Polícia começa investigar início vulnerável da administração Gaspar

Indicado pela vereadora Telma na mira da Polícia

A Polícia esteve na prefeitura de Tupã depois de três dias da posse do prefeito Manoel Gaspar (PMDB). O objetivo foi investigar suspeita de ato de vandalismo contra o patrimônio público.

Programas de computadores de várias Secretarias foram apagados. Há um suspeito de ter praticado o ato: um dos eventuais indicados pela vereadora Telma Tulim (PSDB).

O suspeito ocupou cargo de confiança na administração Waldemir Gonçalves Lopes (PSDB) e teria permanecido no cargo a pedido da vereadora. Em troca ela votaria no vereador Antonio Alves de Sousa (PP) para presidente da Câmara.

Telma que sequer havia conseguido qualquer Departamento que atuasse na defesa da mulher, nem mesmo quando ocupou a liderança do ex-prefeito agora terá uma Diretoria com essa finalidade.

Aliás, teria viabilizado ao menos três cargos de diretores e um deles seria ocupado por alguém que já será investigado sob suspeita de ter praticado crime contra a administração pública.

Segundo consta, os danos provocados em programas teriam até deixado o Departamento de Recursos Humanos (RH) com dificuldades em fazer o pagamento dos funcionários.

O leque aberto de compromissos assumidos pelo prefeito eleito Manoel Gaspar poderá comprometer sua administração. Há entre os ocupantes de cargos de confiança pessoas que eram de confiança de Waldemir Gonçalves Lopes, seus secretários e boa parte dos vereadores que faziam parte de sua base de sustentação.

Entre eles: Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, Telma Tulim, Valdir de Oliveira Mendes, “Valdir Bagaço” (PSD), Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda” (PSDB), entre outros.

TERRENO MINADO

Waldemir Gonçalves Lopes deixou para Manoel Gaspar um terreno minado administrativamente. Ao longo de 8 (oito) anos, Waldemir exerceu uma das administrações mais devassas que Tupã já viu.

O município foi administrado por um bando que não mediu esforços para deixar bem claro sobre quem detinha o poder. Profissionais de carreira foram perseguidos, acusados e julgados sumariamente.

Acuados alguns desistiram da briga e outros foram à Justiça para provar suas inocências. Os cargos vagos ou surrupiados eram ocupados por integrantes do staf da administração que eram contemplados através de concursos públicos fraudulentos.

Entre os beneficiados (as) estão secretários e agentes políticos ligados ao PSDB: Aracelis Gois Morales Rigoldi, Carla Ortega Brandão, Adriano Rogério Rigoldi, Eliseu Borsari Neto, filho do vice-presidente do PSDB, parentes de vereadores, cunhado do prefeito, amante de outros integrantes do Executivo, primas, primos, irmãos e irmãs, entre outros ocupantes de segundo e terceiros escalões.

Como se nota, Waldemir fez em Tupã o que os Camarinhas sempre fizeram em Marília. Ao longo de mais de 30 (trinta) anos, outros políticos ocuparam o poder, mas sempre chegaram ao cargo de prefeito como coadjuvantes e sob o domínio direto ou indireto de José Abelardo Camarinha (PSB).

Quem desviou um milímetro do seu controle, era controlado pelos seus amigos e parceiros infiltrados dentro do poder que vazavam informações capazes de minarem seus adversários.

Nem o promotor aposentado José Salomão Aukar (1993/1996) escapou dessa trama. Administração corrupta na sua essência infiltra nos setores da administração seus integrantes.

Como uma teia de aranha, essas pessoas em postos estratégicos passam a minar seus adversários, seja obstaculizando ou comprometendo ações que permitem questionamentos de adversários. Colocam em xeque ações administrativas capazes de inviabilizarem projetos, programas, entre outros.

Gaspar precisa se cuidar contra esse veneno e usá-lo como o principal antídoto político para salvar sua administração que inicia um mandato vulnerável num terreno movediço. Isso é culpa do grande leque de acordos políticos para vencer uma eleição.

Essa eleição naturalmente seria fácil, como de fato foi. Waldemir nunca teve um candidato e ainda não o encontrou. Mesmo que fosse ele próprio, teria perdido a eleição. Aliás, ele quase perdeu para ele mesmo.

Carlos Messas (PTB) não teve apoio de nenhum partido político, não tinha recurso financeiro, não tinha equipe de trabalho, nem plano de governo e ficou a 2 (dois) mil votos de vencer a eleição contra Waldemir.

25 thoughts on “Polícia começa investigar início vulnerável da administração Gaspar

  1. Uma maneira de se inviabilizar uma investigação futura é a destruição de documentos registrados nos arquivos, como correções feitas em notas de empenhos, substituindo as que deram origem a fraude, a troca da Nota Fiscal ou suplementação aumentado ou diminuindo valores, apagar os programas, que mesmo assim podem ser recuperados pela Polícia. Mas uma coisa eles não podem destruir o que esta descrito no portal do Tribunal de Contas www4.tc.sp.gov.br O cidadão poderá acessar esse portal, ir a esquerda em portal do cidadão, escolher logo na pagina seguinte Pref. Municipal ou Câmara e logo na pagina seguinte escolher a cidade. Em seguida abres-se os anos de 2008 até 2012. Ali o cidadão poderá ver mês a mês e verificar o que é abusivo. Isso eles não vão mais poder alterar, bem como o cheque microfilmado que efetuou o pagamento do serviço.

  2. “…parentes de vereadores, cunhado do prefeito, amante de outros integrantes do Executivo, primas, primos, irmãos e irmãs, entre outros ocupantes de segundo e terceiros escalões.”
    Por enquanto não vejo diferença no que o atual prefeito vem fazendo.

  3. Pelo visto a administração do Gaspar já começou mal. Onde já se viu deixar um cara que trabalhou para a Dra. Lucilia e a Telma na direção do departamento de informática da prefeitura. Será que eles nunca ouviram falar em roubo de informação?

    Pelo que estou vendo, o Gaspar está preparando o terreno para Waldemir voltar daqui a 4 anos. Onde está a mudança no município de Tupã? Creio que errei no meu voto!

  4. No período entre a perda da eleição até a posse do Gaspar, muitas coisas foram apagadas, ocultadas e documentos foram queimados e sumido da Prefeitura. Vc acha Jota que ele vai deixar algum vestigio que possa incriminar ele?? Assim, tudo isso é natural de ter acontecido em se tratando de waldemir. Pelo Menos jota, ficamos felizes de que este cara caiu fora da prefeitura!!!!!!

  5. Realmente Jota, o inicio do mandato do sr. Manoel Gaspar, está deixando seus eleitores muito preocupados com o rumo que está tomando.Entre os que trabalharam em sua campanha reina o descontentamento, vendo que elementos do governo anterior são colocados em cargos de chefia, em detrimento daqueles que deram sua cara a tapas, para defender e trabalhar pela sua vitória. Secretários foram nomeados, que ostentaram em seus carros adesivos da candidata da oposição e que trabalharam para ela em suas repartições, de forma ameaçadora.Outros foram enfiados goela abaixo por imposição de pessoas que têm interesse economico no governo e assim por diante.Triste ver Ribeirão, colocando na Secretaria da Educação, como diretora de área, pessoas que nem concursadas são e que muito antes da posse do prefeito, já falava, em altos brados, em uma das lojas de Tupã, que seria nomeada para tal cargo.Ele conhece o trabalho dessa professora de dança ou foi só pelo seu gingado sensual.Será com indicações como essa que Tupã passará a ter uma educação de melhor qualidade?Será assim que se elevarão os índices do IDEB(índice de desenvolvimento da educação básica), que caíram assustadoramente, nos últimos anos? Por que após a indicação do prof.Marcos Leite, a Carla Ortega lavava a boca dizendo que havia colocado o secretário de educação?
    Já corre entre os funcionários que o Sr. Manoel manda na prefeitura mas quem manda nele é o Ribeirão.É preciso que ele acorde, tome pulso da situação para não ficar desacreditado perante o povo.Sabemos que o Waldemir deixou o paço municipal um caos, mas não é dessa forma que ele vai colocar ordem na casa.
    O Gaspar não precisava do Ribeirão para ganhar a eleição. O povo tem rejeição por ele, nós sabemos disso. Ele traz muitas coisas para Tupã, mas sabemos a que preço. O Gaspar é querido pelos tupãenses e ganharia a eleição de qualquer jeito. Cuidado sr Gaspar, pois amor pode se transformar em rejeição se o povo não sentir que quem dá as cartas é o prefeito eleito por ele.

  6. Sempre foi assim. Mas se queimaram Notas Fiscais, Substituíram tem as planilhas lançadas no TC e os cheques microfilmados que ficam nos Bancos.

  7. Concordo plenamente com a Maria Clara. Isto que está acontecendo só pode ser brincadeira.
    Colocar pessoas que vestiram a camisa do governo anterior, participaram de reuniões políticas, humilharam funcionários com a famosa e tradicional grosseria (diga-se marca registrada do governo waldemir), apoiaram ou pelo menos se omitiram totalmente ao ver as falcatruas e sujeiras feitas pela então secretaria carla ortega. Agora eu e muitos outros que vestimos a camisa do Gaspar, enfrentamos perseguições, calúnias e alguns até processos administrativos somos obrigados a engolir essas pessoas por causa dos mandos e desmandos do Ribeirão.Essa professora de dança que era da oposição, qual a sua capacidade para assumir tal cargo? E a outra professora, que aliás nunca deu aulas, só ficou encostada em algum cargo de comissão, vestiu a camisa do valdemir, participou de reuniões políticas, sem contar com a total falta de respeito com funcionários e o pior, sem competência e personalidade, agora foi jogada ou pendurada(diga-se cabide de emprego), pasmem meu povo, para ocupar cargo de vice diretora de escola. Senhor Manoel Gaspar, o senhor não precisa desse tipo de apoio político, pessoa que só vai sujar a imagem de seu governo, senhor sabe muito bem disso.Cade o nível da educação senhor Manoel Gaspar. É assim que o senhor quer melhorar a educação. E tem mais. Segundo boatos que circulam, pessoas que estavam apoiando a secretaria da Educação logo após as eleições, pessoas estas competentes, idôneas e influentes no governo federal, deixaram de dar o apoio por conta do Ribeirão que insistia em influenciar o Gaspar contra os mesmos.
    Como disse a Maria Clara, acho que já devemos nos preocupar realmente parece que quem manda na prefeitura é o gaspar, mas quem manda no gaspar é o ribeirão.
    Estou desapontado, desiludido e desacreditado.

  8. Repito o Manoel Gaspar não precisa desse cidadão ao seu lado para governar Tupã-SP. Esse cidadão domina a câmara há mais de quinze anos. Sei que o senhor Manoel Gaspar é uma pessoa de personalidade forte. Ele detém o Poder de dirigir os destinos de Tupã-SP. O que são 900 votos do Ribeirão. Aposto se ele se desvencilhar desse cidadão terá mais adeptos a seu favor. Mas caso de carta branca a ele, provavelmente não terá o meu voto e dos meus familiares no futuro. O senhor não precisa desse cidadão.

  9. Triste realidade, a atual administração tem se mostrado descaradamente continuidade da anterior, mesmos elos, até mesmas pessoas em cargos de confiança. Ontem, ainda pós campanha eram WALDEMIR carrascos, agorma Mané, o que houve este era o esquema de fato? A campanha da “candidata do mirão” foi natimorta para chegar onde chegamos, pena ela não ter se desligado da administração anterior e até dado lhes cobertura no caso da CPI das artes, senão ela é que iria dar uma lavada no mané e no mirão. E certamente teria sido o melhor para Tupã ao que estamos vendo. Pois este não parece o Mané que conheci e defendi!

  10. Como foi dito anteriormente(infelizmente), na parte de empregos de familiares e amigos não mudou nada!

    Só espero que ao menos c salvem os concursos públicos e entrem realmente quem c preparou para tal.

  11. Será que ja posso me arrepender do voto que dei ao Gaspar?? Deixar um inimigo no coração de uma administração seria burrice ou união ??

  12. Ribeirão já foi intitulado de mal necessário, já foi intitulado manipulador dos fantoches, foi acusado disso e daquilo, mas hoje não há como negar que é de fato o homem mais forte da politica de Tupã. Se elegeu vereador, Presidente da Câmara, articulou para colocar como vice seu sobrinho (ao qual, anteriormente, e também através de Ribeirão, conseguiu virar assessor de Vacareza pois entes era apenas o ex da Aracélis), Ribeirão articulou a campanha de Gaspar, hoje é responsável pelas maiores decisões na Prefeitura de Tupã. O povo não é tolo, quando votou em Gaspar sabia que Ribeirão seria o todo poderoso, sabia que articularia tudo, não doram apenas 900 votos, mas sim a aprovação de Gaspar teve o apoio de Ribeirão. Então, gostem ou não: Hoje Tupã é mais, é mais RIBEIRÃO.
    Estou apenas constatando um fato.

  13. Tupã precisa de RENOVAÇÃO politiva uregênte, fora de todos que de alguma forma tiveram ou tem ligações com este tal PSDB. Percebe-se que as mudanças de um é apenas de fachada, os nomes não auteram a essência tucana. Vamos renovar em nomes e idéias, a hora é agora.

  14. O poder, fruto e escravo da governabilidade, expressa a realidade da correlação de forças no momento, mas acima desta está a vontade popular, e ela nas urnas expressou que quer renovação.

    Não acredito que o Mané irá contra a vontade do povo!

    Prefeito limpe a Prefeitura. O povo está do seu lado!

    Queremos que os crimes praticados sejam desvendados, mostrados a população e denunciados ao MP. Temos certeza que as falcatruas ocorridas no Espaço das Artes não foram exceções. t

    Audite tudo! Não pague nada sem checar as contas!

  15. É de uma burrice tremenda deixar pessoas que exerciam cargos de confiança em uma nova gestão. O que acontece é isto que está citado acima pelo Jota Neves. E tem culpa também a vereadora Telma, que a seu pedido teve o investigado mantido no cargo. Manoel, ouça o clamor do povo e bote o bloco na rua e faça uma limpeza geral e uma devassa nas contas do Valdemir e sua turma, já que muitos deles hoje estão milionários sem ter nem sequer ganhado na loteria, muito pelo contrário, até compraram uma. Cadeia não é só para pobre não.

  16. Pior e ver várias pessoas residentes em outras cidades serem contratadas na prefeitura, sendo que nem aqui votaram… E tomando as vagas de nos tupaenses, que votamos e pagamos impostos…

  17. Olha vejo hoje administraçao do Sr. Manoel Gaspar muito decpicionado, pois ele entregou seu mandato ao Sr. Waldemir que tinha total apoio dele, ele fez limpeza geral , mas o sr Gaspar teve vitoria graças o pessoas descontentes com atual administraçao do Waldemir , mas vejo que o sr Gaspar nao igual ao sr Waldemir, mas vejoa tambem muito soldados anomimos que apoioaram que estao descontentes, pois vejam como o secretrario da educaçao uma pessoa muito boa so traz consigo todo pessoal da faccat se manifestou publicamente contra o sr Gaspar, sem contar antiga secretaria da educaçao diz que ela indicou o atual secretario, so esperamos que tenha do juridico atual administraçao que antiga secretaria educaçao nao venha nem assumir o seu cargo diretor escola que foi por ela mesmo conduzido a fraude
    Obs.so daqui quatro anos o sr Gaspar indique futuro prefeito a ganhe eleiçao mas pelo que vejo de varios eleitores descontes e complicado

  18. Eh horrivel ver o aprendiz de Maluf manipular prefeito e administrar como se fosse o dono do mundo,isto sem contar com vereadores que já se venderam para eleiçao da camara.O povo repudia totalmente o aprendiz,e ele recebe do sr prefeito todas as regalias.Pobre TUPA!!!!!
    Ainda resta esperança de um jovem vereador que foi eleito,quem sabe preparando uma nova liderança,e que seja vacinado contra corrupçao.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *