Categoria:

Sem dinheiro: Prefeitura empurra pagamento de horas extras para fevereiro

A decisão provocou reunião de garis e a paralisação não está descartada, caso a medida não seja revista. 

Secretário Anderson Pereira explicou a tese do Executivo, após publicação da portaria
Secretário Anderson Pereira explicou a tese do Executivo, após publicação da portaria

Os garis lotados na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Tupã promoveram na manhã desta quarta-feira, dia 13, reunião com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e diretores da pasta, para discutir a portaria baixada na sexta-feira, (8), pelo prefeito José Ricardo Raymundo (PV).

De acordo com o documento, a partir de agora, todos os funcionários públicos municipais que fizerem horas extras receberão 50% em folha e a outra metade, em fevereiro de 2019. 50% de horas extras são equivalentes a 25 horas extras mensais. A Prefeitura só paga até 50 horas extras/mês.

No caso dos garis, motoristas de ambulâncias e da Educação, entre outros possíveis profissionais do setor público municipal laboram muito mais que apenas 50 horas extras ao mês.

SEM DINHEIRO

A questão é: qual a vantagem vai levar a Prefeitura ao postergar o pagamento de todas as horas extras para fevereiro? Segundo apurou a reportagem, não há dinheiro para pagá-las em dia. Uma fonte revelou que não há sequer recurso para a próxima folha de pagamento dos funcionários. A arrecadação caiu muito.

A saída, de acordo com a portaria do prefeito é protelar o pagamento de 50% de todas horas extras para o ano que vem, acreditando na recuperação da economia – e da arrecadação com os impostos como IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e o próprio IPTU a partir de março.

Depois da reunião, às 6 horas da manhã, os garis saíram para coletar o lixo...
Depois da reunião, às 6 horas da manhã, os garis saíram para coletar o lixo…

A “FISGADA”

Caio Ricardo

Do encontro de hoje ficou decidido que os garis vão aguardar uma reunião entre o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marcos Antônio Barbosa, o “Borracha” e o prefeito Ricardo Raymundo, que retorna da licença neste fim de semana. Os funcionários esperam que o Sindicato “fisgue” as reais intenções do Executivo para definir uma estratégia de ação.

O prefeito licenciou-se, e deu férias ao secretário de Finanças, Cláudio Zopolato para ambos curtirem uma pescaria. Só para lembrar, o atual vice-prefeito, Caio Aoqui está respondendo interinamente como prefeito de Tupã, mas não tratou diretamente sobre o protesto dos garis, nas dependências da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Os trabalhadores explicaram ao sindicalista e ao vereador Paulo Henrique Andrade (PPS), que assumiram compromissos e o pagamento de apenas 50% das horas extras têm prejudicado o orçamento familiar.

A categoria também está desconfiada da suposta garantia de recebimento da outra parte em fevereiro, através do banco de horas. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Luiz Pereira deixou claro que a decisão foi do Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor