Para o prefeito o Consórcio cris é uma caixa-preta.
O prefeito de Tupã, Manoel Gaspar (PMDB) admitiu a eventual caixa-preta no Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde (CRIS) no sábado (19) em rápida conversa telefônica com o blog (11h16). Também confirmou a intenção de retirar Tupã do órgão gestor da área da Saúde em Tupã, Herculândia, Arco-Íris, Bastos, Iacri, Queiroz e Rinópolis.
“Estou consultando o Jurídico e Vou fazer o possível e o impossível para isso acontecer. Você já viu alguma entidade que é preciso 100% dos votos para mudar alguma coisa?”, questionou Gaspar. Tupã é o município sede do Consórcio e o que movimenta cifras da ordem de R$ 1 milhão para manter 200 funcionários que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Programa Saúde da Família (PSF), Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS) e Farmácia Popular.
Para se desligar do Consórcio CRIS o prefeito terá que denunciar intenção por escrito, com prazo nunca inferior a 120 dias e pedir autorização para a Câmara, assim como o fez para integrar a Associação. Além disso, precisará encontrar um meio legal de assumir os funcionários que hoje são contratados pelo CRIS.
Manoel Gaspar já renunciou à presidência da entidade e o vice-presidente e prefeito de Rinópolis, Valentim Trevisan (PSDB) assumiu o cargo. O mandato é tampão. Em janeiro deve ser realizada nova eleição.
CAIXA PRETA
O que se conhece por caixa-preta é que se trata de um equipamento utilizado nos aviões, onde são gravados todos os dados do funcionamento e as conversas da tripulação durante os voos. A caixa-preta utilizada nos aviões tem cor laranja e faixas fluorescentes para terem melhor visibilidade em casos de busca por motivos de acidente.Caixa-preta é um conceito da Teoria dos Sistemas que designa um sistema fechado, com mecanismos de estrutura internos não abertos à observação. O termo pode também ser aplicado figurativamente às pessoas, por exemplo, um funcionário caixa-preta adquire o significado de egoísta, porque esconde informações ou conhecimento para depois os utilizar como trunfo na tentativa de distinguir-se do grupo de trabalho. Também designa outras situações cotidianas que não se apresentem muito claras ou envolvidas em algum mistério.
Fonte: www.significados.com.br
Leia também:
gaspar-renuncia-presidencia-do-cris-e-prefeito-de-rinopolis-assume-o-consorcio