A Prefeitura de Tupã investiu R$ 8 milhões na compra de 60 veículos, mas nem os caminhões alugados estão sendo suficientes para coletar o lixo urbano.
Um caminhão usado pela Prefeitura de Tupã (SP) para transportar o lixo recolhido das residências e levá-lo até à área do Aterro Sanitário para o transbordo tem chamado a atenção da população.
– É um caminhão de lixo, ou um lixo de caminhão? questionou, um cidadão que fotografou o veículo em péssimo estado de conservação e capaz de colocar em risco a segurança do trânsito e dos trabalhadores.
Este mesmo caminhão, da época da administração de Carlos Messas foi flagrado por volta de meia noite desta sexta-feira (13) totalmente carregado de lixo, com um volume duas vezes maior que sua carroceria.
Em vídeo gravado verifica-se que é previsível ocorrer um acidente de trabalho.
– Eu estava passando e os garis me gritaram, pedindo ajuda e alertando para a situação que enfrentavam. Era quase madrugada, eles estavam ainda recolhendo o lixo nas ruas para em seguida ter que descarregá-lo manualmente.
Há informações extraoficiais de que a prefeitura estaria gastando por mês R$ 25 mil com aluguel de caminhões compactadores, quando prometeu comprar novos veículos com o financiamento de R$ 18 milhões. Como a página da Transparência apresentava instabilidade nesta manhã, o blog não conseguiu acessá-la para confirmar o dado.
Os veículos alugados estariam no Almoxarifado da Prefeitura aguardando reparos mecânicos e, enquanto isso, os coletores de lixo são obrigados a correr riscos de acidente de trabalho, se utilizando de um caminhão Ford, ano 1979, totalmente sucateado e sem nenhuma condição de trafegar no trânsito urbano.
Nesta manhã de sábado (14) outro caminhão do mesmo modelo e ano 1973, comprado na administração de Idenolphi Semeghini foi visto realizando o mesmo tipo de serviço na área central da cidade.
R$ 8 MILHÕES NA COMPRA DE 60 VEÍCULOS
Em 14 de agosto de 2020, às vésperas das eleições municipais, a Prefeitura de Tupã informou que iria fazer a maior renovação da frota de veículos da história da cidade.
– A substituição dos carros e máquinas utilizados por diferentes setores da administração municipal foi feita com parte dos recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA).
De acordo com a Secretaria de Administração, entre os veículos há vans, ambulâncias, carros adaptados, máquinas do tipo motoniveladora e escavadeira hidráulica, caminhões basculantes e carrocerias. No total 60 veículos foram adquiridos e um investimento de cerca de R$8 milhões.
“Os veículos serão utilizados pelas Secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente e Administração. E são um investimento para continuarmos prestando serviços com qualidade e eficiência para os tupãenses”, afirmou Everton Nakashima, secretário de Administração.
“Esse momento marca a história da Prefeitura de Tupã de forma muito positiva. E é um investimento determinante para a manutenção de serviços essenciais e até para a ampliação da capacidade dos atendimentos”, comentou à época o prefeito Caio Aoqui (PSD).
CÂMARA
Que a Câmara Municipal responsável por autorizar a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica fiscalize a Prefeitura, e solicite explicação que justifique o eventual aluguel de caminhões para a coleta de lixo, quando houve a aquisição de 60 veículos para a frota, mas que depois de dois anos, o lixo orgânico urbano é coletado por caminhões sucateados.
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