“AJUDA ZERADA”! Três meses depois da maior ocupação de leitos, Santa Casa ainda não recebeu ajuda de prefeituras

Os prefeitos de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Queiroz, Rinópolis e Tupã estiveram no Palácio do Bandeirantes no dia 02/06 e foi solicitada uma usina de oxigênio para atender a demanda Santa Casa. Um investimento de R$ 470. A usina de oxigênio para a UPA também não pode cair no esquecimento.

O prefeito Caio Aoqui (PSD) comemorou o fato de a Santa Casa ter zerado o número de pacientes internados na ala Covid – em leitos de UTI e na enfermaria.

A boa notícia foi compartilhada pela irmandade e o corpo clínico do hospital. E é motivo mesmo para comemorar, enquanto a nova variante Delta não nos incomoda.

Rondando pela região, de repente a variante pode surpreender e, portanto, nenhum governante pode deixar de investir na saúde de seu estado ou município.

Tupã por exemplo, sofreu até com a falta de espaço para enterrar seus mortos (262 só por coronavírus) desde o início da pandemia.

Aliás, ainda durante o governo de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB), o blog já cobrava a necessidade de um novo espaço para essa finalidade. Talvez tivesse sido o único legado importante que o ex-prefeito teria deixado ao município.

Outro exemplo a ser seguido por Caio com determinação é zerar as metas prometidas em reunião de um pool de municípios, estabelecidas em 29 de maio, envolvendo os prefeitos que compõem o CRIS – Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde.

É necessário prosseguir na reivindicação de uma nova usina de oxigênio para a Santa Casa para evitar que se repita o que aconteceu durante o auge de internações entre maio e junho, instalar uma usina de oxigênio na UPA – Unidade de Pronto Atendimento e efetivar o repasse de R$ 300 mil à Santa Casa.

OXIGÊNIO

O prefeito divulgou a informação pela manhã em suas redes sociais, mas para a imprensa o boletim só foi enviado no meio da tarde

Os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelas Prefeituras de Tupã e da microrregião são como o oxigênio que nos faz respirar aliviados, depois de uma intensa batalha pela vida de milhares de pessoas.

Os últimos 4 pacientes que estavam internados na Santa Casa (2 de Tupã na enfermaria e 2 da região na UTI) receberam alta, zerando a ocupação da ala Covid.

Ou seja, pela primeira vez nos últimos meses, Tupã não registra nenhum paciente internado por Covid. A taxa de ocupação dos 15 leitos de UTI, dos 20 leitos clínicos (enfermaria) e dos 5 leitos extras, portanto, está em 0%.

Ainda de acordo com os dados, Tupã completou 48 horas sem nenhum novo caso de óbito por Covid. O boletim também registrou mais 14 casos negativos e 4 novos casos positivos. Outros 20 suspeitos foram notificados e mais 7 pacientes venceram a doença e são considerados recuperados.

A prefeitura já realizou um total de 29.099 exames, com 20.056 resultados negativos. Já o número de casos confirmados chega a 8.992, sendo 8 ainda em período de transmissão. Desde o início da pandemia Tupã registrou 262 óbitos por Covid. Ainda segundo os dados, a cidade conta ainda com 51 casos suspeitos e até o momento, 8.722 já se recuperaram da doença em Tupã.

Leia também: PROMESSAS: 40 dias depois de reunião Santa Casa não recebeu nenhuma ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *