Categoria:

STF emite ofícios determinando prisão de 12 réus do mensalão

diogoalcantaranovoartigov20130209192724

Diogo Alcântara

Direto de Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, enviou à Polícia Federal na tarde desta sexta-feira os mandados de execução penal a 12 réus no processo do mensalão. A PF agora encaminhará os pedidos às Superintendências Regionais, responsáveis pela execução das prisões. Os nomes dos réus ainda não foi divulgado.

Dentre os condenados que cumprirão pena imediatamente estão o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, apontado como chefe da quadrilha no esquema que se tornou o maior escândalo político do governo Luiz Inácio Lula da Silva, e também o operador do mensalão, Marcos Valério de Souza, o ex-presidente do Partidos dos Trabalhadores (PT) José Genoino, e também o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares.

Os réus deverão se apresentar ao juiz responsável pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, que vai definir o local de cumprimento da pena de cada um.

De imediato, réus como José Dirceu, que cumprirá – pelo menos por enquanto – pena em regime semiaberto, ficarão no Centro de Detenções Provisórias do Distrito Federal. Quatro réus iniciarão o cumprimento já em regime fechado. São eles: Marcos Valério, Kátia Rabello, Cristiano Paz e Henrique Pizzolato. O Complexo Penitenciário da Papuda, no DF, já reservou celas individuais em duas unidades para eles. Posteriormente, os réus poderão solicitar transferências para unidades próximas de seus domicílios.

Entre ontem e hoje, o STF decretou o trânsito em julgado (quando não há mais possibilidade de recurso), pelo menos em parte, do processo de 16 réus. São eles: o empresário Marcos Valério, os ex-sócios dele Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o deputado federal José Genoino, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a dona do Banco Rural, Katia Rabello, o ex-vice do Banco Rural José Roberto Salgado, a ex-funcionária de Valério Simone Vasconcelos, o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-deputado Romeu Queiroz, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas, e o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Também integram os 16 réus três condenados que tiveram a sentença convertida em penas alternativas: o ex-secretário do PTB Emerson Palmieri, o sócio da corretora Bônus Banval Enivaldo Quadrado e o ex-deputado José Borba. Com o trânsito em julgado reconhecido, as penas podem começar a ser executadas.

Condenado a seis anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto mais multa de R$ 468 mil, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) José Genoino reagiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de expedir mandado de prisão contra ele. Em nota na sua página na internet, Genoino sedeclarou inocente e diz considerar-se “preso político”. Como recorreu, Genoino começará a cumprir pena de quatro anos e 8 meses em regime semiaberto. Caso o recurso não seja aceito, sua pena volta ao tempo original.

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Nome do Evento

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor