Se continuar nessa balada, o próximo prefeito de Tupã vai ter que engolir os secretários do atual prefeito Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB). Aracelis Gois Morales (cultura e Turismo), Carla Ortega Brandão (Educação), Adriano Rogério Rigoldi (Governo), Eliseu Borsari Neto (Meio Ambiente) e outros. Sem contar inúmeros outros que ocupam cargos de segundo escalão e, que também prestaram concurso público, nos últimos tempos.
Sem nenhuma celeuma a administração de Waldemir Gonçalves Lopes, tem cometido infrações graves sem qualquer tipo de remorso ou preocupação de camuflar a defesa dos interesses meramente pessoais. Aliás, ele mesmo costuma dizer numa tentativa de intimidar concorrentes partidários com a seguinte expressão: “se está comigo, tudo bem, caso contrário, a gente mata no ninho”!
Essa metodologia política administrativa tem sido levada à risca. Quem está com ele é protegido sob as asas tucanas. Quem não lê a sua cartilha chamada “Caminho Suave” é morto no próprio ninho tucano e jogado para fora da administração.
A situação chegou a tal ponto de promiscuidade que colocou em xeque até a possível credibilidade do concurso que a Câmara vai realizar. Mas, o presidente do Legislativo, Luis Carlos Sanches (PTB) garantiu à reportagem que o processo será limpo e com fiscalização rigorosa.
Já no concurso da Prefeitura de Tupã que teve inscrito cerca de 1.300 pessoas, a situação de eventual favorecimento foi tão explicita que mesmo antes da realização do processo, já se divulgava nos quatro cantos da cidade, os candidatos que seriam contemplados.
Eram tantos os nomes desde secretários, ocupantes de cargos do segundo e terceiro escalões que era impossível “levantar” todas as informações com precisão. Talvez este concurso tenha se tornado mais escandaloso ou chamado mais a atenção por conta de outros que aprovaram outras duas secretárias da atual administração.
O vereador Valdemar Manzano Moreno (PDT) chegou a discursar da tribuna da Câmara, alertando antes do concurso anterior, que a intenção seria a de efetivar a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góis Morales. A administração não ficou constrangida.
Leia abaixo a matéria postada no dia 13 de agosto.
Waldemir começa nomear secretárias “aprovadas” em concurso para garantir futuro emprego
Muitas pessoas teriam sido surpreendidas com publicação feita pelo prefeito de Tupã, Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) exonerando a secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Gois Morales e no mesmo ato, nomeando-a para ocupação do cargo de turismóloga.
Neste caso, a exoneração se faz necessária para ocupação de um cargo a qual a secretária foi “aprovada” em primeiro lugar. Fato este que teria sido questionado até junto ao Ministério Público de Tupã.
As duas secretárias já têm garantido os próximos empregos na administração pública por tempo indeterminado. Não estou questionando a capacidade das duas, ao contrário e, também é um “direito” que lhes assiste, mas, assim como mulheres públicas, deveriam ter dado oportunidade de igualdade aos demais participantes do famigerado concurso “público”.
Como nota-se, primeiro vem a nós e, depois para vocês. Com todo respeito por vocês, como diria o slogan do prefeito Waldemir; tudo foi no mínimo suspeito.
Com a exoneração, e ao assumir o cargo temporariamente por até 30 dias, Aracelis Góis Morales já garante a ocupação oficial do cargo que o “concurso público” lhe conferiu. Logo após, vencido este prazo, ela deverá ser renomeada para voltar à pasta da qual é titular.
É que concurso público tem prazo de validade (2 anos) após sua realização. Passado este prazo, se o prefeito entender que pode prorrogá-lo o faz, caso contrário, se neste ínterim seus aprovados não forem chamados para ocupar os respectivos postos, “caduca”.
Mas como demonstra, a administração é harmoniosa e séria, preocupada com o bem estar do seu público interno. Ninguém do grupo vai ser prejudicado por um esquecimento de convocação para ocupação dos seus postos.
Jota Neves, admiro a sua coragem pelos comentários que faz, muito oportunas, diretas e concisas. Mas gostaria de que elaborasse algum texto para criticar essa administração por esta obras que vem acontecendo aí. A cidade inteira tá em obras, muito bem, isso é positivo, mas a população já não aquenta mais todos os dias ficar desviando de ruas com transito impedido devido a realização de obras da tal macro drenagem, que está drenando muito dinheiro dos cofres publicos. Tem ruas que já fizeram buraco no mesmo lugar dezenas de vezes e não acaba nunca!! Isso tudo somado com o transito, que temos que todos os dias andar de 4 a 5 quarteirões a mais para desviar de ruas impedidas para ir ao trabalho, o população não aguenta mais!
Bem colocado Júlio, essa situação de “reformas de macro denagem”, o que seria para o bem da população é sim um caso de vergonha e desrespeito com todos nós, fora os buracos em cima de buracos e recapeamentos que já haviam sido feitos, ninguem está preocupado com a “vazão” do dinheiro público, os damos de montantes individuais como danos as nossas propriedades particulares, nossos veiculos e nossos gastos com gasolina, em uma cidade do porte de Tupã. Um dos muitos desrespeitos que ainda recebi uma “cartinha” da prefeitura, me agradecendo a paciência, pois para melhorar tem que piorar…agora mais essa? estou chocada com a falta de vergonha da atual administração e profundamente descepicionada com meu voto de confiança nessa prefeitura.
Concordo plenamente com o Júlio, afinal, aqui em Tupã tá 100% aquele ditado né? “O poder público serve para os interesses privados, e as empresas privadas servem para os interesses públicos”. Pouca vergonha o que esses políticos de Tupã estão fazendo, e pior, tudo está aparecendo e cade e lei pra averiguar isso aí????????????????
Como sempre digo….FORA WALDEMIR E SUA CORJA.
há muito tempo isso tem ocorrido na verdade, em 2008 houve um processo seletivo para enfermeiros, onde as duas coordenadoras na época de psf passaram com “glamour”, dentre elas, uma este ano, faltando 1 ano para sair, passou glamurosamente em 2 lugar de enfermeiro, clarooo… Todos já sabiam… É todos esperam mesmo que o da Câmara não seja mais uma palhaçada deles!!!! Para enfermeiro mesmo.. com 2 faculdades na cidade… entre UPA, SAMU, e este novo concurso estamos sempre ao redor dos mesmos….
Jota Neves esqueceu da Coordenadora dos PSFs Joselaine Pio Rocha…. eita é mesmo, agora ela será enfermeira passou num Concurso Público Estatutário da Prefeitura de Tupã e provavelmente a veremos no Abarca…. ela está em 2º lugar kkkk
Caro Sidvaldo, não esqueci não. A matéria a qual você comentou faz referência aos secretários (as) e não a coordenadores. Ela é citada em todas as demais matérias postadas aqui; pode verificar!
NA MINHA MODESTA OPINIÃO TUPA ESTA TENDO O PIOR PREFEITO DA HISTÓRIA