Zona Leste corre perigo: Prefeitura inspeciona tubulação Armco

Objetivo é prevenir abertura de cratera idêntica a da Praça 500 Anos e até evitar tragédia. Ouça texto

Parte da tubulação armco passa por essa área de estacionamento

Equipes da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura de Tupã (SP) estão realizando inspeção na tubulação Armco que passa sob área do Ginásio da Zona Leste, estacionamento do supermercado Varejão Gaspar e a passagem da Rua Marília.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (27) pelo prefeito Caio Aoqui (PSD), em entrevista ao jornalístico “Rotativa no Ar” da Rádio Nova Tupã.

De acordo com o Executivo, a inspeção se faz necessária considerando que a tubulação instalada no local, é da mesma época da que foi destruída após fortes chuvas na quinta-feira (23), com a formação de uma cratera de 50 metros de cumprimento por até 17 de profundidade, na Praça dos 500 Anos, na Vila Abarca.

Cratera em Tupã coloca em risco moradores da região

A vida útil dessa tubulação instalada nos anos 80 está no limite. Ainda que na região Leste não tenha o efeito do chorume, originado da decomposição de resíduos, o que ajuda corroer o tubo armco, como acontece na Vila Abarca, cujo aterro foi feito com lixo, é preciso se antecipar para evitar até mesmo uma tragédia.

A região Leste abriga 60 por cento da população tupãense e a área onde está instalada a tubulação que canaliza o braço direito do córrego Afonso XIII, é local de passagem de milhares de pessoas e veículos.

Como a cada dia que passa as precipitações pluviométricas estão cada vez mais concentradas de grandes volumes em curto espaço de tempo é necessário ter essa prevenção.

Antes da conclusão do sistema de micro e macrodrenagem da região e do acabamento do piscinão da Vila Marajoara, até o supermercado era alagado em período de grandes chuvas.

Uma das últimas aconteceu em 14 de março de 2019, a região ficou completamente alagada e a água invadiu o estabelecimento.

Essa situação vinha se repetindo desde 2014, quando as obras de macrodrenagem ficaram paralisadas por irregularidades.

Leia também: Temporal da madrugada voltou a provocar estragos em Tupã e cidades do Centro Oeste de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *