Tupã-SP: cidade de crimes “perfeitos”?

A imperfeição está no modus operandi da investigação. Assim, culpados viraram inocentes e vítimas se transformam em “réus”. Alguns mortos. Elas não podem se defender. Nem crime de serial killer foi desvendado. Um rastro de mortes, sangue e impunidade.

coringa_zps5c6be52b

Mas, os crimes não se ativeram apenas ao campo da lesão corporal grave e ou contra a vida. Onde há impunidade o maléfico se propaga pelas entranhas até das instituições públicas. Mistura-se público a privado e vice e versa e ninguém sabe mais distinguir o certo do errado, ou o errado do certo.

O certo é que, Tupã precisa de um choque de gestão e de moralidade. Limpar dos escritórios eventuais autoridades públicas que fingem defender o legal e moral e camuflam a ilegalidade, imoralidade e a criminalidade.

Da contravenção, descaminho, contrabando, pedofilia, enriquecimento ilícito, corrupção, abuso de autoridade e poder – a crimes contra os costumes e a vida de cidadãos, passando pela improbidade administrativa. O dinheiro é público mesmo.

O CIRCO

O circo chegou à cidade da região e armou a lona. Mas o buraco chamou a atenção. O palhaço empolgou. As artistas também. O olho penetra, a fuga e o tiro na cerca. Ninguém sabe a verdade. O artista morreu afogado em fuga.

Fugiu cercado. O produto do furto estava enterrado. “Ele se afogou e jogamos água para despertá-lo”. O flash fotográfico despertou o infrator.

A água era pública e na piscina tinha terra. O promotor afirmou ao repórter: “Ele pagou pelo serviço”. Manipularam documentos para dar caráter legal.

O “trapezista” saltou de “galho em galho” e caiu na própria armadilha. Um tiro pela culatra e mais uma morte. A fuga e mais duas mortes. Quem matou quem?

Quem morreu não fala. Quem falou não sabia. Quem sabia se calou. Crimes “perfeitos”? O corpo foi deixado na mala. A maleta foi carregada e o “cadáver” desapareceu. Quanto tinha e quem a levou? O crime “prescreveu” na aposentadoria. Houve instrução de cima. Quanto custou?

O RÁDIO

O dia amanheceu e encontraram a porta do casebre aberta e o rádio ligado. A música que entoava era do cantor Daniel. Na praça ele cantava o aniversário da cidade. Enquanto isso, testemunhas procuravam o senhor que como num passe de magia simplesmente desapareceu. Ele não foi encontrado. A horta ficou descuidada. O que ele sabia não importava. Era lixo mesmo.

Foi assim que aconteceu com um “andante”. Queimado feito lixo, no antigo calçadão da Rua Potiguaras. Outro morreu “atropelado” na vicinal Tupã/parnaso. O delegado investigou e não chegou à conclusão nenhuma?

Pelo esperma até “apertaram” um suspeito. Ele negou e “vazou” fora e tudo ficou por isso mesmo.

Um serial killer agiu à sombra da impunidade e atacava na calada da noite e na sombra da madrugada. Homofóbico como o pastor e deputado federal e agora presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Marco Feliciano (PSC). Causou pânico entre os homossexuais.

Pelo menos uns seis foram mortos com requintes de crueldade. Enforcado, esfaqueado, a tiros, a pedradas e pauladas. Foram violentados e desonrados. Outros sobreviveram, mas se calaram. Até a Polícia. Quem sobreviveu não verá possivelmente jamais os crimes desvendados e os culpados punidos. Até uma autoridade teria sido investigada.

Foi embora. O material apreendido era apropriado de forma indébita. Isso se chama peculato. O ex-delegado da Polícia Federal em Marília e agentes foram presos e condenados por este tipo de crime. Terão que devolver R$ 1,5 milhão. Aqui nada. Põe na loja de comércio popular.

A direção no combate ao crime não é essa. Habilita-se e tenha autocontrole. Faça “escola” e ganhe pelo selo local. A propina do selo. Tele transporte-se à mensagem da justiça e igualdade social. Esperteza também pode gerar insegurança e disseminar mais violência.

LOTERIA

Enriquecimento ilícito é a mais nova modalidade de crimes praticados por gestores públicos em Tupã. Fazendas, sítios, chácaras, lotérica, carros, tudo como num conto de fadas, no país da maravilha. Calcula-se R$ 40 milhões em desvios em licitações fraudadas, fracionadas, notas frias para dar caráter legal à ilegalidade. As fraudes em concursos também significam prejuízos aos cofres públicos e ao cidadão.

Cidadão que prestou concurso e foi enganado por um bando que se apropriou do direito de errar em benefício próprio. E os outros, são apenas os outros. O prejuízo ao erário. Obras inacabadas – prejuízo dobrado. Obra “acabada” sem nada. Tudo de faz de conta na cidade do crime “perfeito”.

Por muito menos a mulher, filhos e o próprio prefeito de Limeira foram parar na cadeia, algemados como criminosos comuns e que de fato são. Comuns quanto à gente que se sente lesado e enganado. Condenado a pagar por crime que não cometeu. Se não há crime perfeito, calcula-se então que a investigação em Tupã foi simplesmente imperfeita.

É preciso mudar o comando a mando superior. Como diria o poeta, “o que não muda está morto”. Assim estão as vítimas e a investigação. Natimorto. Qualquer semelhança não é mera coincidência, é a mais pura verdade. Viva a injustiça e viva a impunidade na cidade dos “crimes perfeitos”.

3 thoughts on “Tupã-SP: cidade de crimes “perfeitos”?

  1. jota, sua matéria foi perfeita para retratar aquilo que, nós tupaenses natos, sentimos diante de tantos fatos escabrosos, que abalaram a sociedade,trouxeram perguntas que estão até hoje sem repostas.Refiro-me aos casos dos dois homicidios, aqui citados( o do mendigo queimado e do atropelado na Tupã/Parnaso).Correu a boca pequena quem seriam os autores,mas…as investigações tomaram outro rumo. As lesões corporais e assassinatos de homossexuais, infelizmente tiveram o mesmo destino:o arquivamento por falta de provas e testemunhas que se omitiram ou foram ameaçadas.
    E a sociedade continuou com os olhos vendados e os ouvidos cerrados, sem respostas, sem nenhuma explicação, sem direito a saber A VERDADE.
    Parece que Tupã, ou melhor, as autoridades aqui constituídas,seja na área policial ou jurídiciária, ou não tem competencia, ou não tem comprometimento com a verdade e com a responsabilidade do cargo que ocupam.Ou será que forças ocultas são responsáveis pelo seu silencio e por sua boa vida, regada a vinhos importados e uisques doze anos.
    Quando se trata de crimes politicos, improbidade administrativa, como os praticados na administração anterior, então nem se fala.É impossivel enumerá-los.A sociedade e os eleitores estão aí exigindo respostas que não vem; nem do Paço Municipal, nem do Ministério Público, que sabemos, embora acionado, que é a regra, se mantém MUDO, como na gestão anterior.Apenas pequenas notas no Buxixo, do Diário que sabemos ser oposição ao prefeito atual, contam alguns deslizes , como o rombo do FUNDEF(39 milhões, uma ninharia, não é?)
    Dos concursos públicos, ninguem fala mais nada;nomeou-se uma comissão? quem são os membros?o que estão fazendo?Alguém está sendo responsabilizado?
    Enquanto isso, a ex-secretária da educação, está no seu cargo, conquistado através de um processo contra uma diretora, processo também fraudulento, amplamente divulgado, até na Câmara Municipal.
    A amiga da ex-secretária, comparsa e parceira no processo contra a infeliz diretora, foi agraciada com um cargo de diretora, obtido fraudulentamente e denunciado na época pelo então vereador, Waldemar Manzano, que lutava, muitas vezes sózinho, contra a corrupção que graçava solta na administração Waldemir, principalmente na Educação, com sua comparsa Carla Ortega.Foi mandada a denúncia ao MP.Com riqueza de detalhes.A RESPOSTA, O VEREADOR ESTÁ ESPERANDO ATÉ HOJE. O MP CONTINUA MUDO.
    O Tribunal de Contas Questionou os concursos fajutos e direcionados. Será que foi dada uma resposta? Não sabemos.
    Percebemos que governo Manoel Gaspar esconde a verdade do povo de Tupã, povo que o elegeu.
    Sabe-se que a Prefeitura foi encontrada num caos total, que contas da administração anterior estão sendo pagas para não se perder verbas, que FUNDEF, está com um rombo; e o MANÈ continua mudo, como todas as outras autoridades estiveram e estão até hoje.
    Diferente de Marília, onde o Camarinha joga as cartas na mesa, o Gaspar ENCOBRE O QUE O WALDEMIR DEIXOU.É por medo? Porque ética não pode ser já que ele Waldemir e sua corja não merecem isso.
    MAS O POVO QUER R E S P O S T A S.
    Enquanto isso a Secretaria do Marcos Leite, indicado pela Carla continua inchada de servidores, muitos sem qualificação nenhuma para a função que deveriam exercer com qualidade. Conta-se que faltam lugares para acomodar todos sentados.
    Muitos servidores, e material para as crianças, nenhum.
    Os servidores da Educação principalmente, estão desanimados e sabemos que professores desanimados geram alunos péssimos ou seja educação sem qualidade, ao contrário do que foi dito em campanha.
    Que tal nós tupaenses, a exemplo de Marilia, criarmos uma associação para cobrar transparência da administração pública? Lá funciona…e aqui? será que alguém teria coragem ou todo mundo tem telhado de vidro?

  2. Como já escrevi em ocasiões anteriores quem esperava por algum tipo de mudança no jeito de se lidar com as coisas pode ir tirando o cavalinho da chuva, nada vai acontecer, vai virar aquele já tradicional jogo de empurra,
    vou falar com fulano…vamos ver com siclano…ahhh esta faltando uma certidão, não houve prazo suficiente, faltou o carimbo, a xerox estava sem toner…e nadaaaaaaaaaaaaaa
    , o que existiu na verdade foi um discurso para se ganhar a eleição..agora governar é outra coisa, no palanque vale todo o tipo de conversa porque em se tratando de politica, pelo pouco que eu entendo vence quem mente mais. Todos os fatos ocorridos anteriormente serão transformados em coisas abstratas, idéias, ouviram falar, será, nossa será que é isso mesmo, vixi maria isso é verdade eééééééééééé….e por ai vai…, a estratégia é cansar, enrrolar, dar um tempo que todo mundo vai esquecer, isso é antigo, porem o que existe de concreto mesmo é que os contribuintes tupaenses já pagaram para apenas 17 pessoas sendo o prefeito, o vice e os 15 vereadores mais de 300 (trezentos mil reais) por estes 90 dias de novo mandato….Alguem pelo amor de Deus pode me dar uma explicação logica e racional para isso, para uma cidade que tem uma economia precaria como a de Tupã isso é um absurdo. Enquanto a tragicomedia da politica local continua poucos sorriem e muitos choram sem saber porque, é triste ver a inércia da chamada sociedade civil organizada, das entidades de classe que por sinal funcionam muito bem na hora de fazer churrasco, dos orgãos de defesa da cidadania…. não existe ação. Enfim Tupã esta no inicio de mais 4 anos que não vai prá lugar nenhum. Enquanto isso o tempo vai passando o povo pagando impostos e felizes da vida gritando em coro para os 4 cantos do mundo…”VIVA O TEATRO”.

  3. Que decepção ver que estas pessoas da administração anterior estão aí, livres, cheias de bens conseguidos através do emprego público. Eu esperava mais da justiça, como pode tantas coisas erradas serem feitas e estas pessoas estarem livres, algumas até trabalhando na atual administração. Waldemir decepcionou por muitos erros e roubos, e agora Gaspar decepciona ao se manter calado, o MP público então, um grande zero a esquerda. Resta esperar a justiça divina. Ao meu ver, as pessoas e órgãos públicos que deveriam investigar e punir o Maldemir e sua corja, devem estar todos comprados, só pode ser isso, porque em outras cidades alguns estão sendo presos e aqui, com tantos fatos ocorridos, e denúncias feitas, nada está sendo feito.
    WALDEMIR, RIGOLDI, ARACELIS, CARLA ORTEGA, WILIAM MANFRÉ, RIBEIRÃO, CESAR DONADELI, DIRETORAS DE ÁREA E DE ESCOLAS MUNICIPAIS, A MAIORIA DOS VEREADORES, DENTRE TANTOS OUTROS RATOS que a administração anterior criou serão sempre lembrados pelos tupaenses, pelos males que fez e que até hoje prejudica muitas famílias. Gozem bastante do que conquistaram ilicitamente, mas o terreno de vocês ao lado do capeta tá bem conquistado também e só aguardando a ida de vocês até lá. Não quero cruzar com algumas dessas pessoas que citei na rua porque minha vontade é de dar uma surra bem dada e acabar com essa cara de pau que eles tem. Mas não devo sujar minhas mãos com merda. A justiça ainda virá a cavalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *