O CONSEG – Conselho de Segurança enviou nota à imprensa contendo uma resposta ao pronunciamento do vereador Luis Alves, que classificou o trabalho de volta do atendimento do 190 para Tupã de enganador.
Desagravo
O CONSEG e a Câmara Municipal de Tupã estão trabalhando, incansavelmente, visando trazer de volta para a cidade o Atendimento de Emergência da Polícia Militar – 190.
Entretanto, o vereador Luis Alves, na segunda feira (16/09/13), utilizando-se da Tribuna da Câmara Municipal afirmou publicamente que esse trabalho é uma mentira, uma enganação à população.
Dessa forma, o CONSEG necessita explicar a população tupãense sobre os trabalhos realizados.
O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança é composto por um grupo de pessoas da comunidade (que prestam esse serviço gratuitamente) e membros das Polícias Civil, Militar, Rodoviária, Ambiental e Bombeiros, reunindo-se uma vez por mês para discutir sobre Segurança Pública (sugestões, críticas, denúncias, etc).
Há aproximadamente 2 anos, o CONSEG começou a receber reclamações quanto ao Atendimento de Emergência 190, tendo em vista que tal serviço foi centralizado na cidade de Marília, dificultando a vida dos moradores de Tupã quando precisam da Polícia.
Juntamente com a vereadora Telma Tulim e a TV Câmara, uma comissão foi até a cidade de Marília para levar a reivindicação de retorno do serviço para a nossa cidade, quando o Comandante daquele Batalhão mostrou toda a estrutura e demonstrou como é o funcionamento, recebendo a solicitação de Tupã.
Nada mudou e as reclamações continuaram chegando ao CONSEG, tendo em vista as dificuldades encontradas pela população quando necessitam dos serviços policiais.
Sabendo das dificuldades que enfrentariam, pois essa centralização é uma decisão de governo, ou seja, uma decisão política, em 10/06/13 o CONSEG, através da sua presidente, Sonia Regina Tayano, ocupou a tribuna da Câmara Municipal, solicitando auxílio político dos vereadores, no sentido de ver a reivindicação atendida.
Naquela oportunidade o vereador Amauri Mortágua sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar Especial para reforçar os trabalhos do CONSEG e assim foi feito.
A Comissão foi instituída em 17/06/13 através do Projeto de Resolução 10/2013, com aprovação de todos os edis, Comissão esta composta pelos vereadores Telma Tulim, Josias Gomes do Nascimento (Mangolo) e Pedro Francisco Garcia (Tupãzinho).
Desde então, Câmara Municipal e CONSEG trabalham juntos, sendo realizadas várias reuniões com Associações de Bairros, a Ordem dos Advogados do Brasil e demais segmentos da sociedade, formulando documentos e reivindicações que foram entregues na Secretaria de Segurança Pública.
Além disso, iniciou-se uma coleta de assinaturas, sendo que quase 8 mil pessoas já aderiram e apoiaram o pedido de volta do Atendimento de Emergência 190 para Tupã. Vale ressaltar que o trabalho de coleta de assinaturas continua, na tentativa de mobilizar o maior número possível.
Ocorre que em 16/09/13, o vereador Luis Alves foi à tribuna da Câmara Municipal de Tupã e disse que todo esse trabalho não passa de um engodo, de uma mentira.
Sem qualquer pudor ou decoro, ofendeu a vereadora Telma Tulim, dizendo que ela é mentirosa e que está enganando a população.
Diante de tais fatos, o CONSEG se reuniu no último dia 24/09 e decidiu formular o presente Desagravo, para:
1 – Informar a população de Tupã que a iniciativa desse trabalho foi do CONSEG e que a Dr.ª Telma Tulim, cumprindo seu papel de parlamentar e cidadã, aderiu ao projeto e está trabalhando conosco nessa solicitação, realizando a intervenção política necessária junto aos órgãos superiores.
2 – Esclarecer ainda, que os componentes deste Conselho tem consciência das dificuldades em trazer de volta o serviço, mas que todos os envolvidos estão fazendo o possível – colhendo assinaturas, dando entrevistas às rádios, jornais e TVs da cidade e região, buscando apoio dos Clubes de Serviços e da Sociedade Civil organizada, tudo na tentativa de trazer mais segurança e tranqüilidade aos nossos munícipes.
3 – Repudiar as palavras do vereador Luis Alves, que foram extremamente ofensivas, atingindo diretamente os membros do CONSEG, tendo em vista que este Conselho está exercendo sua função principal, que é buscar melhorias para nossa cidade, principalmente no tocante à Segurança Pública.
Conselho Comunitário de Segurança de Tupã