A “Ideologia de Gênero” afirma que ninguém nasce homem ou mulher, mas deve construir sua própria identidade, isto é, o seu gênero, ao longo da vida. A proposta da vereadora Telma Tulim (PSDB) causou repulsa dentro da igreja e perplexidade na sociedade. Leia abaixo a íntegra da indicação. Em 2014, a parlamentar propôs o enterro de animais nos cemitérios do município.
INDICAÇÃO N° 374/2015
Indicamos, após satisfeitas as formalidades regimentais e ouvido o esclarecido Plenário, ao Prefeito Municipal da Estância Turística de Tupã, Sr. MANOEL FERREIRA DE SOUZA GASPAR, e ao Secretário Municipal da Educação, Dr. MARCOS ROBERTO LEITE, reiterando a Indicação de nº. 412/2014, a necessidade e conveniência de se proceder a realização de estudos, visando incluir na grade curricular das Escolas Municipais de Tupã/SP, a temática sobre a questão de gênero.
JUSTIFICATIVA:
A presente propositura visa incluir a temática da questão de gênero na rede municipal, com objetivo de se discutir o papel que a educação assume frente às questões de gênero, para além da perspectiva da inclusão igualitária de meninos e meninas.
Com o desenvolvimento da compreensão sobre as diferenças corporais sexuais a sociedade cria idéias e valores sobre o que significa ser homem ou mulher, feminino ou masculino, estas são as chamadas representações de gênero. Nesta perspectiva, a questão de gênero está ligada à forma como a sociedade cria os diferentes papéis sociais e comportamentos relacionados aos homens e às mulheres.
As relações de gênero criam padrões fixos do que é próprio para o feminino e para o masculino e reproduzem estas regras como um comportamento natural do ser humano criando condutas e modos únicos de se viver sua natureza sexual. Isto significa dizer que a questão de gênero têm uma ligação direta com a forma como estão organizadas na sociedade os valores, desejos e comportamentos acerca da sexualidade.
O debate sobre este tema tem se concentrado em diversos movimentos que levantam as variadas possibilidades de interpretação sobre como a sociedade conduz e impõe as relações de gênero, seja como um debate em torno da relação e distribuição de poder, ou como a questão da participação no mercado de trabalho e vida política, estes discursos são encontrados nos movimentos feminista e de masculinidades.
Nas escolas,atualmente, as relações de gênero ganham pouca relevância entre educadores e educadoras, assim como no conteúdo dos cursos de formação docente.
Mesmo num âmbito acadêmico, são pouco examinadas as di-mensões de gênero no diaadia escolar, talvez pela dificuldade em refletir não apenas sobre as desigualdades entre os sexos, mas também os significados de gênero inerentes a essas desigualdades e pouco contemplados pelas políticas públicas educacionais.
Por esta razão, apresentamos a presente propositura, para que se possa começar a discutir o assunto com nossas crianças da rede municipal de ensino, objetivando com isso que a sociedade ao reconhecer que a desigualdade de gênero existe, possa desconstruí-la, avançando no debate e combater toda forma de opressão e violência contra a mulher.
Assim sendo, diante dos motivos apresentados e dos benefícios que essa propositura irá proporcionar a toda população tupãense, esperamos que o Senhor Prefeito Municipal de Tupã, Manoel Ferreira de Souza Gaspar, e o Secretário Municipal da Educação, Dr. Marcos Leite, estude a viabilidade de acatar esta nossa propositura.
Sala das Sessões “Vereadora Cacilda do C. Lentini Elias”, em 05 de agosto de 2.015.
TELMA TULIM – VEREADORA
Leia também: