Líder do prefeito volta a cobrar investigação contra a Santa Casa de Tupã (SP)

Tomógrafo viabilizado em 2020 estaria encaixotado e a população sem os exames.

Caio é pressionado pela Câmara a tomar uma decisão

O líder do prefeito Caio Aoqui (PSD) na Câmara municipal, vereador Marcos Gasparetto (PSD) voltou a criticar a Irmandade da Santa Casa e cobrou com veemência a necessidade de uma investigação para apurar o eventual descaso do hospital, no atendimento à população.

– A Santa Casa recebe verbas federais, estaduais, municipais e o atendimento à população segue sendo deficitário. A gente precisa investigar. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Akira Edamitsu, o “Shigueru” (PSD) viabilizou recursos junto ao governo do estado, com a deputada Carla Morando (PSDB) para adquirir um tomógrafo e até hoje o equipamento está encaixotado – sem ser instalado.

Durante seu discurso, o parlamentar lembrou que o prefeito e o secretário da Saúde, Miguel Ângelo de Marchi se reuniram com a direção do hospital, mas Gasparetto acha que só conversa não resolve mais. “É preciso investigar”, afirmou.

Já Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão” (PP) observou que “a população reclama que a saúde está ruim por que a Santa Casa não atende como deveria. Das duas uma, ou a prefeitura que ajuda o hospital exige atendimento de qualidade ou para de dar dinheiro e destina para atender à demanda de exames da população”.

Pela exposição dos vereadores, a decisão deve partir do prefeito Caio Aoqui. Uma de suas primeiras decisões, em 29 de maio de 2019, quando assumiu a prefeitura foi a de reabrir o Pronto Socorro da Santa Casa, através da destinação de mais recurso para o hospital.

IDEIA

A ideia de reabertura do Pronto Socorro foi levada à Irmandade pelo ex-prefeito Ricardo Raymundo (PV). O objetivo era desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) por conta da epidemia de dengue que assolava o município. Com sua cassação, a diretoria do hospital se reuniu com Caio Aoqui para colocá-la em pratica.

Apesar de todo o esforço do contribuinte tupãense em bancar as necessidades da Santa Casa, seja com seus impostos, ou através de campanhas abraçadas pela sociedade, a contrapartida não tem sido na mesma proporção.

FILA DO CROSS

Foi o blog que alertou no dia 3 de junho, que o tomógrafo da Santa Casa estava em manutenção e um casal vítima de acidente de trânsito não ia conseguir realizar exames.

De acordo com funcionários da unidade os pacientes que precisassem de uma tomografia computadorizada teriam que entrar na fila da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

Segundo uma testemunha, o médico de plantão disse que, a princípio, a vítima de acidente não necessitava de uma tomografia.

A tomografia computadorizada serve para auxiliar no diagnóstico por imagem de doenças e alterações em diversas partes do corpo.

Por meio desse exame, podem ser identificadas fraturas, tumores, AVC (acidente vascular cerebral), nódulos e outros males.

MORANDO

Em 22 de setembro de 2021, a página da deputada estadual Carla Morando divulgou um vídeo onde aparece o vereador “Shigueru” afirmando de que a parlamentar havia viabilizado uma emenda de R$ 200 mil, destinada para custeio da Santa Casa de Misericórdia.

– A demanda foi um pedido feito pelo presidente da Câmara dos vereadores. Tenho uma relação muito forte com a cidade e sempre estou disponível para atender as demandas. Em 2020, destinei R$ 200 mil para a saúde do município e intercedi, junto ao Governo do Estado, para a aquisição de um tomógrafo – equipamento de extrema importância no combate a Covid-19.

O presidente da Câmara que faz parte da Irmandade não se manifestou sobre as críticas de Gasparetto e Ribeirão contra a direção da Santa Casa.

One thought on “Líder do prefeito volta a cobrar investigação contra a Santa Casa de Tupã (SP)

  1. Me Desculpa mas o vereador Marcos Gasparetto invés de tentar ajudar a Santa Casa, resolveu atacar a entidade que já sofre com falta de recursos, sinto pena que a pessoa que era para resolver problemas, passou a criar problemas, se o vereador Marcos Gasparetto realmente quer ajudar o povo, ele poderia começar baixando os preços dos combustíveis em Tupã, já que ele é proprietário de um posto de combustível, e aí vereador, senta no rabo e quer falar mal dos outros, será que essa atitude não é para esconder algumas coisas irregulares que pesa sobre o senhor, tipo a construção de uma casa invadindo área de proteção do aeroporto, resolva primeiro seus erros, depois os dos outros.
    Não queira pagar de heroi não, pois o senhor não o é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *