Festa do Amendoim: palestras e homenagens mostram a importância do amendoim em Tupã

Primeiro encontro atraiu mais de 500 produtores e reforçou liderança regional de Tupã.

amendoimMais de 500 produtores de amendoim e agricultores de várias regiões do Estado participaram das palestras na segunda-feira, no 1º Encontro dos Produtores de Amendoim de Tupã e região. As palestras voltadas ao cultivo do amendoim abordaram diversos temas e foram realizadas no recinto da 44º Exposição Agropecuária e Industrial de Tupã (Exapit).

Durante o encontro, acontecem também cursos de culinária, com pratos provenientes do amendoim. O secretário municipal de Agricultura, Alécio Morandi explica que o objetivo é aumentar o consumo e também beneficiar as empresas do produto na região. “Além disto, temos em exposição uma mini fazenda que visa incentivar entre outros, a preservação e mostrar os cultivos que existem na região”, afirma Alécio.

O presidente do encontro de amendoins, Romildo Contelli explica que já planta amendoins há mais de 30 anos e que o evento, vem para alavancar ainda mais o produto na região. “No domingo com o concurso do maior comedor de paçocas vamos reforçar a imagem e a força do produto na região, e salientar os benefícios do amendoim para a saúde”, disse Romildo.

O evento é uma parceria entre as Secretarias municipais de Agricultura e Turismo com o Sindicato Rural de Tupã. A realização do evento do Evento é feita pela Cooperativa Agrícola Mista da Alta Paulista, através de seu presidente Romildo Contelli, que também é presidente do 1º encontro.

Homenagem

Após a palestra, houve uma confraternização onde três produtores rurais foram homenageados. A primeira homenagem foi para o Doutor Ignácio José de Godoy. O professor Graduado em Agronomia pela Unesp e sua carreira é voltada para o melhoramento genético e tecnologia de produção de amendoim.

O segundo palestrante foi o Doutor Francisco Eduardo Bernal, formado em Engenharia Agronômica pela Esalq-Usp. O engenheiro recebeu no ano passado o prêmio Destaque produtor de Café do Ano pelo instituto Agronômico de Campinas.

O último homenageado foi o produtor de Amendoim Masahu Hayashi. Na homenagem o produtor foi representado por seu filho Roberval Hayashi. Filho de imigrantes japoneses, Masahu dedicou mais de 50 anos a lavoura de amendoim.

As palestras abordaram os temas: Linha de crédito – Banco do Brasil, Manejo e equilíbrio da fauna microbiana no solo e Programa Paulista de Interesse Social (PPAIS). Mais informações pelos telefones: 3491 1030 e 3491 3818.

Fonte: Folha do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *