Até a Polícia teria sido acionada para “apaziguar” os ânimos. Dedetização não pode ser feita até sábado por causa da Campanha “Fique Sabendo”.
Uma borrifada de veneno para conter algumas baratas brancas que surgiram na sala de vacinas do Centro de Saúde 1 (CS-1) localizado nos fundos do prédio do Instituto Nacional de Seguridade Social em Tupã foi suficiente pra provocar uma verdadeira correria.
Pacientes ouviram gritos de funcionários da unidade e sem saber do que se tratava começaram se agitar nas dependências da unidade e, quando tiveram certeza do que se tratava, não tiveram dúvidas e saíram em desabalada carreira para a área aberta e outros até para o meio da rua.
Já funcionários não tiveram como escapar da cena dantesca. Sob o frízer de vacina existiria um verdadeiro ninho de baratas, ratos e sua família completa. A que mais teria metido medo foi uma ratazana capaz de enfrentar um cachorro e que se levantava como se quisesse enfrentar numa luta quem se atrevesse a tirá-la no aconchego.
Foi uma circunstância jamais presenciada em um local, onde se acredita que esteja imune dessa situação, haja vista a tamanha da exigência que a Prefeitura faz para comerciantes da cidade e com razão. Mas daí, numa unidade de saúde um ninho desse tipo de bicho é para tirar o sossego de qualquer paciente que busca exatamente o oposto num ambiente como esse.
O fato foi confirmado à reportagem por um policial que não quis se identificar, mas que tomou ciência do ocorrido e garantiu que até a PM teria sido acionada para serenar os ânimos no local que ficaram exaltados após o ataque de baratas brancas e ratazanas em plena manhã desta terça-feira (26).
Pensou-se em dedetizar o local, mas como no sábado (30) todas as unidades de saúde estarão funcionando até às 15 horas, por causa da Campanha “Fique Sabendo 2013”, que este ano tem como tema “Faça o teste do HIV e Sífilis”, a ideia foi protelada.
A campanha faz parte das ações do Dia Mundial de luta contra a AIDS, que acontece em 1º de Dezembro. O objetivo é incentivar a realização dos dois testes entre as pessoas sexualmente ativas e nas pessoas com maior vulnerabilidade. Além da coleta para as duas doenças, as Unidades de Saúde de Tupã também oferecem para Hepatites B e C.
A reportagem do b blog não conseguiu contato com o secretário de Saúde, Antonio Brito para saber, quais providências serão tomadas, mas em conversa com funcionários de outra unidade de saúde o diagnóstico sobre ratos e insetos foi o mesmo. É comum esse tipo de ocorrência.
BARATAS
Baratas, assim como todos os insetos “trocam de pele” quando precisam crescer. Elas soltam a camada mais externa da pele (o exoesqueleto) para aumentar o tamanho do seu corpo, é como se ela trocasse de roupa.
Quando esse processo, que chamamos de ecdise acontece, o inseto fica com o corpo frágil com a cor bem clara, quase branca, pois uma nova pele ainda está se formando e precisa de um tempo para endurecer e escurecer. Mas algumas espécies de baratas que habitam cavernas são albinas por natureza ou então possuem muito pouca pigmentação na cutícula.
Existem ratazanas grandes. Um parente muito próximo do rato que pode atingir esse tamanho gigantesco é o ratão-do-banhado, um roedor encontrado em locais úmidos.