Falhas na apuração do concurso de blocos geraram polêmica e Prefeitura aceita sugestão para mudar em 2015.
O Tupã Folia 2014 foi literalmente o Carnaval mais brigado que já se teve notícias dos últimos anos. Os desentendimentos começaram desde a publicação do primeiro edital para licitação que tinha por objetivo contratar empresas para montar a estrutura do circuito carnavalesco e terminou com falhas na apuração do concurso de blocos. O bloco Abanaê que debutou na avenida ganhou, mas não levou. O Monobloco foi campeão.
A desclassificação do Abanaê – fundado pela Ong Umont – União do Movimento Negro com Todos gerou desentendimento até entre as diretorias das agremiações. Ademir Lopes acusou a diretoria do Abanaê de fomentar a discórdia e, a diretora de Cultura da agremiação Afro, Marisa Silva retrucou: “nosso descontentamento não é com nenhum bloco e sim com a Comissão Organizadora”. No entendimento dela, não havia nenhum cronometro e, portanto, como foi apurado que o bloco que ela representava teria ultrapassado o limite de tempo.
Como se nota, o Tupã Folia terminou na madrugada da quarta-feira de cinzas, mas não acabou. A fogueira se acendeu após o show da sambista Lecí Brandão e ganhou contornos de um enredo mambembe como aquele cantado por Chico Buarque.
No palco, na praça, no circo, num banco de jardim
Correndo no escuro, pichado no muro
Você vai saber de mim
Mambembe, cigano
Debaixo da ponte
Cantando
Por baixo da terra
Cantando
Na boca do povo
Cantando
Mendigo, malandro, muleque, mulambo bem ou mal
Cantando
Escravo fugido, um louco varrido
Vou fazer meu festival
O enredo ganhou as paradas de sucesso e os desentendimentos ganharam às emissoras de Rádio e se confinaram em gabinetes.
Poeta, palhaço, pirata, corisco, errante judeu
Cantando
Dormindo na estrada, no nada, no nada
E esse mundo é todo meu
Nos bastidores políticos comentários davam conta nesta segunda-feira (10) que na sessão ordinária de quinta-feira (6) da Quaresma o “bicho” teria pegado no Legislativo entre dois parlamentares. O fato foi negado por um dos supostos envolvidos. Segundo as informações, um defendia os reclames do bloco Abanaê, enquanto o outro o acusava de ser contra a administração e defendia o Executivo e a Comissão de Frente, assim como defendeu o tempo todo a realização do Carnaval – durante embate com o “Mestre-Sala” do PC do B.
“O fato é que o bloco ABANAÊ que é um bloco afro ligado a ONG UMONT foi prejudicado e os integrantes que são de maioria Negra e alguns gays se sentiram humilhados e vítimas de preconceito”, disse o presidente da entidade, André Prado dos Santos. Nesta segunda-feira (10) a Secretaria de Turismo admitiu falhas e possibilidade de aceitar sugestões para melhor o concurso de blocos para o evento de 2015.
Leia e-mail abaixo enviado para alguns blocos:
Mensagem encaminhada ———-
De: Turismo <turismo@tupa.sp.gov.br>
Data: 10 de março de 2014 08:16
Assunto: RES: REGULAMENTO ATUALIZADO
Devido alguns problemas que tivemos, gostaríamos que vocês nos mandassem SUGESTÕES para alteração ou inclusão no regulamento dos Blocos, para que o ano que vem possamos melhorar, apesar que o regulamento não tem erro nenhum, mas algumas coisas ficaram em dúvida. Mas frisando que, queremos SUGESTÕES, não quer dizer que iremos mudar, mas se forem boas as sugestões poderemos pensar em alterar alguma coisa. Obrigado a todos, e parabéns aos vencedores, não esqueçam de vir até a Secretaria de Turismo para receber o prêmio.
Att
LENON BASTOS DE CARVALHO
Assessor de Planejamento e Gestão
Tel: (14)3491-5013