Visitante encontra portão fechado
A forma encontrada para reduzir ação de criminosos gera reclamações de visitantes.
Além da ação de vândalos, os furtos inusitados de coberturas de túmulos fizeram com que a prefeitura tomasse uma decisão radical: fechar os portões de acesso aos Cemitérios da Saudade e São Pedro.
Todos os portões, com exceção do principal de cada campo-santo estão sendo trancados com cadeados.
– Nós recebemos a ordem do secretário de Obras, Valentim César Bigeschi para deixar apenas o portão principal para o acesso do público, explicou o coveiro Marcelo Luiz dos Santos.
O coveiro revelou que além da ação rotineira de vândalos, uma nova modalidade de furto tem sido registrada nos Cemitérios – toda estrutura de ferro e cobertura de jazigos.
Os funcionários que atuam no Cemitério da Saudade contaram que viram uma camionete estacionada e um pessoal mexendo numa dessas estruturas, mas acreditaram que estivesse sendo consertada ou substituída, mas na verdade, tratava-se de um crime.
Com os portões fechados, esse tipo de delito não vai mais acontecer, pelo menos o de uso de veículo para carregar as ferragens.
MONITORAMENTO
O secretário de Obras e Planejamento, Valentim Bigeschi revelou que a intenção é instalar câmeras de monitoramento nos Cemitérios para dificultar o vandalismo e os crimes contra o patrimônio.
– Mesmo com a instalação de câmeras de monitoramento existirão pontos cegos. O Cemitério da Saudade possui uma enorme área e evidentemente que um eventual monitoramento não cobrirá toda a extensão do local.
Por conta do fechamento dos portões laterais, sobretudo, no Cemitério da Saudade, os visitantes têm feito uma longa caminhada a partir do portão principal até a área ampliada. Além disso, muitos foram pegos de surpresa com a nova determinação e não entendiam o motivo de os portões permanecerem fechados durante o dia.
FINADOS
Já no dia 2 de novembro, Dia de Finados, todos os portões permanecerão abertos. A propósito, reformas e embelezamento de túmulos só serão permitidos até a próxima quinta-feira, dia 28.
Comerciantes e ambulantes que pretendem vender seus produtos na área externa dos Cemitérios devem procurar a prefeitura para solicitar o alvará de funcionamento o quanto antes. Os espaços são limitados.