de fechar o Infocentro foi baseada na eventual baixa frequência do programa em Tupã e levando em consideração que outros municípios também teriam agido de forma idêntica como contenção de despesa. É possível que em Tupã a frequência tenha sido reduzida após a decisão da Administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) de instalar o programa num cubículo sem ventilação e sem acessibilidade.

Os móveis desgastados pelo tempo e as cadeiras utilizadas pelos frequentadores estão quebradas. Ainda que fosse verdade que a atual administração tivesse a intenção de melhorar o programa, deveria ter comunicado à imprensa para avisar a população sobre o seu suposto fechamento temporário.

Acessa São Paulo surgiu como opção para a inclusão digital

O Acessa São Paulo é um programa de inclusão digital do governo do estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com apoio da Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo.

Instituído em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do estado o acesso às tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. O objetivo do programa é permitir que cidadãos de todos os níveis socioeconômicos possam fazer uso dos serviços que a rede disponibiliza.

Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém telecentros, espaços públicos com computadores e conexão banda larga para acesso gratuito e livre à internet. Até 2007, o Programa Acessa São Paulo também dispunha de Postos Comunitários, estabelecidos em parcerias com entidades comunitárias e localizados em sua maioria na periferia de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *