200 funcionários públicos devem ser exonerados dos cargos da prefeitura de Tupã-SP.
O samba enredo é o mesmo de outros carnavais. Improbidade administrativa, corrupção e peculato na dispersão. Na concentração mesmo, duas centenas de famílias de cabeça baixa tentando entender o que o blog vinha denunciando sobre a administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB).
A verdade é que quem passava seja por méritos ou não, ninguém sentia nenhum remorso ou compaixão pelas centenas de outros candidatos que foram enganados e tiveram os cargos furtados pela turma do professor Waldemir.
Mas as denúncias feitas por vários anos eram para alertar candidatos de concursos de que a pratica de incinerar documentos sobre concursos eram criminosas. Não só escondia praticas irregulares, como também condenavam aqueles que de fato e de direito conseguiram com méritos seus feitos.
Mas a folia da incineração e de fraudes tinha um objetivo único. Não era preocupação com quem passou nos concursos de forma legal, era esconder eventuais indícios de provas contra aqueles beneficiados de forma ilícita. Portanto, quando houve o alerta, até os candidatos que passaram de forma legal deveriam cobrar das autoridades a licitude ampla e irrestrita para preservar os próprios direitos.
Agora, os beneficiados pelo esquema ficam à mercê da fiscalização e outros aprovados estão na mesma situação. Já os que acreditam ter sido aprovado por mérito, precisam torcer para que os demais concursos não sejam fiscalizados pelo Tribunal de Contas (TC). A probabilidade de isso acontecer é pequena.
Encontrada uma irregularidade é possível que outras existam. E existem. Foram concursos que aprovaram Aracelis Gois Morales (PSD), Adriano Rogério Rigoldi (PSDB) Carla Ortega Brandão (PSDB), suas amigas e várias outras (os) que contemplavam inclusive o cunhado do prefeito, filho do vice-presidente do PSDB e amantes de políticos “influentes”.
EQUIPE ASSESSORIA
A empresa sob suspeita da pratica da irregularidade em parceria com a administração Waldemir é uma velha conhecida dos leitos do blog: Equipe Consultoria e Assessoria. Há quem diga que existiria até um conluio (combinação entre pessoas para enganar ou prejudicar alguém) entre esta empresa e a ex-secretária da Educação Carla Ortega e outros integrantes do staff da ex-administração.
A verdade é que mais de duzentas (200) pessoas podem ter sido prejudicadas pela realização de um desses concursos. Claro, o número é bem maior e pode chegar a outras centenas de vítimas do esquema de fraude.
Diretamente aparecem os candidatos aprovados pelo concurso 01/11. Esse é um dos primeiros concursos realizados pela administração Waldemir Gonçalves Lopes. Sessenta e duas (62) pessoas já foram notificadas pela prefeitura, através do Recursos Humanos (RH) sobre a nulidade do certame. Houve choro, desespero de quem pagou, estudou, batalhou por uma das vagas de forma licita e assim, também foram prejudicados.
Entre os aprovados deste concurso estão ocupantes dos seguintes cargos: monitor, braçais, carpintaria, marcenaria, agente comunitário de saúde, auxiliar de atividades operacionais, vigilantes, auxiliar de consultório dentário e auxiliar de desenvolvimento infantil (creche).
FLAGRANTE
O flagrante da irregularidade praticada pela administração Waldemir Gonçalves Lopes foi constatada pelo blog e pelo auditor do TC, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis. Agora cabe aos prejudicados procurar o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e buscar na Justiça verificar se haveria algum meio de ressarcimento desse prejuízo material e moral.
A incineração de documentos de provas de concursos, gabaritos e outros era uma praxe. Na maioria das vezes para camuflar fraude que beneficiava pessoas que a “administração” tinha interesse ou mesmo interesse pessoal deste ou daquele diretor e ou secretário (a). Uma das diretoras da Saúde com o conhecimento do ex-vice-prefeito e ex-secretário da Saúde, Cesar Donadelli (PSDB) era a responsável por transportar o material e queimá-lo em sua propriedade rural.
Muitos outros documentos foram incinerados na fornalha da Santa Casa de Misericórdia que tinha como provedor à época o tio do secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi. Provas de concursos que aprovaram até médicos eram corrigidas dentro da Secretaria de Saúde. A fraude era tão promiscua que o blog atribuiu uma fala ao ex-prefeito e ele nunca deu explicações sobre o tema.
A conversa teria sido entre Donadelli e duas funcionárias da Saúde que queriam saber quando elas seriam beneficiadas. “No próximo, nesse o Adriano (Rigoldi) não vai deixar”, teria advertido o vice. “No concurso seguinte as protegidas foram aprovadas, mesmo apesar de o blog ter registrado em Cartório os nomes daquelas que seriam aprovadas”.
Dois anos depois da Folia administrativa de Waldemir Gonçalves Lopes, centenas de funcionários públicos estão “pulando” miúdo para escapar da guilhotina que já feriu muitos. Os que ainda se sentiam imunes sentem agora na própria pele que o corte é profundo e dolorido, mesmo para aqueles que não se sensibilizavam com o sofrimento das vítimas do bando que furtava a dignidade e o cargo alheio.
Pois é, algumas ¨pessoas¨¨,sem escrupulos; agem de má fé,e auqeles q pagaram,suas inscrições,para participar de um ¨concurso sério ¨agora vão ser prejudicadas,por um bando(quadrilha) de mafiosos.Cadeia nelesssss!!!!!!
Que tal então convocar os responsáveis por essa palhaçada,e colocarmos auréolas em suas cabeças
Caro leitores, isso aí já era de esperar. Favorecimento na cara dura com pessoas sendo contempladas por concursos fraudulentos.
Os que tinham o “poder” colocavam e tiravam quem queriam.
Restava ao povo ficar na saudade, pois de nada adiantava reclamar. Quem reclamava era perseguido, assediado moralmente, processado administrativamente; entre outros “prêmios”. Este era o verdadeiro “respeito por você”.
Agora que a verdade está vindo à tona, quem deve irá temer. Aos que nada devem, ainda existe a possibilidade de comprovar a sua capacidade e competência, ou seja, fazer outro concurso e passar.
Uma coisa é certa, muita gente que se achava intocável e toda poderosa, tá com a corda no pescoço.
E vamos aproveitar e curtir esse excelente carnaval em outro ritmo, pois o famoso samba do crioulo doido esta acabando.KKKKKKKK.
E viva a justiça.
Quando alguns honestos ficam quietos, sabendo da existência de uma maracutaia, outros tantos em algum momento pagarão a conta pelo ocorrido… Já dizia um figura… não me espanto pelas maracutaias que estes bandidos fazem, me espanto pelo silêncio dos honestos quando veem essas maracutaias…
Minha opinião: acho sim que a imprensa tem que descubrir fraudes e divulgar para a população, é o seu papel constitucional. mas o poder público que tem regras, principalmente em admissão de pessoas por concurso público não pode assim a torto e direio, provocar terrorismo com pessoas, ameaçando exonerar mais de 250 servidores de uma uma vez. Todo concurso, sendo ele fraudado ou não tem pessoas que se inscreveram, estudaram,passaram nas provas por seu próprio mérito, tomaram posse, estão trabalhando há 2 anos. Me parece que as regras desse concurso que ocorreu no inicio de 2011,tinha como regra para interpor recurso, quem se sentisse prejudicado, 180 dias. Não importa se documentos e provas foram incinerados com intuito de esconder fraudes. O que não pode é passados 2 anos se tentar prejudicar aqueles que foram aprovados de forma limpa e foral empossados e estão trabalhando. Acredito que o atual Prefeito deva ter o bom senso de pensar melhor nessa decisão, pois qualquer servidor que se sentir prejudicado, basta constituir um bom Advogado trabalhista e entrar com uma açao contra a Prefeitura, que terá grande chance de vitória. Não se pode ir exonerando dessa forma, mesmo tendo o cncurso indicios de fraude. Caso haja suspeita de fraude, que se puna os responsáveis e em última instância o responsável maior, o ex-Prefeito Municipal.Se a Prefeitura continuar com o objetivo de atingir os beneficiários da fraude, prejudicando os aprovados de forma legal, vai haver uma grande quantidade de ações judiciais, com grande possibilidade de vitória dos servidores e prejuizo á prefeitura e desgaste político ao novo Prefeito logo no inicio de mandato.
o duro quem nao participou do esquema vai pagar caro pagar com seu emprego na prefeitura e agora sera que o waldemir vai pagar o salario deles
sera que poderemos ver o mesmo Tribunal de contas punir os responsaveis e agora pais e maes desempregados com contas a pagar ,que estudaram e passaram em vagas como limpeza,pedreiro aux. geral…Com os grandões ninguem mexe ,sempre sobra para o pobre trabalhador..
Só por curiosidade : se houve de fato o caso da afirmação de que as duas funcionarias passariam em concurso futuro e que de fato passaram e o blog registrou tudo, por que só um concurso cancelado? os demais estão corretos? a documentação está ai ou foi incinerada tambem? e o concurso que um dia antes da prova corria email pela cidade com o nome de alguns que pasariam e que gerou ate reunião da NIA e acessores quando saiu, gerou uma caça as bruchas feita por um desenhista SEPLIN e um funcionario do CPD para descobrir de onde partiu o email? ???????
Pena muita gente boa tb passou nestes concursos e serão lesadas assim como as que “não passaram” e as demais que foram lesadas juntamente com toda a população, pois esta massiva demissão de agora prwjudicar tambem o razoavel serviço municipal que vinha sendo feito.
Agora novos concursos deverão ser efetuados, novas contratações, novos gastos, porem algo de bom deve ocorrer : funcionarios mais aptos (ou melhor dizendo, mais funcionarios aptos de fato) e melhor qualidade dos serviços prestados.
Mas há de se verificar os demais concursos tb e não somente este que fora cancelado. E esta cambada de sem vergonha anda livre pela cidade, sorrindo e querendo ainda se impor como se fossem gente seria e honesta, e há até quem os defenda!
Quem ler uma notícia desta poderá até pensar que na administração gaspar anterior a do waldemir existia transparência e honestidade. Isso é até uma piada, todos são farinha do mesmo saco, e vc meu cari repórter, pare de bater só no waldemir, porque bem sabemos que ele é seu desafeto e comece a baixar a lenha neste carnaval que gastou milhões de dinheiro público para separar ricos de pobres.
Caro indignado, nunca meti o pau no Carnaval realizado pela administração Waldemir. O fato dele ser um eventual desafeto há uma explicação simples: eu defendo interesse público e ele o do pessoal dele ao qual você possivelmente fez ou faz parte. O “x” da questão esta acima da minha ou da sua vontade e envolve mais de duzentas (200) famílias enganadas por ato de possível improbidade administrativa que acarreta prejuízo aos cofres públicos e ao cidadão. Tanto é verdade que existe a possibilidade de que essas pessoas tenham que devolver dinheiro ao Município. Não é admissível que se uma administração tenha cometido qualquer ilicitude que a outra também teria o direito de fazê-la. Além do que, não é a imprensa que está falando é um dos instrumentos fiscalizados da administração pública. Seria razoável que a Câmara Municipal instaurasse uma investigação para apurar a Folia 2011 dos concursos públicos em Tupã.
E aí? Como fica o concurso para diretor de escola, onde Rosilene da Silva Rabaldelli passou e assumiu mesmo não estando habilitada?
Amiga Ligada,a diretora Rosilene é peixe pequeno,mas também deve pois foi beneficiada pela amiga Carla Ortega,já essa manibulou o edital do próprio concurso ferindo até a LDB .E agora quero ver a lisura e transparencia da atual administração.Pois é isso que esperamos do Sr GASPAR e TIAGO estamos de olho…….
Amigo Jota,será mesmo verdade que veremos a justiça dos homens ser feita? Carla Ortega e sua corja cair,depois de tantos desmandos.Pois da justiça Divina eles não teriam como escapar,essa noticia começa a dar animo para os servidores principalmente os da Educação pois nem tudo esta perdido.Justiça Seja Feita…..
Sabe Jota algumas pessoas escondem suas sujeiras debaixo do tapete!A ex- secretária Carla Ortega escondeu sua mãe, por bom tempo no deposito de sua secretária.Agora a mae foi escondida sabe onde?Na biblioteca da escola India Vanuire isso mesmo!uma escola estadual será que nas escolas do municipio não há vaga? Todas estão com o quadro completo? O secretário amigo ou amigo secretário Marcos Leite assinou essa transferencia?
Jota? Deixa eu ver se eu entendi…os prejudicados por enquanto são as pessoas que fizeram somente aqueles concursos? E o concurso de turismóloga, diretora de escola e outros que beneficiaram diretamente os ex-secretários? Esses sim devem ser cancelados. Cancelaram um concurso com cargos que não se paga tanto e provavelmente não vai prejudicar os verdadeiros vilões desta história toda. Estou ansiosa aguardando o cancelamento dos concursos que diretamente encaixo esse povo na prefeitura. Que isso, tão tirando emprego de pessoas inocentes. Vamos esperar pra ver se a corda vai enforcar as pessoas certas. Grata pelo trabalho Jota.
Roberta, concordo plenamente seu comentário.
palhaçada
Caro Jota, admiro sua imparcialidade e também exerço a mesma, eu não sou advogado da administração corrupta do Prof. Waldemir e nem membro do atual governo, mas faço parte de um dos partidos que dá sustentação á atual administração. Só quero me manifestar sobre o boato que está correndo sobre os prazos que as Administrações, empresas especializadas em concursos e vestibulares em geral tem para guardar documentos, provas, etc: são na maioria máximo 6 meses. Nenhuma instituição guarda esse tipo de documento ad-eternum. Só a Receita Federal, que tem um resolução interna própria, que pede ao contribuinte de Imposto de Renda, guardar os documentos por 5 anos.
Infelizmente muita gente boa poderá sair prejudicada nessa palhaçada de concursos fraudulentos, organizado pela máfia do maldemir, rigoldi, carla ortega, entre outros. O que se pode esperar é que esses funcionários lesados tenham a oportunidade de se defender ou na justiça ou talvez até mostrar sua capacidade e inocência prestando outro concurso. Agora o que não se pode admitir de maneira alguma é ver a carla ortega e suas “afilhadas” como diretores de escola ( a própria carla ortega, Rosilene, Angélica), professores de EMEI ( cidinha alonso, roseli piveta, adriana sophie, entre outras) que agora são de EMEF aprovados nesse mesmo sistema de concursos (fraudulento)e além disso apresentarem diplomas falsos e ficarem na boa. Acho e tenho certeza que o governo Gaspar e Tiago estão de olho bem aberto com esse pessoal e logo logo elas terão surpresas.
Aí bando de inescrupulosos, essa marchinha de carnaval vai para voces:
AI, AI, AI, AI, TÁ CHEGANDO A HORA.
A CASA TA CAINDO MEU BEM E VOCES TERÃO QUE IR EMBORA. KKKKK.
Esperem só pra ver.
É, é dificil você saber que por causa de alguns idiotas, muitos podem perder o seu emprego, pois muitos que fizeram o concurso não tem nada a ver com esse esquema, passaram por mérito, e agora por causa de alguns estão na situação de poder perder o seu emprego ! Indignação alta, Tupã uma cidade em que é dificil confiar na palavra dos seus representantes.
Se tiver exoneração, será por conta de orgãos superiores… terão que entrar com recurso contra Deus porque não terá opção de entrar com recurso em nenhuma outra instância…
Acho que a casa caiu mesmo… e como devolver o salário destes 2 anos que já foi recebido e gasto? Como que faz isso hein???
Vou começar a estudar para o próximo concurso !
E aí jota vai falar pra gente quem é essa tal SG?? Trabalha em qual setor da prefeitura? temos que dar nomes aos bois. outra coisa ela está trabalhando na atual administração?? será outra serpente no ninho do Manoel Gaspar???
CUCA FRESCA, se vc acompanhasse desde o início as denúncias do Jota, saberia de quem se fala.
Procure dar uma volta na secretaria da Saúde .. quem sabe vc descobre
è”professor”com certeza vc seráo ex prefeito mais processado que já existiu em Tupã, até porque vc tbfoi o que mais fez MARACUTAIAS EM TUPÃ. Bom seria se todos os prejudiciados entrassem com indenização por dano moral contra esta empresa que realizou o concurso, assim como também contra o ‘professor’. Pessoal façam eledevolver as fazendas que comprou durante esses 08 anos. As terras que confrontam o imóvel doado pela prefeitura à futura usina que seria instalada emnosso município, foram compradas pelo professor. Vamos fazer concurso de professor para ficarmos ricos.
É brincadeira pessoal,uma profissão tão importante e digna não deveria ser usada por pessoas sem escrúpulos…