Nesta época do ano, “Tata” Avanso se transforma em “Tata Noel”.
Neste período de festas natalinas, as irmãs Andréia e Adriana “Tuca”Avanso continuam um legado deixado pelo pai: vestir a fantasia de Papai Noel e distribuir presentes às crianças carentes da periferia ou que são mantidas em instituições beneficentes de Tupã (SP).
Mesmo depois de 18 anos, a rotina das irmãs é reunir os amigos e colaboradores para arrecadar durante meses que antecede o Natal, o máximo possível de brinquedos, guloseimas e refrigerantes. Chamada de “Tata”, por ser a filha mais velha de Antenor Avanso, se veste de Papai Noel e se transforma em “Tata Noel”.
As irmãs contam com ajuda de uma equipe do Rotary Clube Vanuíre de Tupã durante a arrecadação, organização e distribuição das “encomendas”.
Na tarde deste sábado, às 4h, haverá mais uma grande distribuição de brinquedos na periferia de Tupã. A primeira visita para entregar presentes foi no meio da semana no Lar Santo Antônio.
Além de presentear as 108 crianças e adolescentes que são assistidas pela entidade, o Rotary Vanuíre doou à instituição uma TV de LED – 55 polegadas.
PAPAI AVANSO
Antenor Avanso foi um homem simples, carismático, brincalhão e acima de tudo família – respeitador. Como reconhecimento a administração municipal deu seu honrado nome à Vila Dignidade, localizada na zona sul de Tupã – um projeto do governo do Estado que construiu um conjunto de imóveis residenciaais para pessoas idosas e sem família. O projeto é semelhante ao Recanto do Idoso.
Empreendedor como comerciante, Antenor Avanso gerenciou a Rádio Clube de Tupã e, por muitos anos, foi Rei Momo dos saudosos carnavais de rua. Na mesma proporção da Festa de Momo, era sempre lembrado para ser o Papai Noel do município ou do comércio.
Seu legado e sua sensibilidade de um olhar diferenciado de caridade é o que mantém a tradição executada com o mesmo objetivo por suas filhas – permitir para crianças carentes um momento de alegria e, que mantenham vivas no imaginário toda simbologia da figura do bom velho de barbas brancas com roupas vermelhas e sua generosidade na noite de Natal.
Amigos também se recordam das festas com boa moda de viola patrocinadas por Antenor Avanso, quando seu cunhado Tião Carreiro vinha a Tupã visitá-los. O renomado e saudoso artista “era casado com minha tia Nair Avanso Dias”, relembra Tata.
Leia também: Papai Noel comunista? O simbolo natalino surgiu na Alemanha.
Obrigado Jota Neves pelo carinho comigo e com minha família
Meu pai gostosa muito de você um grande profissional que Deus te abençoe sempre.
Muito bom a família merece todo carinho do mundo e que nossa mãe Maria cubra com seu manto sagrado essa maravilhosa meninas muita paz saúde viva família BETHA beijos