Veículo irregular de Bastos foi liberado duas vezes pelo Detran/Poupatempo

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Na segunda vez, a condutora foi detida pela PM, por embriagues e direção perigosa. Na primeira, havia se envolvido em acidente com vítimas. Ouça texto

Os serviços do Detran, em Bastos são disponibilizados pelo Poupatempo

Na busca por informações sobre a liberação de um veículo irregular, apreendido pela Polícia Militar de Bastos, em 23 de outubro de 2022, a reportagem descobriu que o mesmo carro esteve envolvido numa segunda ocorrência e, outra vez, houve apreensão e a liberação do automóvel.

Assim como da primeira vez, na segunda, o veículo foi liberado em uma semana, apesar de persistir a irregularidade – falta de licenciamento desde 2020, entre outras.

Pelo menos as multas foram lançadas no sistema: recusar se submeter a teste do etilômetro (bafômetro), conduzir veículo sem licenciamento, praticar direção perigosa, desobediência ordens de autoridade e conduzir veículo sem equipamento obrigatório.

A FUGA NOTURNA

Todas essas irregularidades foram praticadas na noite do dia 9 de fevereiro, em Iacri, a partir de um posto de combustíveis, localizado na rua Bandeirantes.

A ocorrência iniciada por volta das 22 horas só teve desfecho na madrugada seguinte, às 2h30.

Uma testemunha informou à Polícia Militar de que uma mulher havia comprado bebidas na conveniência e saído em direção à Rodovia SP-457 – Brigadeiro Eduardo Gomes, aparentando estar embriagada pelas manobras que praticava com o veículo.

A PM foi ao local dos fatos e os policiais constataram o referido veículo ziguezagueando. Imediatamente foi dado sinal de parada, acionado sinal luminoso e através de gestos os militares tentavam impedir a fuga da condutora, mas ela ignorou e seguiu para Bastos.

Foi preciso uma outra viatura intercepta-la na Avenida Dra. Zilda Arns Neumann com rua Mitsuaki Komoda.

Em seguida, a condutora saiu do veículo alterada, gritando, mas foi conduzida a Central de Polícia Judiciária de Tupã. A delegada Luciana do Nascimento Zanella, confirmou as irregularidades cometidas, e mais uma vez o veículo recolhido por falta de licenciamento.

“ORDEM OCULTA”

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Foi através da empresa Guincho Progresso – “Shigueru”, responsável pelo transporte do veículo até o pátio que descobrimos que cinco dias depois da apreensão, surgiu ordem para a segunda liberação do veículo. As taxas do guincho e estadia foram pagas.

A primeira liberação aconteceu quatro dias apenas da apreensão. No dia 27 de outubro de 2022, após um documento ser emitido pela Ciretran de Bastos. Leia mais: DENÚNCIA: veículo irregular apreendido é liberado de pátio

As multas aplicadas foram por falta de licenciamento e de equipamento obrigatório. Por isso, ainda após a segunda ocorrência, como as irregularidades persistiam, o pedido observava que o veículo deveria ser liberado, mas sem permissão de tráfego.

O veículo também apresentava restrição de venda por falta de transferência, solicitada pelo antigo dono que pediu bloqueio no Poupatempo.

Apesar do envolvimento direto de órgãos do sistema governamental, como o Poupatempo e a Ciretran, o flagrante de irregularidades demonstram existir pessoas determinando “ordem oculta”, para eventualmente proteger à condutora deste veículo apreendido e liberado dentro de um período de apenas 116 dias, entre 23 de outubro e 15 de fevereiro.

O comando da Polícia Militar foi procurado e ficou de se manifestar sobre o ocorrido. Os serviços do Detran de Bastos são executados através do Poupatempo. A direção dos órgãos devem satisfações.

A principal protagonista desses eventos ainda não foi contatada por não ter sido citada ou identificada.

O blog tenta primeiro entender a dinâmica das ocorrências e os seus desdobramentos nada republicanos. Todos os envolvidos ou citados têm espaço aberto para se manifestarem.

Leia também: Veículos da Prefeitura de Bastos eram usados para o tráfico de drogas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *