Transição: Tarcísio defende aumento de 50% no próprio salário

O governador eleito de São Paulo obteve 24.935 votos em Tupã no segundo turno, o que representou 71,63% dos votos válidos, contra 9.877 votos (28,37%) de Fernando Haddad (PT).

Tarcísio faz aceno positivo a aumento do próprio salário para beneficiar outras categorias

Tarcísio – Foto: Evaristo Sa/AFP

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou nesta quinta-feira (17) a possibilidade de aumentar o próprio salário para beneficiar a elite do funcionalismo estadual, como auditores fiscais e policiais. A remuneração das categorias tem como base o salário do chefe do Executivo.

Uma proposta que prevê 50% de aumento para o governador está sendo discutida na Assembleia Legislativa de São Paulo. A estimativa de parlamentares é que a medida geraria um impacto de R$ 1,5 bilhão.

Após sua primeira reunião com a equipe de transição, Tarcísio foi questionado por jornalistas sobre o possível aumento. Ele disse entender que o reajuste é necessário, desde que a questão fiscal seja contemplada.

“Existe a necessidade de você recuperar o poder de compra do servidor, do funcionalismo público. […] Tem carreiras que precisam também da recomposição. Na área da Educação, na área da Saúde, na área da Segurança. Então isso tem que ser avaliado com responsabilidade. Entendo que isso é necessário, mas a gente tem que contemplar a questão espaço para fazer os ajustes que a gente tem que fazer também nas carreiras de entrada.”

Segundo Tarcísio, esse é um assunto que deve ser discutido “com muito cuidado”. “Esse é um assunto que a gente tem que olhar mais para a frente”, afirmou.

O governador eleito disse que é preciso discutir com responsabilidade, já que o congelamento do teto salarial desde 2019 prejudicou várias categorias.

“A gente tem que ter muita responsabilidade, porque quando você fala em aumento do salário do governador, você tem que ver que essa é a baliza para o teto do funcionalismo. Então, no final das contas, isso impacta uma série de carreiras e impede que uma série de profissionais tenha um aumento real, tenha um aumento de salário. Eles já estão com uma perda salarial porque esse teto está congelado desde 2019.”

*Publicado por Renan Porto, com informações de Bruna Macedo

Fonte: CNNBrasil

Leia também: Caio espera apoio “extremista” para virar a página do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *