A empresa teria demitido motoristas e reduzido horários descumprindo contrato com a Prefeitura, apesar do aumento na passagem em R$ 0,30.
A empresa Cooper Brasil que chegou a Tupã prometendo cumprir o edital de licitação e contrato firmado com a Prefeitura, de repente esqueceu toda a conversada com direito a palestrante que atua no Zorra Total. A piada pronta contada para 64 mil habitantes gerava desconfiança.
O próprio prefeito Manoel Gaspar (PMDB) parecia não acreditar. “Se a empresa cumprir tudo o que falou vai ser um transporte público de primeiro mundo, só visto na Europa”. Pelo jeito só mesmo na Europa será visto esse transporte público.
Em Tupã, após (2) dois meses, a Cooper Brasil pode deixar a cidade a qualquer momento. Motivo: um suposto descumprimento de promessas que teriam sido feitas para que a empresa assumisse o serviço. Então a licitação era de carta marcada? Quem intermediou a vinda dessa Cooperativa de transporte para Tupã?
De acordo com informações levantadas pelo blog, alguém, ninguém sabe quem, teria convencido a empresa se instalar em Tupã como suposta vencedora de uma licitação sob promessa de um suposto subsídio que a prefeitura arcaria para o transporte de idosos, estudantes e deficientes.
Como no mundo da política descompromissada com a legalidade tudo é possível, é possível que a Cooper Brasil, através de seus representantes tenha acreditado nessa possibilidade e aceitou o convite para se estabelecer em Tupã. Mas, uma eventual ação da empresa Guerino Seiscento poderia colocar tudo a perder e se houve essa indecorosa proposta, a idéia foi arquivada para o desespero da empresa.
Para fazer o pagamento dos funcionários neste mês teria enfrentado dificuldades financeiras. Talvez por isso, foi autorizada imediatamente a majoração no preço da passagem de R$ 2,30 para R$ 2,60. A prefeitura divulgou que isso estava previsto assim que a empresa fizesse toda sua adaptação, mas as novas decisões da empresa revelam situação oposta e o Ministério Público deve interceder.
DEMISSÃO
Nesta segunda-feira, informações extraoficiais davam conta que (7) sete motoristas teriam sido demitidos e apenas (8) oito permanecem. Também, a partir desta terça-feira (28) exatos (3) três meses do anunciou da chegada da Cooper o horário do serviço público vai ser reduzido à revelia da legislação.
A única confirmação que o blog teve foi em entrevista com usuários. Revoltados num ponto do Parque dos Universitários, mulheres que moram na zona leste aguardavam o coletivo passar. Atrasado em uma hora. Uma das passageiras aguardava há (3) três horas um dos ônibus da empresa. “A informação que temos é a de que (5) cinco motoristas foram demitidos e a partir desta terça-feira, a empresa vai reduzir o horário de atendimento”, disse uma usuária irritada com o descaso.
“A gente tem que protestar e fazer igual estão fazendo em São Paulo”, esbravejava.
SÓ 8 HORAS
A Cooper teria estabelecido por conta própria que a partir de agora o horário do transporte coletivo deverá ser das 6 às 9 horas da manhã; das 12 as 15 e das 17 às 19. Quando veio para “vencer” a licitação, a Cooper Brasil tinha uma proposta espetacular. A empresa Cooper Brasil de Guarulhos anunciou que o transporte público teria 15 veículos circulando pela cidade.
Prometeu ônibus passando de 20 em 20 minutos, inclusive trabalhando no período noturno. A Cooper Brasil informou que todos os ônibus seriam adaptados para atender pessoas portadoras de deficiência física, auditiva e visual e como determina a lei, o transporte gratuito para pessoas acima de 65 anos.
De acordo com o secretário de Administração à época, Dorival Jerônimo Coquemala (Governo), haveria a implantação do Bilhete Único. Pelo sistema, de hora em hora, o passageiro poderia utilizar quantos ônibus precisasse pagando uma só passagem. A frota a ser utilizada teria idade máxima de 10 anos.
Os ônibus ou micro-ônibus deveriam ser dotados de catraca e de validadores eletrônicos para leitura de cartões magnéticos. A manutenção dos “abrigos” nos pontos ficaria a cargo da empresa que poderia utilizá-los para exploração de publicidade.
Estudantes do ensino médio, fundamental e universitário teriam desconto de 50% da tarifa. A empresa disse que criaria sete (7) linhas regulares e duas especiais. Inclusive com linhas atendendo os distritos de Parnaso, Universo e Varpa. A fiscalização dos cumprimentos das normas seria de responsabilidade da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança.
A pasta, segundo informações também já teria feito várias notificações para a empresa por descumprir o contrato, mas ao que parece pouco adiantou e a proposta agora é fazer menos ainda até que a prefeitura ajeite um jeito de subsidiar a proposta encantadora que trouxe para Tupã essa Cooperativa de Transporte.