As mudanças anunciadas nesta terça-feira (17) pelo prefeito Manoel Gaspar (PMDB) indicam que abriu espaço para o ex-secretário de Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) assumir a Secretaria de Finanças. Walter Bonaldo Filho (PMDB) assumiria uma pasta estratégica dentro de um governo. Atualmente a Secretaria é ocupada por Ruy Oshiro.
O nome do ex-secretário Walter Bonaldo Filho significa mais um retrocesso dentro da atual administração. Desprestigio político para Gaspar e um grande apelo para a oposição ratificar terreno político. Afinal, no passado, teria sido o próprio Gaspar que criticava a nomeação de Bonaldo. “Quem é ele e de onde ele veio?”, questionava.
Durante sua passagem por Tupã, o ex-secretário de Economia e Finanças, teria exercido mais a função de lobista do que de alguém ligado à administração pública. A suspeita foi confirmada pela ex-secretária de Infraestrutura, Jeane Rosin (PSDB).
Durante discussão com Valentim Bigeschi (Infraestrutura) teria reclamado de que foi vítima de suposto complô arquitetado por Bonaldo para favorecer empreiteiras. As empreiteiras seriam supostamente recomendadas pelo deputado federal Cândido Vaccarezza (PT). Entre as quais, algumas das que deixaram obras inacabadas e irregulares como a Leão e Leão.
Na mexida que deu Gaspar levou Dorival Jerônimo Coquemala da Administração para o Governo. A filha do prefeito, Maria Elisa Gaspar vai para a pasta da Administração com a função de comandar a Central de Compras do Gabinete (CCG). Além de comandar a Secretaria de Governo, Coquemala ficou também com o gerenciamento dos Recursos Humanos (RH).
LOBISTA
É a pessoa que cuida de certos ramos de negócio no Congresso, procurando aprovar leis que a beneficiem ou não aprovar leis que a prejudiquem. É quem exerce o lobby como profissão ou meio de vida.
Nos Estados Unidos é uma profissão regulamentada. No Brasil isso ainda é ilegal. Lobista é a pessoa que faz a intermediação e cuida dos interesses de uma empresa ou corporação junto às fontes financiadoras de uma obra, por exemplo.
Outro exemplo: governo vai fazer uma obra de R$ 25 milhões e existem cinco (5) empresas interessadas nesta verba; os lobistas delas irão fazer pressões, artimanhas e oferecer vantagens para ganhar a concorrência para uma determinada empresa executar aquela obra.
Leia também:
manoel-gaspar-deve-trazer-para-administracao-mais-um-ex-secretario-da-era-waldemir
Jeane+Rosin+acredita+que+houve+trama+na+contrata+de+empresas+para+obras+em+Tup