Claudemir Navarro Junior também é prestigiado por Gustavo Gaspar e Ribeirão.
O advogado Claudemir Navarro Junior pode ser anunciado como o novo secretário de Obras, nesta quinta-feira (31), em substituição a Danilo Aguillar Filho. O rapaz já exerceu o cargo de diretor administrativo da Secretaria da Educação e havia sido exonerado por determinação da Justiça, dentro daquele “pacote” de comissionados.
Navarro Junior retorna à administração de Manoel Gaspar (PMDB), por gozar de irrestrito prestigio do presidente do partido Gustavo Gaspar e de Antônio Alves de Sousa, Ribeirão (PP), responsáveis pelas indicações nas Secretarias da Educação e de Obras.
Já Danilo deixa a pasta para retornar ao Legislativo na próxima segunda-feira (4). Com o seu retorno, Reginaldo “Caveira” Lima (PP), voltará às funções de funcionário público municipal. Também nesta quarta-feira (30), Danilo deixou o PSB e vai se filiar ao PMDB para possivelmente disputar a reeleição.
Apesar de cogitado para ser um possível pré-candidato à sucessão de Gaspar, o próprio prefeito mostrou na quinta-feira passada, dia 23, que a preferência do grupo é pelo nome do presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Tupã, Wagner Fuin. “O momento pede alguém novo, sem vícios e meio ligado à legalidade, moralidade”, disse Gaspar, como se estivesse argumentando contra o próprio governo.
RELAÇÕES
O advogado Claudemir Navarro Junior que deve ser anunciado como secretário de Obras, chegou ao PMDB, através de suas relações com o lobista e ex-secretário de Finanças, Walter Bonaldo Filho (PMDB). Bonaldo, que também foi secretário na administração de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB), chegou em Tupã na “parceria” entre o município e o ex-deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). Antes, Bonaldo era filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Ele veio a Tupã por uma conveniência política e financeira: Bonaldo e Navarro Junior “derrubaram” Amauri Sérgio Mortagua do PMDB e se tornaram aliados do ex-prefeito Waldemir. Ele foi responsável por “garimpar” convênios junto ao PT, naqueles pacotes fechados – verba, “licitação” e empresas ligadas à pagamentos de propina.
Mas, a estadia no município durou até o desentendimento com o ex-secretário de Governo, Adriano Rogério Rigoldi (PSDB). Ribeirão comprou a briga, desferiu soco na cara do secretário Rigoldi e também abandonou o balcão de tocas.
Já para as eleições de 2012, Ribeirão “costurou” acordo com a sigla dirigida por Bonaldo para abrigar Gaspar. Foi por este partido que ele elegeu-se prefeito de Tupã pela terceira vez e, Bonaldo retornou para comandar as Finanças do município.
Nesta negociação, como contrapartida, Navarro Junior foi nomeado ao cargo de diretor administrativo da Educação. Há informações de que o advogado era quem comandava a pasta, enquanto Marcos Leite, apenas assinava como secretário. Daí o motivo pelo qual, Leite nunca estava por dentro da burocracia da Secretaria. “Eu sou técnico da área da educação”, dizia ele. Já Navarro Junior, “Juninho” como é conhecido, é polivalente -, “técnico” nas áreas jurídica, educação e, agora, também em obras.