Apesar dos protestos, Ana Cláudia é substituída. O ex-secretário de Saúde, Antônio Brito assume cadeira no Legislativo, como o blog havia previsto há quase dois meses.
A vereadora Telma Tulim (PSDB) assume nesta segunda-feira, 16, o cargo de Secretária Municipal de Assistência Social (Semas). Como previsto, a assistente social Ana Cláudia Lavagnini Costa deixa a pasta, apesar de protestos de funcionários contra a nova titular. Até o COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social se posicionou contra a ideia.Era um sonho da parlamentar comandar a área social. Na administração de Manoel Gaspar (PMDB) chegou a ter um Departamento de Proteção à Mulher, mas sem nenhuma função pratica. Com a substituição, Antônio Brito (PSB) assume a suplência. Brito foi secretário da Saúde dos Governos de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) e de Gaspar.
O PSB volta a ser o partido com o maior número de vereadores numa bancada, mesmo com a saída de Charles dos Passos (PSB) para a oposição.
A ida de Telma Tulim para a pasta da área social faz parte de um amplo acordão perpetrado entre o Executivo e os presidentes dos Diretórios do PSB e do PSDB com Thiago Santos e Edson Schiavon, respectivamente. O PSDB representado pela delegada aposentada e o pastor Eliézer de Carvalho deixou a oposição para apoiar o prefeito José Ricardo Raymundo (PV). O pastor segue na Câmara, mas responde pela Secretaria de Meio Ambiente.
PACOTÃO
Neste pacotão de troca-troca de secretários, Renan Pontelli (PSB) assumiu a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. O lugar dele passou a ser ocupado por Valdir de Oliveira Mendes, o “Bagaço” (PSDB). Também foi prometida a criação da Secretaria da Juventude para Tiago Matias (PRP).
Já Brito assume a cadeira no Legislativo no lugar de Telma Tulim. Outros dois ex-vereadores também podem ressurgir no parlamento tupãense. Um deles, Ribeirão. Isso só vai acontecer se seu colega de partido Rudynei Monteiro resolver renunciar.
A quarta mudança nas cadeiras da Câmara, também vai depender da atuação do prefeito Ricardo Raymundo.
Leia também a matéria que desnudou o troca-troca de secretários e de vereadores: