Categoria:

PT fica enfraquecido no Governo de Tupã e perde mais uma “estrela”

Agora, duas forças podem tentar emplacar novo secretário (a). Foi assim quando da primeira “exoneração” de Antonio Brito. Dois vereadores tentaram indicar para a pasta da Saúde uma mulher. Um ex-secretário de Saúde também pode ser lembrado.  

BritoA previsível exoneração do secretário de Saúde, Antonio Brito (PT) enfraqueceu ainda mais o espaço que o Partido dos Trabalhadores detinha na administração de Manoel Gaspar (PMDB). O presidente da sigla no Município, José Romero Sobrinho “Riti”, demonstra preocupação com a situação.

Sem querer fazer nenhum trocadilho, apesar da preocupação com a situação, Riti fica numa “saia justa” e encontra insegurança para “transitar” sua insatisfação ocupando a pasta de Segurança e Trânsito. A dobradinha Gaspar e Thiago foi promissora. O vice-prefeito Thiago Santos e o PT saíram fortalecidos.

A vitória nas urnas em 2012 garantiu status jamais alcançado pelo PT em Tupã. Além do vice-prefeito, o vereador mais votado também veio da sigla. À época no PT José Maria de Oliveira, “Zé Maria”, obteve 1.500 votos. Ao assumir o Governo, Gaspar destinou quatro Secretarias para os petistas: o professor José Leite se filiou e ficou com a Educação; Antonio Brito, apesar das críticas foi o primeiro a ser apontado para ocupar a Saúde; Riti ficou com Trânsito e o vice com a Secretaria de Relações Institucionais.

Mas, institucionalmente, o PT começa perder espaço. Não pegou bem o vice-prefeito sair do Paço para uma sala que até então servia de depósito no prédio onde hoje funciona a Secretaria de Meio Ambiente, em área do Centro de Integração do Menor (CIM). Se não bastasse, mesmo antes do Ministério Público se manifestar sobre a incompatibilidade da manutenção do secretário na Saúde por causa do seu cargo na gerência de um hospital que recebe recursos da municipalidade, tentou-se exonerar Brito.

A eventual exoneração no ano passado saiu pela culatra porque os médicos que o indicaram esbravejaram. Gaspar foi obrigado a voltar atrás da estimulada decisão que havia tomado. Nos últimos meses havia uma guerra fria declarada. A Administração esperava que Brito pedisse a exoneração e ele exigindo ser exonerado até que o Ministério Público deu um empurrão para à tomada de decisão.

Assim, conforme o blog havia antecipado sobre a saída definitiva de Antonio Brito, não está descartada a possibilidade do PT perder mais uma “estrela” dentro do GMG – Governo de Manoel Gaspar. A primeira a deixar a “constelação” foi o parlamentar recordista de voto Zé Maria. Hoje ele está no recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Leia também:

Gaspar retorna de viagem à Prefeitura de Tupã-SP enfrentando turbulências políticas

Turbulências políticas II: médicos prometem rebelião e parar atendimento nos hospitais de Tupã-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor