Informar ocorrências através do 190 da PM e 193 do Corpo de Bombeiros é desgastante durante comunicação de fato.
Um incêndio que destruiu um veículo no centro de Tupã nesta semana reacendeu uma antiga polêmica: a transferência das centrais de emergência do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para Bauru.
De acordo com testemunhas que presenciaram o sinistro em um Ford Fiesta, ocupado por uma condutora e duas crianças, o socorro demorou mais de 15 minutos.
O incidente ocorreu na Avenida Tapuias, esquina com a Rua Potiguaras. A sede do Corpo de Bombeiros de Tupã está localizada na Rua Tapajós distante apenas pouco mais de 1.200 metros da ocorrência.
Enquanto testemunhas tentavam inutilmente apagar o fogo com extintores, outras pessoas ligavam no número de emergência da corporação – 193, mas a ligação caia em Bauru – distante 220 km de Tupã. O diálogo é desgastante.
A ineficiência do sistema implantado pelo governo de São Paulo impede que os bombeiros sejam eficazes no pronto atendimento à população.
Da mesma forma na comunicação de ocorrência para a PM, sediada ao lado dos Bombeiros.
Numa ocorrência como essa registrada na manhã de segunda-feira (18), a viatura demoraria apenas três minutos para chegar ao local, mas de acordo com populares, o atendimento demorou longos 15 minutos.
Por sorte ninguém se feriu, mas já há registro de morte, em caso de mal súbito e de atendimento demorado de acidente com vítima grave.
– Dois anos atrás, na virada de ano, um rapaz teve o braço arrancado em um acidente de moto na esquina da Bororós, liguei varias vezes para o resgate – sem respostas, tive que parar motoqueiros na Avenida Tamoios para irem até a base dos bombeiros pedir socorro. Estávamos há um quarteirão da base e ficamos quase meia hora até o socorro chegar, lamentou pelas redes sociais, Claudia Eugenia.
Considerando que são poucas as unidades do Corpo de Bombeiros pelas cidades da região de Marília, centralizar o telefone de emergência em Bauru é um atentado político contra a população.
Às vésperas de mais uma eleição para governo do estado é importante que o assunto retorne à pauta de prioridades da região para obrigar ao próximo governador a rever essa decisão tomada ainda no governo de Geraldo Alckmin.
DE MARÍLIA PARA BAURU
Em 2013, quando o governo do estado centralizou o atendimento em Marília, as reclamações já eram muitas, mas naquela época, o blog já apontava que os serviços seriam encaminhados para mais distante de Tupã – Bauru, como de fato aconteceu.
A princípio apenas o 190 da PM deixou de ser local e foi para a vizinha cidade e, em seguida, a central 193 do Corpo de Bombeiros também deixou a cidade. A mesma situação se repete por outras regiões administrativas do estado paulista.
Leia também: